Modelos de madeira de casas sobre uma mesa com uma pessoa tocando nelas

Como comprar imóvel de leilão? Conheça 8 dicas

27 fev 2024
5min de leitura

Os imóveis de leilão são uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir casas, apartamentos e terrenos com um preço mais vantajoso em relação ao mercado imobiliário comum. No entanto, para comprar imóveis em leilões, é preciso ter um olhar crítico e muito cuidado para fazer o melhor negócio possível, reduzindo os riscos comuns desse tipo de operação.

Para te ajudar a entender como comprar imóvel de leilão com mais segurança e com o menor risco, preparamos uma lista com as melhores dicas sobre esse tipo de negócio. Continue lendo e aprenda a negociar em leilões para não perder as boas oportunidades que eles podem oferecer!

1. Leia com muita atenção o edital

No edital do leilão, estão as informações mais importantes sobre o imóvel, qual o valor mínimo para venda, quem está vendendo, as responsabilidades por impostos e taxas, a conservação da propriedade e a data do leilão. Por isso, é fundamental fazer uma leitura atenta desse documento para verificar os dados da propriedade e se o imóvel está de acordo com o que você procura.

Além disso, sabendo o valor mínimo, por exemplo, você já pode ter uma ideia se aquele imóvel cabe no seu orçamento ou não, assim como consegue verificar se ele possui um bom estado de conservação e se atende às suas necessidades.

Leia também: Você sabe quando um imóvel vai para leilão?

2. Visite o imóvel antes de finalizar a compra

Antes de fechar o negócio, é essencial fazer uma visita ao imóvel presencialmente para verificar as condições. Se possível, conte com um técnico especializado em obras para te auxiliar na hora de avaliar a estrutura da propriedade.

Dessa forma, você evita surpresas e garante que o local realmente esteja nas condições ideais para você morar ou revender. Isso é importante, pois, como comprador, você não poderá devolver o imóvel posteriormente com a alegação de ter encontrado problemas não aparentes.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Dê preferência para imóveis desocupados

Ao adquirir imóveis que ainda estejam ocupados, você corre o risco de ter que lidar com um morador que se recusa a sair, sendo necessário entrar com uma ação judicial. Além da “dor de cabeça” com esse processo, ele ainda será um custo adicional em toda a operação.

Por conta disso, é melhor comprar propriedades que já estão desocupadas, evitando esse trabalho a mais e acelerando o processo da mudança para o novo ambiente. Se quiser descobrir qual é o prazo para desocupação de imóveis, é só conferir o nosso post aqui no blog com todas as informações sobre o assunto!

4. Determine um lance máximo de arrematação

Raramente um imóvel sairá pelo seu lance mínimo, principalmente se ele estiver em bom estado de conservação e a localização dele for valorizada. Nesses casos, é muito provável que existam vários interessados na propriedade e que o leilão tenha uma disputa mais acirrada.

E os leiloeiros sabem bem disso, por isso, vão tentar estimular essa disputa e fazer com que os lances aumentem cada vez mais. Dessa forma, é importante definir um lance máximo que você pode arrematar. Com isso, você preserva a sua saúde financeira e não entra em disputas que prejudicariam o seu patrimônio.

5. Faça uma consulta sobre a reputação da leiloeira

É importante conhecer a reputação da leiloeira que está realizando o leilão do imóvel que deseja adquirir. Com isso, você tem mais segurança e tranquilidade em dar os lances. Atualmente, muitos leilões são realizados nos próprios sites das leiloeiras e homologados pela justiça.

Consultando essa homologação e o registro da casa, você consegue conferir se a leiloeira possui uma boa reputação e é confiável para realizar essas operações

6. Tenha paciência na hora de se mudar

Em muitos leilões de imóveis, o processo para o novo dono ocupar o local adquirido pode ser demorado, principalmente quando a propriedade ainda não foi desocupada pelos antigos moradores.

Quando você ganha o leilão e finaliza a compra, recebe uma carta de arrematação que serve para pedir a desocupação do imóvel. Mesmo assim, em alguns casos, pode ser necessário entrar com uma ação judicial para os atuais moradores saírem da casa ou apartamento.

7. Conte com uma assessoria jurídica

Uma das melhores dicas ao participar de qualquer leilão é contar com uma assessoria jurídica, principalmente se for um leilão judicial. É importante contar com especialistas na área para levantar dívidas e outras obrigações do imóvel que não foram pagas pelo antigo dono.

Além disso, os assessores jurídicos o auxiliam em todo o processo de compra e de documentação do imóvel, garantindo mais segurança e praticidade para você.

8. Faça o registro do imóvel após arrematá-lo

Para garantir que a propriedade não seja arrematada em outros leilões — caso ele tenha penhoras — e esteja em seu nome, é necessário fazer o registro do imóvel. Com isso, a venda e a transferência para o seu nome ficam registradas nesse documento com validade jurídica.

Viu como comprar imóvel de leilão não é algo complicado? Desde que seja feito com os devidos cuidados, esse tipo de negócio é muito atrativo para os compradores, graças aos preços que podem ser até 50% do valor comum de mercado das propriedades.

Se você deseja entender melhor sobre o funcionamento de leilões e outros formatos de compra de imóveis, continue navegando no blog da CashMe! Temos conteúdos sobre home equity, empréstimos, financiamentos e mercado imobiliário que vão te ajudar a comprar seus novos bens com mais segurança e praticidade.

Aproveite para conferir o nosso post com dicas de como comprar um apartamento e descubra como conquistar o seu com muito mais facilidade!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade