Saiba por que o dia 01 de Maio é o dia do trabalhador

Saiba por que o dia 01 de Maio é o dia do trabalhador
ícone de calendario

Atualizado:
09/06/2021

ícone de calendario

Publicado:
22/04/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No dia 1º de maio é celebrado o Dia do Trabalhador em diferentes países do mundo em decorrência de manifestações ocorridas na cidade de Chicago nos Estados Unidos (EUA). No ano de 1886, operários foram às ruas reivindicar por uma redução de sua carga horária de trabalho, a qual atingia na época até 100 horas por semana.

Duramente reprimidos pelas autoridades, os manifestantes insistiram e a greve continuou nos dias seguintes. O que se sabe é que tal ação na época não apenas impactou a vida de centenas de trabalhadores americanos, mas também o comportamento das grandes organizações.

Se antes seus funcionários eram obrigados a trabalhar exaustivamente durante longas horas, sem receber um salário justo ou mesmo um horário de descanso equivalente, agora deveriam ter seus próprios direitos.  

Ao pensarmos nisso, produzimos este post para ajudar você a entender: qual é a origem do dia do trabalhador? E por que ele é comemorado no Brasil e em outros países do mundo. Leia o conteúdo até o final e confira!

Origem do dia do trabalhador 

O 1º de maio é uma data comemorativa internacional escolhida para oficializar um importante marco na vida operária, pois neste mesmo dia, no ano de 1886, inúmeros trabalhadores das cidades dos Estados Unidos foram às ruas reivindicar por uma redução em sua carga horária de trabalho.

Diferente dos dias de hoje, era muito comum que os trabalhadores, em especial os norte-americanos, ficassem em seus serviços até 100 horas por semana (o que equivale a aproximadamente 16 horas diárias de produção, se considerarmos os 6 dias ‘úteis’). 

Foi somente no dia 23 de abril de 1919, após anos de manifestações e lutas sindicais, que a redução de horas na jornada de trabalho se tornou efetiva. Com aprovação no Senado francês, agora o trabalhador deveria dedicar apenas 8 horas do seu dia à sua profissão. 

Com a mudança proposta pelo Senado, diversos outros direitos foram oficializados também, a fim de oferecer condições de trabalho mais dignas e justas ao trabalhador.  

Como é essa data no Brasil 

Diferentemente dos países europeus, no Brasil o dia do trabalhador foi reconhecido apenas anos depois, em 26 de setembro de 1924, por meio de um decreto (nº 4.859) assinado pelo até então atual presidente Artur da Silva Bernardes.

Como sabemos, foi somente no ano de 1943, com a criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), após o Decreto-Lei nº 5.452, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, que surgiram melhorias nas condições de trabalho oferecidas aos operários das grandes empresas e fábricas do país. 

Por influência desta época, ainda se realizam hoje algumas manifestações pelas principais centrais sindicais do Brasil, a fim de comunicar o aumento do salário mínimo

Comemoração de 1º de maio 

O dia do trabalhador é comemorado em diferentes países como forma de consolidar a conquista dos direitos trabalhistas. Como sabemos, as manifestações do dia 1º de maio não apenas influenciaram no comportamento de grandes líderes, mas de todo o mercado. 

No Brasil, todos os profissionais deveriam agora receber condições dignas de trabalho e ganhar obrigatoriamente um salário mínimo, além de férias remuneradas, maior segurança em seu ambiente de trabalho, previdência social, décimo terceiro, benefícios (como vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, etc) e mais.

Quando um funcionário está feliz e satisfeito com seu ambiente de trabalho, seu rendimento pode ser visivelmente notado por seus gestores e por toda sua equipe. Assim ele se sente muito mais motivado a realizar suas tarefas com eficiência e entregá-las antes do tempo estimado, o que pode favorecer de maneira positiva todos os processos envolvidos. 

Conclusão

O dia do trabalhador é uma data histórica de grande importância aos trabalhadores de todo o mundo. Ela não apenas representa um marco de ganhos e melhorias nas condições de vida dos profissionais das diferentes profissões, mas também a conquista de mudanças que influenciaram outras gerações. 

Hoje muitas empresas têm se esforçado para oferecer a seus funcionários um ambiente de trabalho muito mais saudável e que seja propício ao seu desenvolvimento profissional e também pessoal, priorizando, claro, seu bem-estar físico e mental. 

Então, se você é empresário é crucial investir sempre que possível em recursos que possibilitem a promoção de tais melhorias. Uma boa alternativa é contratar um empréstimo totalmente seguro e confiável. Se precisar, faça uma simulação de empréstimo e confira as melhores condições do mercado!

Compartilhe esse conteúdo com todos os seus amigos e não esqueça de deixar o seu comentário!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.