Uma pessoa digitando em uma calculadora sobre uma mesa com materiais de escritório

Consolidação de dívidas: entenda como recuperar o controle financeiro

6 fev 2024
3min de leitura

Quem já fez mais de um empréstimo sabe que, em alguns momentos, fica difícil administrar diferentes parcelas com taxas de juros distintas. Nesses casos, a consolidação de dívidas pode ser a solução para unificar todos os débitos e facilitar seu orçamento.

Para realizar esse procedimento, é preciso considerar as vantagens, desvantagens, quando vale a pena e mais. Entenda mais sobre o assunto e veja como quitar suas dívidas.

O que é a consolidação de dívidas?

Consolidar dívidas é unificar todas elas em apenas uma, tendo maior controle sobre a taxa de juros e prazos para pagamento. Na prática, esse processo ocorre quando é feito um empréstimo para quitar as dívidas anteriores, ficando apenas o valor do empréstimo a ser quitado. Se você não sabe como consultar as dívidas, aprenda como encontrá-las.

Esse procedimento possui vantagens e desvantagens, por isso, avalie aspectos como valores, prazos e taxas de juros das dívidas atuais. Com essas informações em mãos, compare com as parcelas e o Custo Efetivo Total (CET) do novo empréstimo.

Vantagens

A consolidação de dívidas apresenta algumas vantagens, como:

  • Taxa de juro menor: em alguns casos, a taxa de juros do novo empréstimo reduz o CET que será pago a longo prazo;
  • Melhor controle financeiro: com apenas uma dívida, você não precisa se preocupar com prazos e parcelas distintas, facilitando a organização de pagamento;
  • Possibilidade de aumentar o prazo de pagamento: algumas linhas de crédito oferecem um longo prazo para pagamento e isso pode reduzir o valor da parcela mensal, ou seja, você ainda pode pagar um valor menor do que todas as suas dívidas somadas.

Confira também: Refinanciamento de dívida: Vantagens de trocar uma dívida mais cara por uma mais barata

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Desvantagens

Antes de solicitar um empréstimo, analise as desvantagens para saber se vale a pena consolidar as pendências.

  • O empréstimo pode se tornar mais uma dívida: é preciso mudar os hábitos de consumo e manter um bom controle financeiro para que o empréstimo não se torne mais uma dívida;
  • Custo efetivo total pode aumentar: mesmo com a taxa de juros menor que as dívidas individuais, o prazo longo e parcelas baixas podem aumentar o CET;
  • Análise de crédito: a maioria das linhas de empréstimo passam por uma análise de crédito, que inclui o histórico financeiro, score, entre outros critérios. Por isso, há o risco do novo empréstimo ser recusado.

Você também pode se interessar: Empréstimo com garantia de imóvel para negativado: conheça!

Quando vale a pena consolidar todas as dívidas?

Esse procedimento vale a pena quando você tem dificuldades com o controle e o pagamento de várias dívidas, seja pelos prazos ou valores. Porém, como dissemos acima, é fundamental você avaliar e comparar as dívidas atuais com as condições do novo crédito.

Empréstimo para consolidação de dívidas

Entre tantas linhas de crédito disponíveis, como escolher a melhor opção para consolidar suas dívidas? O primeiro passo, como dissemos anteriormente, é organizar os débitos atuais. Depois, basta compará-los com as condições do novo empréstimo.

Veja como fazer uma simulação de crédito de forma rápida e gratuita, no vídeo abaixo:

Empréstimo com garantia de imóvel

Conhecida como Home Equity, essa modalidade é uma ótima saída para consolidar suas dívidas.

O empréstimo com garantia de imóvel oferece alto valor de crédito, que pode chegar até 60% do valor do bem, além de baixa taxa de juros e prazo de até 240 meses para pagamento. No Home Equity da CashMe, os processos são totalmente online, com agilidade e clareza para você consolidar suas dívidas e manter o controle financeiro. Além disso, você conta com atendimento humanizado de profissionais capacitados para te auxiliar.

Como vimos, o empréstimo com garantia de imóvel é uma opção que oferece diversos benefícios, mas gera algumas dúvidas quanto ao imóvel que ficará como garantia, por isso, entenda o que é o contrato de alienação fiduciária e como funciona. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade