Você sabia que 2 de julho é o dia do hospital?

Você sabia que 2 de julho é o dia do hospital?
ícone de calendario

Atualizado:
03/07/2021

ícone de calendario

Publicado:
03/07/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No Brasil, o Dia do Hospital é celebrado em 2 de julho, data que também marca a reinauguração do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, em 1945. Este é o primeiro hospital brasileiro, que também é considerado um dos maiores do país.

A data foi instituída em 1961 por meio do Decreto Nº 50.871, e é uma homenagem aos valiosos e inúmeros serviços que estas instituições prestam à população brasileira. No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre a origem dessa celebração e sobre o cenário hospitaleiro no Brasil hoje. Confira!

Origem da data

A Santa Casa de Misericórdia de Santos, hospital mais antigo do Brasil, começou a ser construída em 1542 e foi inaugurada em 1543 pelo fidalgo português e líder do povoado do porto de São Vicente, que se tornaria Vila de Santos, Braz Cubas junto com a população local.

No Campo da Misericórdia, que é a atual Praça Visconde de Mauá, o segundo prédio foi construído em 1665. Já o terceiro foi construído junto ao morro de São João Jerônimo, que atualmente é o Monte Serrat e inaugurado em 1836 por Dr. Cláudio Luiz da Costa.

Esse terceiro prédio foi parcialmente destruído devido a um deslizamento de terra que aconteceu em 1928. Após esse incidente, o hospital foi transferido para um novo local, mais seguro e moderno. 

O conjunto atual é o único remanescente da Santa Casa de Santos e foi inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas em 2 de julho de 1945. Na data também acontecem as festividades de Santa Isabel, que é a padroeira das Santas Casas no mundo inteiro. 

O hospital, que tinha capacidade para 1.400 leitos, era um dos mais bem equipados e maiores da época. A instituição, que nasceu nos tempos coloniais, tem sua trajetória muito ligada à da cidade de Santos. 

Hospitais ao longo da história

Desde os tempos mais remotos, as batalhas entre tribos e povos deixavam feridos, que precisavam ser tratados. Pinturas atribuídas aos anos 2.900 a.C. retratam locais de tratamento para os guerreiros que sofriam ferimentos.

Na Grécia Antiga há registros de templos ou clínicas que atendiam os cidadãos com ervas, purgantes, repouso, banhos térmicos e outros rituais para o tratamento de males e feridas. Também há registros de que os romanos ergueram locais para cuidar dos soldados feridos.

Na idade média, há a construção do Hôtel-Dieu na França, que era um local destinado a receber órgãos, pobres e peregrinos. 

Na atualidade, os hospitais e profissionais da saúde ganharam ainda mais importância e notoriedade devido à pandemia do coronavírus. Estas instituições estavam de portas abertas, muitas vezes enfrentando a falta de leitos e equipamentos de proteção individual, mas sempre dispostas a atender os enfermos, especialmente os que contraíram esse vírus.

Importância da celebração da data

Ter uma data para celebrar a importância dos hospitais para toda a sociedade é uma forma de agradecimento e reflexão sobre essas instituições. Além de cuidar dos enfermos, muitas ainda possuem centros de pesquisas científicas, nos quais médicos e pesquisadores se dedicam à busca para a cura de doenças e formas de aumentar o bem estar de todos.

Dados da Federação Brasileira de Hospitais apontam que existem mais de quatro mil hospitais no Brasil. Na homenagem, estão inclusos todos os profissionais da saúde: auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, biomédicos, radiologistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, pessoal administrativo, de limpeza e higiene, entre outros profissionais essenciais para a manutenção da sociedade, ainda mais em tempos de pandemia.

Outro ponto importante é a conscientização e a reflexão a respeito de formas de aprimorar cada vez mais o atendimento para que os hospitais possam atender de forma cada vez mais abrangente a todas as demandas da população.

Conclusão

O dia do hospital é comemorado em 2 de julho no Brasil devido à reinauguração, em 1945, da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Esta é a instituição de saúde mais antiga do Brasil, e foi construída em 1542.

Há registros de locais que cuidavam de guerreiros feridos desde os tempos mais remotos, e na atualidade é impossível pensar em uma sociedade sem hospitais. Na situação de pandemia do coronavírus, isso ficou ainda mais evidente.

Você já conhecia essa data? Deixe sua homenagem aos profissionais da saúde nos comentários!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *