Você sabia que em 1º de junho é comemorado o Dia do Leite?

Você sabia que em 1º de junho é comemorado o Dia do Leite?
ícone de calendario

Atualizado:
03/07/2021

ícone de calendario

Publicado:
03/07/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O leite é um alimento essencial para o ser humano desde seu nascimento. Em quantidades menores e por meio de derivados, ele permanece na dieta das pessoas até a velhice. Por isso, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) celebra o Dia Mundial do Leite desde 1º de junho de 2001.

A data tem como objetivo ressaltar a importância dos alimentos lácteos para uma alimentação equilibrada. Segundo a FAO, mais de 6 bilhões de pessoas consumem leite e outros produtos lácteos no mundo inteiro, sendo que a maioria vive em países em desenvolvimento.

A data já era comemorada em diversos países, principalmente na Europa. No Brasil, a data vem ganhando cada vez mais força devido à importância do leite para a economia. O país produziu quase 35 bilhões de litros em 2019, segundo dados da Embrapa Gado de Leite. Além disso, em 2020 foram consumidos 173 litros de leite e derivados por habitante per capita. Conheça um pouco mais sobre o leite no texto de hoje.

Os processos pelos quais o leite passa do campo até a mesa

O leite passa por toda uma cadeia produtiva para chegar até a mesa do consumidor:

  • Começa com o produtor rural, que cuida da saúde e bem estar dos animais;
  • Passa pela indústria de laticínios, que cuida do processamento e da segurança do produto; 
  • Também é necessária uma logística de distribuição eficiente para levar o produto às prateleiras dos supermercados;
  • Só então, ele chega à mesa dos consumidores.

A tecnologia é uma aliada da produção leiteira, aumentando a qualidade do produto, a agilidade no processo e a segurança dos animais. Além disso, ela ajuda a identificar fatores que alteram ou prejudicam os alimentos durante o processo até o consumidor.

A importância do leite para a saúde

O leite tem uma enorme importância para a alimentação humana e por isso, é um dos poucos alimentos que possuem uma data comemorativa. 

O alimento é rico em proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas. Também é considerado a principal fonte de cálcio para a nutrição. Esse mineral é responsável pela formação e resistência dos ossos ao longo da vida.

Esse alimento é rico em nutrientes e está muito presente no dia a dia dos brasileiros, contribuindo para mantê-los ativos e saudáveis. Tanto o leite quanto seus derivados podem ser incluídos em uma rotina alimentar saudável e existem opções desnatadas para quem precisa restringir o consumo de gorduras. Além disso, existem produtos zero lactose destinados a quem tem intolerância.

Consumo na infância 

O primeiro alimento humano é o leite materno, que contribui para a redução da mortalidade e dos riscos de alergia e diabetes. Sua composição nutricional traz muitos outros benefícios ao longo dos anos.

Por ser rico em cálcio, ajuda na formação dos ossos e dentes e no crescimento das crianças. Também é uma fonte de hidratação para a fase de brincadeiras e outras atividades que consomem a energia.

Na fase de introdução de novos alimentos, como frutas, legumes e vegetais, o leite também possui um papel muito importante. Além de ser rico nas vitaminas e minerais presentes nesses alimentos, ainda pode facilitar o consumo de frutas por meio de vitaminas.

Derivados e leites vegetais

O leite é a base de alimentos muito utilizados pelos brasileiros, como manteiga, iogurte e leite condensado. Os queijos brancos, amarelos, frescos ou maturados também têm esse item como base. O leite também é utilizado em molhos e muitos doces.

Esse alimento, tão presente na culinária ocidental, possui uma substância chamada lactose. Muitas pessoas sofrem alergias ou intolerância a ela e precisam recorrer a produtos livres dela, como os leites vegetais.

Esses leites possuem algumas diferenças em relação ao tipo comum. Eles são livres de lactose e da proteína do leite da vaca, que dificultam a digestão. Também são ricos em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino e no combate à prisão de ventre.

Conclusão

O leite e seus derivados são essenciais tanto para a economia quanto para a saúde dos brasileiros. Tanto o aleitamento materno quanto a bebida industrializada possuem nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das crianças.

Mesmo quem possui intolerância, alergia ou restrição à gordura do leite tem opções como leites vegetais ou produtos zero lactose para não deixar de utilizar os itens e aproveitar seus benefícios no dia a dia.

Que tal celebrar a importância desse alimento preparando uma refeição que tenha leite na receita ou preparando um alimento para as crianças e falando sobre sua importância?


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *