Dia do Designer Gráfico: Saiba mais sobre sua importância para as empresas

Dia do Designer Gráfico: Saiba mais sobre sua importância para as empresas
ícone de calendario

Atualizado:
18/10/2021

ícone de calendario

Publicado:
26/10/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia do Designer Gráfico é comemorado no dia 5 de novembro no Brasil. A criação desta data surge como uma forma de homenagear os profissionais que utilizam a técnica e a criatividade em produções visuais.

Atualmente, o designer gráfico é um profissional indispensável para quem quer realizar qualquer projeto que necessite de imagens atrativas. Campanhas publicitárias, capas de revistas, capas de livros, cartazes, outdoors e outros materiais digitais ou impressos não seriam tão interessantes se apenas palavras estivessem neles. Inclusive, até o nosso blog da CashMe tem um toque do designer para deixá-lo visualmente agradável para o leitor.

Por isso o trabalho do designer é tão importante. Diversas pessoas querem saber como fazer uma homenagem no Dia do Designer para este profissional, assim como aprender como iniciar na carreira, realizar a contratação para diversos serviços. Então, para saber mais, continue acompanhando o texto.

Como surgiu o Dia do Designer

A área de design está em amplo e constante crescimento devido às necessidades que o mercado exige. Sabendo da importância do profissional, em 1998, o presidente Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto reconhecendo que o dia 05 de novembro se tornaria o Dia do Designer Gráfico no Brasil. 

A data foi escolhida como uma forma de homenagear um dos principais nomes do design nacional, Aloísio Magalhães. Ele foi pioneiro na introdução do design moderno no Brasil e um dos principais pilares que contribuíram para a fundação da primeira instituição de design no país, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI).

Como obras, ele foi o responsável por criar a logo do IV Centenário do Rio de Janeiro, o primeiro símbolo da Rede Globo e um dos representantes na 1.ª Bienal Internacional de Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o responsável por desenvolver o layout gráfico de das cédulas do Banco Central.

Como aprender design gráfico

Se você está se perguntando como pode começar a aprender design gráfico, você veio ao lugar certo! Seja para fazer uma migração de carreira para uma profissão mais criativa ou adicionar outra habilidade ao seu currículo, independentemente do motivo, o importante é dar o primeiro passo. 

Assim como acontece com qualquer nova disciplina, há muitas coisas novas para aprender, mas familiarizar-se com o básico é o primeiro passo em sua jornada. Seja você iniciante ou com experiência avançada, há diversas formas de adquirir conhecimento e aperfeiçoar as técnicas.

Continue lendo para aprender mais sobre a base do design ao começar sua jornada para celebrar o Dia do Designer Gráfico. 

Aprendendo o básico

Para quem está começando e ainda não quer dar início a um curso de bacharel em design, pode começar a aprender o básico de forma gratuita ou gastando pouco. O caminho mais simples e gratuito é buscar por tutoriais gratuitos que ensinam como utilizar as plataformas de edição de imagens, como Photoshop, Canva, Figma, entre outros. 

O YouTube é uma das melhores plataformas para aprender sobre ferramentas e também noções de design para alguns trabalhos. Diversas pessoas ensinam como fazer uma logo, como fazer imagens para as redes socais, como fazer capas de livros, entre outros. Uma dica para quem está iniciando é estudar uma empresa e recriar novas comunicações visuais. Isso ajuda a treinar as habilidades técnicas e estimular a criatividade. 

O próximo passo

Está decidido a cumprir o dia a dia do designer gráfico? Então, é o momento de ampliar sua bagagem de conhecimento e se inscrever nos cursos de graduação em design. No Brasil, diversas instituições de ensino possuem uma grade curricular para quem deseja se candidatar. São elas:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • ESPM;
  • Universidade de Brasília;
  • Anhembi Morumbi;
  • PUC;
  • Belas Artes; 
  • Unicamp.

Já para quem procura instituições de ensino estrangeiras, as mais indicadas são:

  • Royal College of Art, Reino Unido;
  • University of the Arts London, Reino Unido;
  • Parsons School of Design at The New School, Estados Unidos;
  • Rhode Island School of Design (RISD), Estados Unidos;
  • Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos;
  • Politecnico di Milano, Itália;
  • Aalto University, Finlândia;
  • The Glasgow School of Art, Reino Unido;
  • School of the Art Institute of Chicago, Estados Unidos;
  • Pratt Institute, Estados Unidos.

Para aperfeiçoar as técnicas

Agora para quem já possui conhecimento técnico e precisa trazer novos ares para o trabalho ou aprender novas habilidades para tornar o perfil profissional mais atrativo, o ideal é fazer cursos de aprimoramento. 

Os cursos podem ser desde pós-graduação até livres. Algumas universidades mencionadas no tópico anterior possuem uma grade curricular para realizar um mestrado ou curso livre. Outras instituições possuem alguns cursos que podem ajudar quem precisa aperfeiçoar suas técnicas, seja de modo mais expansivo ou de menor escala. Sendo:

  • Udemy;
  • Alura;
  • EbacOnline;
  • Miami AD School;
  • Senac;
  • Coursera.

Esses lugares ajudam a ampliar a base de conhecimento para técnicas de design e uso de ferramentas importantes para o dia a dia do designer gráfico.

Qual a importância do designer gráfico para uma empresa

Todo e qualquer negócio que espera ser bem-sucedido precisa ter um designer gráfico no dia a dia. Sua criatividade ajuda a desenvolver uma identidade visual poderosa para seus clientes em potencial ou público-alvo. O que faz com que ajudem os clientes a se lembrar de seus produtos e sua marca. 

O melhor exemplo de uma identidade de marca forte é o logotipo de sua empresa . Seu logotipo é o principal elo que conecta sua empresa a clientes em potencial. É por isso que muitas empresas desejam um logotipo altamente criativo e poderoso.

Projetos gráficos de qualidade ajudam sua empresa a ganhar credibilidade . Essa credibilidade desempenha um papel importante, principalmente quando a concorrência em seu setor é intensa.

Para quem deseja saber quanto ganha um designer gráfico, de acordo com o site Guia da Carreira, a média salarial é de R$ 1700 a R$ 4300, porém os valores podem variar para menos ou mais, dependendo da localidade, piso salarial, nível de senioridade do profissional, entre outros. 

Onde encontrar profissionais 

Se você possui um negócio e precisa contratar um designer, é bastante fácil encontrar esses profissionais. Alguns sites facilitam a contratação, principalmente de funcionários freelancers, como o 99Freelas, Workana, Freelancer.com, entre outros.

Sites de divulgação de portfólio, ou seja, trabalhos realizados por esses profissionais também podem ajudar a encontrar o parceiro ideal para o projeto. O Behance é uma das maiores plataformas de divulgação de trabalhos e a principal utilizada por designers para apresentar seus projetos. 

Conclusão

O Dia do Designer Gráfico marca não apenas um momento para homenagear esse profissional, mas, também, reconhecer sua importância para o mercado de trabalho. Quem deseja começar na área poderá se matricular em cursos ou aprender, inicialmente, por conta própria. 

Essa área, assim como as demais, possuem um vasto campo de conhecimento pronto para ser explorado. Sem o trabalho de um designer gráfico, o mundo seria mais pálido, com pouca criatividade e menos cor.

Conhece algum designer que merece ser homenageado? Então, demonstre sua admiração por esse profissional, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.