Carteira de Trabalho Digital: o que é, como funciona e vantagens

Carteira de Trabalho Digital: o que é, como funciona e vantagens
ícone de calendario

Atualizado:
02/03/2022

ícone de calendario

Publicado:
02/03/2022

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


A carteira de trabalho digital segue a mesma tendência de outros documentos digitalizados. Ela foi criada com o intuito de modernizar as relações laborais, facilitando o acesso de empresas e profissionais aos seus registros de trabalho. 

Digitalização é a palavra do momento para descrever inúmeros processos cotidianos que encaramos no dia a dia. Desde a maneira como realizamos compras online até a forma como firmamos contratos estão se modernizando por meio de aplicações tecnológicas. A carteira de trabalho digital é mais um passo para a otimização desses serviços.

Mas, afinal, no que ela se difere da carteira física que já conhecemos? Quais as vantagens desse documento para as empresas e colaboradores? Acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre, além de um passo a passo completo para criar a sua carteira digital.

O que é carteira de trabalho digital? 

A CTPS Digital é um aplicativo lançado pelo Governo Federal que pode tanto substituir como servir de alternativa para a Carteira de Trabalho física. Ela é considerada um documento imprescindível para os trabalhadores que seguem as normas da CLT, regulamenta as relações trabalhistas tradicionais.

Regularizada pela Portaria 1.065/2019, a carteira de trabalho digital é hoje equiparada a uma CTPS física no âmbito do mercado formal de empregos. Porém, ainda não há regularização sobre o seu uso para fins de documentação de identificação civil.

Para baixar a carteira de trabalho digital, basta procurar pelo aplicativo oficial no Google Play (para celulares Android) ou na Apple Store (para dispositivos iOS).

Para que serve

A principal funcionalidade da CTPS Digital é a mesma da carteira física: registrar um histórico completo do profissional, a fim de garantir direitos constitucionais regidos pela CLT. Entre suas particularidades, a carteira digital engloba outras funções importantes para o processo laboral, e pode ser utilizada para garantir direitos como:

  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Seguro desemprego;
  • Aposentadoria;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-doença

Diferenças entre carteira de trabalho física e digital

A principal diferença entre a versão física e a CTPS Digital se dá pela praticidade. Agora, é possível acompanhar os registros profissionais de forma prática por meio de um aplicativo via celular ou desktop. O serviço engloba admissões e demissões por meio do sistema eSocial.

Outro ponto de mudança é em relação ao número de registro, que na carteira física é representado por um código de oito dígitos. Agora, com a versão digitalizada, é possível acessar as informações por meio do CPF – as informações atualizadas aparecem no sistema em até 48 horas após inseridas no eSocial.

Quem pode utilizar

A carteira digital de trabalho pode ser utilizada por todos os trabalhadores brasileiros que sejam regidos pela CLT, o que significa que se você ainda não a utiliza, basta realizar um cadastro simples no aplicativo ou via desktop. 

Mesmo cidadãos estrangeiros podem se beneficiar com a digitalização do serviço, desde que emancipados ou com cidadania registrada via CPF. A partir da implementação da CTPS Digital, a prioridade é que o formato online seja utilizado como documento prioritário para garantir serviços e direitos. 

Quais as vantagens da carteira de trabalho digital?

Os benefícios da Carteira de Trabalho e Previdência Social vão muito além da praticidade, e otimizam os processos de admissão tanto para empresas como para trabalhadores. Além de os dados serem atualizados em tempo real, é possível acompanhar reajustes de benefícios, férias e aposentadoria em um só lugar.

Lembra quando o RH solicitava seu documento para fazer as devidas alterações? Esse fluxo de trabalho agora é facilitado por meio da digitalização dos sistemas, garantindo mais rapidez e agilidade para os processos de admissão e rescisão dos trabalhadores. Além disso, é mais sustentável, já que economiza papel.

Outra vantagem para o profissional é que a atualização de dados é feita de forma rápida, e seu histórico pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha o aplicativo instalado. É fácil, prático e acessível.

Como criar uma carteira de trabalho digital?

Quer saber como fazer carteira de trabalho digital? O processo é bastante simples! A CTPS Digital está disponível para os sistemas iOS e Android e também pode ser acessada pelo desktop, por meio da plataforma oficial do Governo Federal. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site oficial e clique em “Iniciar”;
  • Faça seu login na conta do gov.br (caso não tenha, faça o cadastro previamente pelo mesmo portal);
  • Preencha os campos com as informações solicitadas;
  • Escolha a forma desejada de ativação da sua conta (SMS ou e-mail);
  • Verifique seu SMS ou e-mail para criar uma senha;
  • Ative sua conta no portal.

Agora que sua conta está criada, você pode optar por utilizá-la pelo desktop ou mesmo baixar o aplicativo para o celular. Nesse caso, atente-se para esses passos: 

  • Faça o download do aplicativo via Google Play (Android) ou App Store (iOS):
  • Clique em “Entrar” e digite seu CPF;
  • Insira a senha criada no momento do cadastro;
  • Confirme as informações solicitadas.

Assim que confirmados os dados, você já pode acessar sua CTPS Digital e consultar todas as informações que desejar em um só lugar. 

Conclusão

A carteira de trabalho digital foi criada com o objetivo de modernizar as relações laborais entre trabalhadores e contratantes, além de otimizar o acesso a dados de histórico profissional e direitos trabalhistas. 

Por fim, vale lembrar que a utilização da CTPS Digital é destinada apenas para profissionais regidos pela CLT. Ou seja, se você é um profissional autônomo, pessoa jurídica ou freelancer, deve se atentar para as regras específicas da categoria.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir outros conteúdos criados pelo Blog da CashMe e fique por dentro das principais informações envolvendo benefícios sociais, empreendedorismo e orçamento pessoal.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.