Dia do Médico Veterinário

Dia 9 de setembro é o Dia do Médico Veterinário

2 set 2021
5min de leitura

Celebrado em 9 de setembro, o Dia do Médico Veterinário homenageia uma das profissões mais nobres do nosso cotidiano. Os profissionais da área são responsáveis não só pelos cuidados de nossos animais domésticos, mas de inúmeras outras áreas – como manejo do gado, cirurgia clínica e proteção ambiental.

A medicina veterinária é considerada uma ciência completa assim como a que conhecemos no setor humano. O médico da área é responsável tanto pela prevenção, como estudos e tratamentos para evitar doenças e desajustes no meio ambiente.

Ficou curioso e quer aprender um pouco mais sobre a data e esse profissional tão respeitável? Acompanhe o texto a seguir e saiba tudo sobre o dia a dia do médico veterinário.

Por que dia 9 de setembro é o Dia do Veterinário?

Instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o Decreto nº 23.133, datado de 9 de setembro de 1933, regulamenta o trabalho do médico veterinário no Brasil. Por isso, a data é celebrada há muitos anos, e segue firme como uma das mais importantes para os profissionais da saúde.

O trabalho do médico veterinário evoluiu ao longo das décadas, e hoje é um dos mais requisitados pela sociedade. Com um aumento natural da adoção de animais de estimação, famílias do mundo inteiro passaram a se preocupar mais com a saúde dos bichinhos. Porém, não é só nesse campo que o profissional se destaca.

A data também contribui para uma homenagem ampla a todos os profissionais; a medicina veterinária engloba tanto o setor urbano como o rural. Além da parte de prevenção e tratamentos, o médico veterinário pode atuar com demandas sanitárias e pesquisas.

Anualmente, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, órgão que regulamenta a profissão, realiza congressos e palestras para celebrar a data, além de divulgar uma campanha anual realizada pela Associação Mundial de Veterinária (WVA)

O que faz o médico veterinário?

Mas afinal, quais são as principais funções do médico veterinário? Como dito anteriormente, o profissional da área possui um amplo escopo de trabalho, além de especialidades para cada tipo de demanda. 

Além de cuidar dos animais, propriamente ditos, algumas vertentes da medicina veterinária são responsáveis por estudar a inspeção de alimentos no campo, enquanto outras garantem a qualidade de alimentos, galpões de gado e até na pesquisa por busca de vacinas – tanto para animais como para humanos. 

Sabe o alimento que chega ao seu prato todos os dias? A medicina animal também trabalha para garantir maior controle sanitário! Por isso, é certo dizer que o médico veterinário é um profissional multidisciplinar e extremamente importante para a saúde como um todo. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Principais áreas de atuação do médico veterinário

Para conhecer um pouco mais a fundo sobre as diversas áreas de atuação do profissional de medicina veterinária, separamos algumas curiosidades sobre o setor. Portanto, se você está pensando em estudar ou mesmo trabalhar nesse ramo, saiba que é possível se especializar em diferentes frentes.

Clínicas veterinárias

Um dos setores mais comuns para o profissional atuar é por meio das clínicas veterinárias. O atendimento de animais de pequeno e grande porte são feitos para a realização de exames, tratamentos complexos e cuidados do dia a dia. É possível até mesmo que o profissional atue de forma autônoma, por meio do seu próprio consultório.

Produção animal e pecuária

No meio rural, uma das áreas de atuação mais conhecidas para o médico veterinário é o trabalho realizado para o controle da produção animal. Nesse ramo, entra em cena a inspeção de criações de gado, para garantir tanto a saúde do animal como uma produção sem sofrimento e de qualidade.

Produtos de saúde animal

Para além da atuação em saúde em si, o profissional de medicina veterinária pode ainda atuar em áreas de inspeção e controle de produtos. É nesse mercado que encontram-se os produtores de ração e itens para pets em geral, por meio de pesquisas e análises.

Setor de zoonoses

O setor de controle de doenças e pesticidas também é uma das áreas mais valorizadas pelo mercado da medicina veterinária. A produção de vacinas é de extrema importância para a manutenção e criação no ramo da pecuária. Além disso, o médico veterinário pode atuar nas áreas urbanas buscando a solução de transmissões de doenças animais.

Como é o mercado de trabalho para a medicina veterinária?

O mercado para o profissional não poderia estar mais aquecido, especialmente nas últimas décadas, com o aumento da adoção de bichinhos domésticos e também por conta da grande produção de bens de origem animal. 

Além de preservar a saúde pública, é papel do veterinário trabalhar de forma digna para garantir o controle de espécies e também maior longevidade dos bichanos. 

Com um escopo de atuação cada vez mais amplo, a concorrência entre profissionais se dá a cada dia, o que obriga que estes busquem especializações constantes para continuar oferecendo um bom serviço. Vale lembrar que depois de graduado, o formando deve se inscrever no Conselho Regional de Medicina Veterinária do seu estado.

Se você está pensando em seguir carreira na área, pode ser uma boa alternativa de curso ou especialização. A média salarial de um médico veterinário recém-formado é de aproximadamente R$ 3.938, podendo chegar até mesmo a R$ 8.947.

Principais faculdades de medicina veterinária no Brasil

Segundo o Ranking Universitário Folha, realizado pela última vez em 2019, as melhores faculdades de Medicina Veterinária oferecidas no Brasil são: 

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal de Viçosa (UFG);
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA);
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL),
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Conclusão

O médico veterinário é um dos profissionais mais importantes da nossa sociedade, e por isso o dia 9 de setembro se torna um marco especial para esse trabalhador. Seja por meio de homenagens, seja por meio de reconhecimento, fato é que a valorização da medicina veterinária é benéfica para toda a sociedade.

Gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre os principais feriados brasileiros? Confira os posts especiais do blog da CashMe e atualize seu calendário com as datas mais importantes.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade