dia do vendedor

Dia do Vendedor: Saiba como homenagear o profissional no dia 01 de outubro

27 set 2021
6min de leitura

O Dia do Vendedor é comemorado em 01 de outubro, um profissional que possui habilidades de comunicação, técnicas de negociação e barganha que muitos especialistas gostariam de ter.

Os vendedores são profissionais de grande importância para qualquer empresa que venda produtos ou serviços. São funcionários indispensáveis para o funcionamento de qualquer negócio.

Atualmente, os vendedores são requisitados por diversas empresas, sendo fundamentais para a área comercial e uma ponte direta entre o cliente e a companhia. 

Continue lendo esse conteúdo e saiba como surgiu o Dia do Vendedor, como se tornar um profissional de sucesso e quais tecnologias o ajudam em sua rotina. Confira.

Como surgiu o Dia do Vendedor

Antes de contarmos como surgiu a data para comemorar a importância desse profissional, você sabia que a profissão de vendedor é uma das mais antigas do mundo? Esse profissional existe desde os tempos antigos, muito antes da invenção da moeda.

Não há registros oficiais sobre o período de vendas, mas o que entende-se da origem da profissão é que acontecia pela troca de produtos. Cada produtor ia às feiras e, por meio das trocas entre produtos, as atividades comerciais se iniciavam.

Por tratar-se de uma profissão antiga, se passaram muitos anos até que o dia do vendedor pudesse ser criado e oficializado no Brasil. 

Foi a partir do 1º Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio ocorrido na Argentina, entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro de 1937, que os países participantes do evento elegeram o dia 1º de outubro para celebrar  o Dia do Vendedor. 

Por que a profissão de vendedor está em alta?

Um vendedor possui habilidades capazes de discernir as necessidades dos clientes mesmo quando os próprios nem sequer saibam de que precisam de um produto ou solução. O trabalho do dia a dia dos vendedores é bastante complexo, afinal ele está na linha de frente para atendimento aos clientes.

Isso quer dizer que eles conhecem cada detalhe do produto ou serviço. Onde ficam os produtos no estoque e sua quantidade e, até mesmo, os clientes que mais compram e quem são seus concorrentes.

Durante algum tempo, essa profissão foi estigmatizada e inferiorizada diante de um cenário social. Porém, atualmente isso vem mudando, especialmente pelas novas técnicas de vendas que estão sendo incluídas em treinamentos para novos vendedores e formas de encantar um cliente.

Atualmente, a profissão está em alta. De acordo com o Google Trends, ferramenta utilizada para acompanhar a evolução de buscas na internet de um determinado tema, a busca por vagas de vendedor começa a aumentar muito a partir do segundo semestre. Assim como a abertura de vagas no mercado para contratar profissionais para suas lojas.

Para aqueles que seguem ou desejam seguir a carreira, sabem que ela pode ser gratificante e desafiadora. Para ser um vendedor de sucesso é necessário habilidades de detetive, trabalho em equipe, empatia, compreensão, coragem e determinação. Por isso é importante comemorar e homenagear o Dia do Vendedor. 

Há diversas técnicas, cursos e livros que indicam como se tornar um melhor vendedor e realizar mais vendas com qualidade. Veja quais os melhores para investir e aprender.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como aprimorar técnicas de vendas

Para convencer alguém a comprar um produto, um vendedor deve fornecer todas as informações relacionadas e convencer os clientes de que o produto pode atender aos seus requisitos. Não é tão fácil quanto parece. Um vendedor precisa interagir com o cliente e aprender diferentes técnicas de vendas.

Conhecer o produto não é suficiente para um vendedor. Ele tem que lidar com clientes diferentes de maneiras distintas, o que requer uma infinidade de habilidades. 

Por exemplo, em alguns casos, um vendedor deve agir como amigo de um cliente e, em outra situação, como um robô com outro cliente. Tudo vai depender da situação. 

