Três pessoas sentadas em volta de uma mesa, onde duas delas estão se cumprimentando

Portabilidade de financiamento imobiliário vale a pena?

27 mar 2024
5min de leitura

Você fez um financiamento imobiliário e, depois de um tempo, acha que as taxas de juros e as parcelas estão muito altas. Sabia que possível fazer uma portabilidade do financiamento para outra instituição financeira com melhores condições de pagamento?

A portabilidade de financiamento imobiliário pode ser feita a qualquer momento, mas é preciso avaliar alguns critérios, como taxas e encargos, para saber se vale a pena. Se deseja saber mais sobre o assunto, confira abaixo!

O que é portabilidade de financiamento imobiliário?

A portabilidade de financiamento imobiliário ocorre quando se transfere a dívida de uma instituição financeira para outra. Dessa forma, você consegue negociar novas condições de pagamento, como melhores taxas de juros, novo prazo para quitação e escolher outro regime de amortização.

Para isso, é preciso pesquisar e avaliar as condições propostas pelas outras instituições financeiras, como os encargos, taxas e juros. Além disso, você terá que passar novamente pela análise de crédito na nova instituição. A portabilidade é uma das saídas, mas saiba que existem também outras estratégias para quitar financiamentos.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens da portabilidade de financiamento imobiliário:

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Vantagens

  • Redução da taxa de juros e consequentemente das parcelas do financiamento;
  • Utilizar o dinheiro que economizou para quitar outras dívidas, reformar a sua casa ou realizar outros investimentos;
  • Liberdade para pesquisar e escolher outra instituição financeira que ofereça melhores condições;
  • Para fazer a portabilidade de financiamento imobiliário, não é necessário ser correntista da instituição financeira.

Desvantagens

  • Pagar custas cartorárias para a alteração do contrato de alienação fiduciária;
  • A nova instituição pode solicitar uma reavaliação do imóvel com os valores atualizados. Isso pode ser prejudicial para a negociação;
  • Não encontrar outra instituição com taxa de juros vantajosa.

Portabilidade de financiamento imobiliário ou Renegociação?

Antes de solicitar a portabilidade de financiamento, tente renegociar a sua dívida com a instituição financeira atual. Geralmente, eles fazem uma contraproposta para que o cliente continue na instituição. Além disso, ao renegociar você evita novos processos burocráticos, como a análise de crédito, reavaliação do imóvel, alteração dos documentos cartorários e mais.

Confira também: Conheça todos os tipos de financiamentos imobiliários disponíveis

Passo a passo de como fazer portabilidade de financiamento imobiliário

Se você vê vantagens na portabilidade de financiamento imobiliário mesmo após a renegociação, veja como solicitá-la abaixo:

1. Certifique-se de que seus documentos estão atualizados

Comece atualizando seus documentos e também tenha uma cópia do contrato com o saldo devedor atualizado, assim como a data de vencimento da última operação. Para solicitar a portabilidade será necessário o número do contrato original, três datas referenciais para o cálculo do saldo devedor, índice de preço e a proposta de crédito.

2. Fazer simulações

Faça várias simulações de empréstimo e compare-as. É importante saber que a simulação, como o nome sugere, é uma estimativa, ou seja, após a apresentação dos documentos, os valores podem ser alterados.

3. Entrar em contato com o novo banco

Ao solicitar a portabilidade, a nova instituição financeira fará uma proposta conforme os documentos enviados.

4. Fazer a solicitação de portabilidade

Após decidir qual será a instituição financeira da portabilidade, é hora de informar para a instituição original que possui o seu contrato de financiamento e solicitar o pedido de portabilidade.

5. Analisar a contraproposta

Ao solicitar a portabilidade, a instituição anterior tem até cinco dias úteis para fazer uma contraproposta. Se você aceitá-la, a portabilidade será interrompida.

Você também pode se interessar: Refinanciamento de imóvel: aprenda tudo sobre essa possibilidade!

6. O novo contrato

Se você decidir dar sequência à portabilidade, a instituição original enviará as informações para a nova empresa, que assumirá os débitos do contrato.

7. Finalização

Se todos os processos saírem como o planejado, a instituição antiga terá dois dias úteis para enviar um documento para a nova instituição comprovando a portabilidade.

Quais são os custos para realizar a portabilidade?

As custas mais comuns para a portabilidade são:

  • Avaliação do imóvel;
  • Custas cartorárias para substituir a alienação fiduciária;
  • Taxa administrativa e manutenção;

A portabilidade pode ser cancelada?

Sim, caso se arrependa da solicitação, o pedido pode ser cancelado desde que o pagamento não tenha sido realizado de uma instituição para outra.

Leia também: Repasse de financiamento: o que é e como funciona?

A Instituição original pode negar a portabilidade?

Não, se o processo estiver dentro de todas as regras estipuladas pelo Banco Central, a instituição deve atender a solicitação do cliente.

Melhor linha para portabilidade de financiamento imobiliário

Uma das melhores linhas de crédito para realizar a portabilidade e quitar o financiamento imobiliário é o Home Equity. Conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, essa modalidade é vantajosa, pois não é atrelada a uma finalidade específica. Logo, além de quitar seu financiamento, você pode usar o saldo restante para reformas ou investimento no próprio negócio.

Ainda, o Home Equity da CashMe oferece crédito de até 60% do valor do imóvel, prazo para pagamento de até 240 meses e taxas de juros de até 12x mais barata que outras linhas de crédito. Além disso, existe também a modalidade de interveniente quitante. Saiba mais com Marina D’Aulísio, gerente comercial da CashMe:

Concluindo, a portabilidade de financiamento imobiliário é uma das alternativas para melhorar as condições de pagamento da sua dívida. Essa alteração pode ser vantajosa, mas é preciso pesquisar e comparar as simulações para saber qual vale a pena.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira outros artigos sobre finanças, taxas de juros e empréstimos. Confira também: Amortização de financiamento: entenda o que é e suas vantagens! Até lá!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

3 pensamentos sobre “Portabilidade de financiamento imobiliário vale a pena?

  1. Avatar
    ROSEMEIRE ALVES diz:

    Olá… preciso de uma orientação. Fiz um financiamento imobiliário com o Banco Inter em 2015, pela tabela PRICE atrelado ao IGPM…. não sabia o significado na época, fui mal orientada e me arrependo muito pois as parcelas sobem demais. Fiz em 15 anos e já paguei 7 anos. Não posso mais continuar nesse financiamento. Será que consigo a portabilidade com esse tipo de contrato?
    Aguardo. Obrigada.
    ROSEMEIRE

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Rosemeire! Tudo bem?
      Nossos especialistas responderão sua dúvida por e-mail.
      Muito obrigado pelo seu contato.

      • Avatar
        ROSEMEIRE ALVES diz:

        Olá
        Eu não cheguei a receber a resposta de vocês sobre a possibilidade da portabilidade. Ainda tenho interesse. Posso enviar a Planilha de Evolução Atualizada???
        Aguardo
        Obrigada
        Rosemeire Alves

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade