Duas pessoas se cumprimentando, uma com um sorriso no rosto

Como quitar dívidas com bancos? Melhores opções de 2024

15 abr 2024
4min de leitura

Dívidas podem surgir por diversos fatores, como desemprego, inflação, desorganização financeira, falta de controle de gastos e mais. Independentemente de qual o motivo, é preciso negociá-las e quitar assim que possível.

Saiba que os bancos e outras instituições financeiras credoras estão interessadas em receber os valores, por isso, estão abertas a negociações. Diante disso, confira nossa lista abaixo com dicas valiosas para você quitar suas dívidas e manter sua saúde financeira.

1. Analise seu orçamento

Analisar seu orçamento é o primeiro passo. Existem diferentes opções de aplicativos e planilhas que podem te ajudar a anotar suas entradas e saídas financeiras. Visualizar a movimentação do seu dinheiro vai te ajudar a separar a quantia necessária para quitar todas as suas dívidas bancárias.

Aprenda como consultar dívidas e anote todas no seu controle financeiro. Para aumentar seus rendimentos e quitar suas pendências, você pode fazer renda extra, cortar custos e economizar por um período determinado.

2. Busque por negociações que você possa pagar

O próximo passo de como quitar dívidas com bancos é negociar com a instituição. Tenha em mente o valor máximo que você pode pagar e não ultrapasse o ultrapasse, seja para quitar à vista ou em parcelas.

Nesse momento, é comum a instituição oferecer uma proposta. Analise os detalhes e tire todas as suas dúvidas, como as condições de pagamento, o cálculo da dívida, a taxa de juros e mais. Você ainda pode fazer uma contraproposta, que pode ser aceita ou recusada pelo banco.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Consolidação de dívidas

A consolidação de dívidas permite que você solicite um empréstimo para pagar todas as outras dívidas menores. Dessa forma, você fica apenas com a parcela de crédito, facilitando o controle financeiro. Essa opção é vantajosa quando você tem dívidas com alta taxas de juros, além da possibilidade de aumentar o prazo para pagamento.

Assim, você consegue manter suas contas em dia, sem se preocupar em quitar todas as pendências separadamente. Uma dica para manter a sua saúde financeira é separar um valor menor de 30% da sua renda total à quitação de dívidas.

4. Procure por feirões de negociação

A instituição financeira é a principal interessada no pagamento das dívidas, por isso, estão abertas a negociações. Inclusive, fazem feirões para negociar pendências com condições especiais de pagamento. Além do feirão das instituições financeiras, os órgãos de proteção ao crédito e até o Governo possuem eventos com essa mesma finalidade, como o Mutirão Nacional da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

5. Refinanciamento de dívidas

O refinanciamento de dívidas, na prática, permite que você troque um contrato antigo para um novo com condições diferentes, como prazos, taxas de juros e valores. Ele pode ser feito no mesmo banco ou em outra instituição financeira, em um processo conhecido como portabilidade de dívidas.

No refinanciamento, você utiliza um bem como garantia de pagamento, resultando em melhores taxas de juros e valores mais acessíveis de parcelas. Entre as vantagens do refinanciamento, estão a menor burocracia, pois você já possui um relacionamento com a instituição financeira, além do crédito ser liberado mais rapidamente que uma nova contratação de empréstimo.

6. Portabilidade de dívida

A portabilidade de dívida é uma modalidade que ocorre quando você troca a dívida de uma instituição para outra. Antes de fazer essa troca, avalie se as taxas de juros, o prazo e o valor das parcelas cabem no seu orçamento.

Essa modalidade é, geralmente, utilizada para dívidas com valores altos, como financiamentos ou crédito rotativo, assim você pode trocar uma dívida cara por uma mais barata. A portabilidade de financiamento imobiliário, aliás, é uma das opções mais comuns.

7. Interveniente quitante

Se você tem um financiamento imobiliário, você pode optar pelo interveniente quitante. Apesar desta modalidade ser confundida com a portabilidade, na prática, são bem diferentes.

Por exemplo, no interveniente quitante, da CashMe, a sua dívida não é transferida, ela é quitada na instituição anterior e é feito um novo contrato de empréstimo de Home Equity, assim o imóvel ficará como garantia de pagamento do novo contrato, oferecendo taxa de juros mais baratas e um crédito que pode ser de até 60% do valor do imóvel.

Entenda, em detalhes, como funciona o interveniente quitante com Marina D’Aulísio, gerente comercial da CashMe, no vídeo abaixo:

O que acontece se você não pagar sua dívida bancária?

Muito se fala sobre como quitar dívidas com bancos, mas o que pode acontecer se essa pendência não for paga? Dívidas não negociadas e atrasadas podem acarretar diversos tipos de problemas, a começar pelo aumento do valor total da pendência, com o acréscimo de multas e taxas de juros.

Além disso, o nome da pessoa devedora pode entrar nos órgãos de proteção ao crédito e ser negativado, assim qualquer tipo de crédito que essa pessoa solicitar tem grandes chances de ser negado, desde novos empréstimos ou até mesmo um cartão de crédito. Em casos extremos, o não pagamento pode resultar em processos judiciais e penhora de bens.

Gostou do conteúdo? Aprenda mais sobre dívidas, educação financeira, empréstimos e outros assuntos relacionados no nosso blog. Aproveite para ler também: Como renegociar dívidas: confira 7 dicas certeiras. Até lá!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

2 pensamentos sobre “Como quitar dívidas com bancos? Melhores opções de 2024

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá, Alessandro! Como podemos te ajudar?
      A CashMe é uma fintech especialista em empréstimo com garantia de imóvel. É possível solicitar essa modalidade de crédito para quitar dívidas com juros altos com um empréstimo com juros mais baixos e com parcelas que cabem no seu bolso.

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade