O que é a NR 12 e qual a sua importância?
A carteira de trabalho digital segue a mesma tendência de outros documentos digitalizados. Ela foi criada com o intuito de modernizar as relações laborais, facilitando o acesso de empresas e profissionais aos seus registros de trabalho.
Digitalização é a palavra do momento para descrever inúmeros processos cotidianos que encaramos no dia a dia. Desde a maneira como realizamos compras online até a forma como firmamos contratos estão se modernizando por meio de aplicações tecnológicas. A carteira de trabalho digital é mais um passo para a otimização desses serviços.
Mas, afinal, no que ela se difere da carteira física que já conhecemos? Quais as vantagens desse documento para as empresas e colaboradores? Acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre, além de um passo a passo completo para criar a sua carteira digital.
Índice
O que é carteira de trabalho digital?
A CTPS Digital é um aplicativo lançado pelo Governo Federal que pode tanto substituir como servir de alternativa para a Carteira de Trabalho física. Ela é considerada um documento imprescindível para os trabalhadores que seguem as normas da CLT, regulamenta as relações trabalhistas tradicionais.
Regularizada pela Portaria 1.065/2019, a carteira de trabalho digital é hoje equiparada a uma CTPS física no âmbito do mercado formal de empregos. Porém, ainda não há regularização sobre o seu uso para fins de documentação de identificação civil.
Para baixar a carteira de trabalho digital, basta procurar pelo aplicativo oficial no Google Play (para celulares Android) ou na Apple Store (para dispositivos iOS).
Para que serve
A principal funcionalidade da CTPS Digital é a mesma da carteira física: registrar um histórico completo do profissional, a fim de garantir direitos constitucionais regidos pela CLT. Entre suas particularidades, a carteira digital engloba outras funções importantes para o processo laboral, e pode ser utilizada para garantir direitos como:
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Seguro desemprego;
- Aposentadoria;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-doença.
Diferenças entre carteira de trabalho física e digital
A principal diferença entre a versão física e a CTPS Digital se dá pela praticidade. Agora, é possível acompanhar os registros profissionais de forma prática por meio de um aplicativo via celular ou desktop. O serviço engloba admissões e demissões por meio do sistema eSocial.
Outro ponto de mudança é em relação ao número de registro, que na carteira física é representado por um código de oito dígitos. Agora, com a versão digitalizada, é possível acessar as informações por meio do CPF – as informações atualizadas aparecem no sistema em até 48 horas após inseridas no eSocial.
Quem pode utilizar
A carteira digital de trabalho pode ser utilizada por todos os trabalhadores brasileiros que sejam regidos pela CLT, o que significa que se você ainda não a utiliza, basta realizar um cadastro simples no aplicativo ou via desktop.
Mesmo cidadãos estrangeiros podem se beneficiar com a digitalização do serviço, desde que emancipados ou com cidadania registrada via CPF. A partir da implementação da CTPS Digital, a prioridade é que o formato online seja utilizado como documento prioritário para garantir serviços e direitos.
Quais as vantagens da carteira de trabalho digital?
Os benefícios da Carteira de Trabalho e Previdência Social vão muito além da praticidade, e otimizam os processos de admissão tanto para empresas como para trabalhadores. Além de os dados serem atualizados em tempo real, é possível acompanhar reajustes de benefícios, férias e aposentadoria em um só lugar.
Lembra quando o RH solicitava seu documento para fazer as devidas alterações? Esse fluxo de trabalho agora é facilitado por meio da digitalização dos sistemas, garantindo mais rapidez e agilidade para os processos de admissão e rescisão dos trabalhadores. Além disso, é mais sustentável, já que economiza papel.
Outra vantagem para o profissional é que a atualização de dados é feita de forma rápida, e seu histórico pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha o aplicativo instalado. É fácil, prático e acessível.
Como criar uma carteira de trabalho digital?
Quer saber como fazer carteira de trabalho digital? O processo é bastante simples! A CTPS Digital está disponível para os sistemas iOS e Android e também pode ser acessada pelo desktop, por meio da plataforma oficial do Governo Federal. Confira o passo a passo:
- Acesse o site oficial e clique em “Iniciar”;
- Faça seu login na conta do gov.br (caso não tenha, faça o cadastro previamente pelo mesmo portal);
- Preencha os campos com as informações solicitadas;
- Escolha a forma desejada de ativação da sua conta (SMS ou e-mail);
- Verifique seu SMS ou e-mail para criar uma senha;
- Ative sua conta no portal.
Agora que sua conta está criada, você pode optar por utilizá-la pelo desktop ou mesmo baixar o aplicativo para o celular. Nesse caso, atente-se para esses passos:
- Faça o download do aplicativo via Google Play (Android) ou App Store (iOS):
- Clique em “Entrar” e digite seu CPF;
- Insira a senha criada no momento do cadastro;
- Confirme as informações solicitadas.
Assim que confirmados os dados, você já pode acessar sua CTPS Digital e consultar todas as informações que desejar em um só lugar.
Conclusão
A carteira de trabalho digital foi criada com o objetivo de modernizar as relações laborais entre trabalhadores e contratantes, além de otimizar o acesso a dados de histórico profissional e direitos trabalhistas.
Por fim, vale lembrar que a utilização da CTPS Digital é destinada apenas para profissionais regidos pela CLT. Ou seja, se você é um profissional autônomo, pessoa jurídica ou freelancer, deve se atentar para as regras específicas da categoria.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir outros conteúdos criados pelo Blog da CashMe e fique por dentro das principais informações envolvendo benefícios sociais, empreendedorismo e orçamento pessoal.
Escrito por Redação CashMe
Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.
Faça seu comentário!