Para chegar a esse patamar, é necessário aprender diferentes técnicas de vendas, obtidas por meio de cursos e metodologias que ajudam o vendedor a se destacar no seu dia a dia.

Formação de Profissionais de Vendas

O Instituto Brasileiro de Negociação de Vendas (IBNVendas), possui uma série de cursos focados para melhorar as habilidades de vendas. Durante o curso o aluno cria e executa, na prática, o planejamento tático de vendas. O curso fornece: 

  • Certificação;
  • Exercícios de interação;
  • Feedbacks;
  • Construção do plano de vendas.

Cursos de Vendas na Udemy

A Udemy é uma plataforma de cursos com valores acessíveis que disponibiliza uma vasta quantidade de cursos para diferentes áreas de atuação. Se você deseja melhorar ou adquirir alguma habilidade em vendas, basta acessar a plataforma. Você pode aprender:

  • Estratégias de vendas corporativas;
  • Técnicas de persuasão em vendas;
  • Prospecção de clientes;
  • Técnicas de negociação;
  • Entre outros.

Metodologia Spin Selling

Você sabe o que é o Spin Selling? Essa é uma metodologia de vendas que utiliza 4 tipos diferentes de perguntas de vendas essenciais no dia do vendedor. Essas perguntas são destinadas a despertar o interesse de um cliente potencial e levá-lo a tomar uma decisão mais rápida.

SPIN é um acrônimo para:

1.Situação 

Entender o cliente em prospecção e sua situação. Confirmar se sua oferta pode atender às necessidades dele ou não.

Exemplo: Como você atualmente organiza sua impressão empresarial?

2. Problema 

Ajudam a conscientizar seu cliente potencial sobre um problema que precisa ser resolvido.

Exemplo: Qual o seu maior problema ao gerenciar todas as impressões do seu escritório?

3. Implicação

Focam o impacto negativo dos problemas e destacam a urgência de ser solucionado.

Exemplo: Se você não implementar um novo serviço de impressões nos próximos 2 meses, como isso afetará seu negócio?

4. Necessidade de recompensa 

Ajudam a compreender o valor de uma solução real pode beneficiar o negócio do cliente.. 

Exemplo: Se você reduzir a quantidade de tempo gasto para realizar suas impressões, de que maneira isso afetaria seus negócios?

Benefícios de um CRM no dia a dia do vendedor

O software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) se tornou uma ferramenta fundamental para empresas de qualquer tamanho. O CRM pode fornecer vários benefícios a qualquer empresa, desde a organização de contatos até a automação de tarefas importantes. 

Além disso, todas as informações ficam centralizadas e organizadas, o que permite uma comunicação consistente com os clientes e dentro da organização. Isso é especialmente importante à medida que mais organizações mudam para o trabalho remoto.

A adoção de uma ferramenta, torna o dia do vendedor otimizada para que ele realmente possa focar no que importa, como: 

  • Melhor atendimento ao cliente;
  • Aumento das vendas;
  • Melhor retenção de clientes;
  • Análise detalhada;
  • Maior produtividade e eficiência;
  • Banco de dados centralizado de informações;
  • Comunicações gerenciadas com clientes potenciais;
  • Melhor segmentação de clientes;
  • Relatórios de vendas automatizados;
  • Previsão de vendas mais precisa;
  • Comunicações internas simplificadas;

Há diversos softwares no mercado que ajudam a otimizar o dia do vendedor durante suas atividades. Atualmente, tanto empresas grandes quanto pequenas podem investir em sistemas que possam melhorar seus processos.

Conclusão

Todo e qualquer negócio precisa de um bom vendedor. Eles são importantes e essenciais para qualquer empresa, que busca fornecer qualquer tipo de atuação ou serviço.

Há diversas técnicas criadas para estimular um cliente a fechar um negócio ou uma venda, porém conquistar as habilidades interpessoais para ser um bom vendedor não é algo simples.

Se você conhece um vendedor que mereça ser homenageado neste dia 1º de outubro, compartilhe esse post em suas redes sociais.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade