Quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde?

Quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde?
ícone de calendario

Atualizado:
28/04/2021

ícone de calendario

Publicado:
28/04/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril. A data tem como objetivo  conscientizar sobre a importância da preservação da saúde para uma qualidade de vida melhor. Todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolhe um tema para o Dia Mundial da Saúde daquele período. 

Alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) ressaltam o direito à saúde. No entanto, não é preciso ler todo o documento para entender como a adoção de bons hábitos podem influenciar em nosso dia a dia. 

É preciso estar atento às pequenas mudanças, sejam elas a prática de exercícios físicos, uma alimentação mais saudável, uma ingestão maior de água, entre outros. 

Quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde?

Apesar da saúde ser um tema tratado diariamente nos telejornais, revistas e mídias sociais hoje, foi somente no ano de 1950 que Organização Mundial da Saúde oficializou o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde (OMS).

A data foi escolhida para ser celebrada porque coincide com o aniversário de fundação da OMS.

Qual o objetivo do Dia Mundial da Saúde?

Anualmente, a OMS define um tema para ser discutido no Dia Mundial da Saúde. E em sua celebração são reforçadas ações de conscientização sobre a preservação e cuidado com a saúde. Para isso, é preciso que o tema escolhido sempre se alinhe às problemáticas atuais e permita um debate sobre as melhorias que devem ser feitas. 

O que é saúde de acordo com a Organização Mundial da Saúde?

A expressão “qualidade de vida” está sempre presente nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, o que justifica em partes o que a OMS define como saúde. Para ela, saúde não é apenas a ausência de doença, mas sim um estado completo de bem-estar físico, mental e social. 

Como é celebrado o Dia Mundial da Saúde?

Pensando no objetivo principal da data e no tema da edição, a OMS organiza um calendário de eventos para todo o ano (e não apenas o dia sete de abril). A Organização produz conteúdos, oferece webinars e realiza conferências. E ao mesmo tempo, convida instituições para aderirem à campanha e fazerem suas próprias ações a partir do tema.

Essas ações além de envolverem eventos dentro da instituição, também realizam atividades de conscientização com a comunidade. Inclusive, muitas escolas marcam a data com eventos acerca do tema daquele ano. 

Dentro da administração pública, o Dia Mundial da Saúde também serve como um incentivo para pensar políticas de melhoria para a sociedade.

Qual o tema do Dia Mundial da Saúde de 2021?

O tema do Dia Mundial da Saúde em 2021 é “Construindo um mundo mais justo e saudável” (Building a fairer, healthier world). Ele foi pensado com base nas disparidades entre os cuidados que alguns grupos sociais têm recebido, e outros não, durante a pandemia do coronavírus.

Segundo a OMS, a “COVID-19 mostrou que algumas pessoas são mais capazes de viver vidas saudáveis e terem melhor acesso a serviços de saúde – capacidade relacionada às condições nas quais essas pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem”. 

Essa é uma tradução livre de parte do texto da campanha de divulgação do tema de 2021, que pode ser lido na íntegra aqui. Na página, a OMS disponibiliza uma série de reportagens e palestras próprias, assim como as ações de outras organizações que aderiram ao Dia Mundial da Saúde deste ano. 

Qual a importância do Dia Mundial da Saúde?

Celebrar o Dia Mundial da Saúde é uma boa oportunidade de relembrarmos que precisamos de qualidade de vida para realizarmos nossos planos. Isso inclui metas profissionais como o sonho de abrir um negócio próprio e tornar-se um empreendedor, assunto que abordamos bastante aqui no blog. 

Em uma esfera mais coletiva, a data é um momento para pensarmos sobre o que podemos fazer para que a saúde seja, de fato, um direito universal. Ao focar em temas anuais, a OMS mostra também que ter uma boa saúde depende de muitos aspectos que vão além da ausência da doença. 

Pensando nisso, aqui no Brasil temos também o Dia Nacional da Saúde. A data é celebrada em 5 de agosto e foi escolhida por ser o aniversário do médico Oswaldo Cruz, pioneiro no estudo de doenças tropicais.

Conclusão

O Dia Mundial da Saúde, não apenas como uma data comemorativa, é um momento para conscientizar a todos sobre temas fundamentais à saúde de toda população. Seu intuito é trazer reflexões sobre como podemos adotar mudanças que nos permitam ter mais qualidade de vida e, assim, podermos sonhar com um amanhã melhor. 

Ter sonhos e saúde para realizá-los é ainda melhor, não é mesmo? Seja ter a tão sonhada casa própria, começar uma faculdade, realizar um intercâmbio em outro país ou até mesmo investir em um novo negócio, é preciso que você esteja preparado! 

Para isso, pense nas possibilidades que um bom empréstimo pode te garantir! Aqui na CashMe, enquanto você cuida da sua saúde, cuidamos do seu sonho. Conheça nosso empréstimo para empresas e saiba como!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR