Dia de São Francisco de Assis

Dia de São Francisco de Assis: Conheça a história do santo padroeiro

28 set 2021
5min de leitura

O Dia de São Francisco de Assis é celebrado no dia 4 de outubro, um dos mais populares e amado Santo da Igreja Católica. Um de seus maiores reconhecimentos é devido seu amor e carinho pelos animais, o que tornou religiosamente conhecido como padroeiro dos animais. Além de muito famoso no Brasil e na Itália por abrir mão de toda sua riqueza e se dedicar aos mais pobres e necessitados.

No Brasil e no mundo, há inúmeros devotos do padroeiro por conta de sua benevolência. Uma curiosidade: você sabia que o nome verdadeiro do Papa Francisco é Jorge Bergoglio? Ele escolheu ser chamado de Francisco por causa do santo. Isso demonstra a importância que o santo padroeiro tem na vida de muitas pessoas.

Neste Dia de São Francisco de Assis, este post visa homenagear e apresentar um pouco da história de vida do santo e suas benfeitorias. Acompanhe o texto a seguir para conhecer mais sobre ele.

A biografia de São Francisco de Assis

Nascido na cidade de Assis na Itália, em 1182. Foi um religioso italiano e fundador da Ordem dos Franciscanos. Vindo de família rica, uma vez que seu pai era vendedor de tecidos, de modo que sua vida na infância foi de alegria e diversão. 

Sua graduação ocorreu na escola Episcopal, local em que aprendeu a ler, escrever e, especialmente, contra. Naquele período, ter dinheiro e enriquecer era uma obsessão. Sendo assim, ajudava seu pai no comércio, mas sabia que viver atrás de um balcão como comerciante não era um trabalho que o atraia.

De acordo com a história, ser parte de uma família abastada fez com que Francisco frequentasse encontros musicais, festas, entre outras reuniões. Era conhecido pelos amigos como o “Rei da Juventude”, em razão de aproveitar ao máximo o que a vida tinha de melhor. 

Depois de certo tempo, Francisco se torna membro da nobreza e participa de algumas guerras. Durante uma dessas batalhas acaba sendo preso e confinado durante um ano. Ao sair ele ainda tentou voltar para a vida e os costumes que tinha antes, porém acabou contraindo malária e tuberculose, forçando-o a permanecer em repouso absoluto até se recuperar.

Conversão e a Ordem dos Franciscanos

Segundo os relatos históricos, durante o período recluso Francisco passou a ficar cada vez mais reflexivo e, após sua liberdade, teve alguns ímpetos de caridade. Isso fez com que ele doasse aos pobres os tecidos da empresa de sua família e vendesse alguns a preços muito baixos para obter dinheiro para doações e restauração de igrejas.

Por saber ler e escrever, Francisco deixou muitos relatores para a posteridade, por isso diversos históricos e teólogos conseguiram entender toda a sua trajetória de conversão. Em um dos testemunhos ele revela que o Senhor pediu para que ele começasse a fazer penitência.

Em 1208, Francisco faz votos de pobreza e passa a pregar sua doutrina, decidindo por assim viver segundo as escrituras sagradas e voltado apenas ao espírito. Sua fama foi se espalhando, os sermões cada vez mais frequentados e, tal como se tivesse Instagram, ganhando vários seguidores.

Ainda neste ano, solicita autorização do papa para fundar uma irmandade. E em 1219, é fundada a Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis, em que renuncia qualquer forma de propriedade.

A Ordem dos Franciscanos

Muitos anos antes de ter uma data para celebrar o Dia de São Francisco de Assis, é importante conhecer as três ordens religiosas criadas pelo padre. São elas:

  • Ordem dos Frades Menores (OFM);
  • Ordem das Damas Pobres ou Clarissas (OSC)
  • Ordem Franciscana Secular (OFS)

As três ordens adotam os ensinamentos e disciplinas espirituais. A principal regra de São Francisco de Assis e aprovada pelo papa, era de que não haveria posse de propriedades e implorar por comida enquanto pregar. 

A Ordem dos Frades Menores é regularmente chamada apenas de franciscanos. Os irmãos franciscanos são conhecidos de modo informal como frades ou minoritários. A regra dessa ordem é viver da obediência, da castidade e não possuir absolutamente nada, e somente dividir a pobreza.

Nos dias de hoje, ainda há milhares de devotos de São Francisco de Assis. E mais: várias pessoas se integraram ao movimento da Ordem Franciscana, visto que a missão é pregar o amor e a humildade e levar um pouco de conhecimento religioso ao restante da população.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Protetor dos animais

São Francisco de Assis é conhecido como padroeiro da ecologia. Não valorizava apenas a figura humana como obra divina, como também a natureza e os animais. Seu grande amor pelos animais, fazia com que ele os tratasse como seus irmãos. Seu carinho e respeito por eles fez com que ficasse conhecido como o protetor dos animais.

Diversas histórias são contadas quanto a relação do frade com animais, uma das mais famosas conta uma ocasião em que ele amansou um lobo selvagem com a frase: “Venha, irmão Lobo. Mando-te da parte de Cristo e que não faça mal algum a mim nem a ninguém”. 

Outra história conta sobre um bando de andorinhas que seguiam São Francisco de Assis incessantemente formando uma cruz. Por isso, diversas pessoas costumam fazer sua oração para proteção de seus animais de estimação.

O Dia de São Francisco de Assis no Brasil

Francisco faleceu em 03 de outubro de 1226, aos 44 anos, em virtude de suas doenças. Em uma das passagens históricas, pouco antes de morrer, ele estava na floresta, quando um arcanjo aparece para ele. 

Assim que a imagem desaparece, o frade nota marcas de sangue nos pés e nas mãos, como se pregos tivessem atravessado. É então que pede para seus discípulos o levarem até Assis, na Itália, para morrer. 

Dois anos após sua morte é canonizado pelo papa Gregório IX e tem sua igreja de São Francisco de Assis, na Itália, inaugurada em 1256, onde estão guardados os seus restos mortais.

Conclusão

De playboy da alta sociedade cercado por fama e fortuna, até a renúncia para uma vida de total pobreza. Assim é recontada a história de Francisco de Assis. Seu amor pela natureza e os animais é um pensamento que se pode ter para homenagear e refletir o Dia de São Francisco de Assis.

Conhece alguém que precisa conhecer a história do santo? Então compartilhe esse texto em suas redes sociais.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade