Dia Nacional da Leitura: conheça 5 livros infantis mais populares

Dia Nacional da Leitura: conheça 5 livros infantis mais populares
ícone de calendario

Atualizado:
13/10/2021

ícone de calendario

Publicado:
05/10/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


12 de outubro é popularmente conhecido por ser o Dia de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças. Mas há outra data tão especial quanto: o Dia Nacional da Leitura, que foi criado com o intuito de incentivar a prática entre jovens e adultos e, especialmente, as crianças.

Dizem que o gosto pela leitura vem desde cedo, quando começamos a aprender as primeiras frases, gestos e termos na escola. Porém, o ato de ler é um hábito que carregamos para a vida. Por isso, a data foi criada para incentivar o exercício desde o início da infância.

No Brasil, a celebração ganha um peso ainda mais especial, já que a data incentiva um debate amplo em prol da educação infantil. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre a data? Ao final do texto, ainda disponibilizamos uma lista com 5 clássicos da literatura infantil para ler com os pequenos! Confira:

Por que o Dia da Leitura tem importância no Brasil?

A literatura é um campo da arte valorizado mundialmente; não à toa, há um dia de celebração mundial dedicado ao ato de ler, celebrado anualmente em 23 de abril. A data de comemoração do Dia Mundial da Leitura remete ao aniversário da morte do autor inglês William Shakespeare e do espanhol Miguel de Cervantes.

No Brasil, entretanto, há uma data diferente para a celebração nacional, e o motivo envolve a necessidade de uma maior difusão da leitura na Educação Básica

Sendo o nosso país uma nação que ainda passa por grandes problemas de desigualdade, a data surgiu de uma mobilização por maiores investimentos em educação, cultura e assistencialismo para as crianças e povos carentes. Foi em 2006 que entidades do ramo se uniram para pressionar o governo federal.

Após pesquisas realizadas por diferentes ONGs e entidades do setor educacional, constatou-se um déficit de aprendizado por parte das crianças mais carentes. Anos de discussões mais tarde, a Presidência da República, por fim, regulamentou o Dia Nacional da Leitura, em 12 de outubro.

A data foi instituída por meio da Lei nº 11.899/2009, que prevê uma série de ações, debates e incentivos acerca da valorização da leitura no país. A regulamentação da data estabelece ainda a instauração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.

Incentivo às crianças

A celebração do Dia das Crianças e do Dia Nacional da Literatura não acontecem no mesmo dia por acaso. Como você pode perceber, o surgimento da data ocorre por meio da motivação de tornar o hábito de leitura mais inclusivo desde os primeiros anos de vida. 

Além disso, a data busca conscientizar os governos sobre a necessidade de maior investimento em setores da Educação Básica. Professores, orientadores e diretores de escolas são orientados a desenvolver atividades que fomentam o gosto pela leitura por parte dos pequenos. 

Nas áreas rurais, o investimento em bibliotecas comunitárias contribuiu para o aumento do consumo de livros infantis. Além dos governos, as empresas privadas também passaram a se comprometer a participar de doações e eventos que arrecadam fundos para o investimento em bibliotecas infantis nas escolas.

Como incentivar a leitura desde a infância

Dizem que pegar o gosto pela leitura é igual a andar de bicicleta: é por meio do hábito que as crianças passam a criar um mundo repleto de imaginação e descobertas, e os livros são a porta de entrada principal para esse incentivo. 

Você se lembra como foi descobrir as primeiras aventuras literárias com as quais se identificou? Provavelmente, as histórias eram repletas de fantasia em universos criativos. Tornar o imaginário mais aguçado é a grande beleza dos livros, e por isso as crianças tendem a apreciar desde os primeiros anos de condição analítica.

A melhor forma de incentivar uma criança a ler é encontrar atividades que incentivam a criatividade, além de desenvolver um senso de descoberta durante as fases mais exploratórias da infância. A leitura durante essa fase da vida é fundamental para despertar o interesse para outros campos da vida.

5 livros infantis para começar a ler hoje mesmo

Agora que você já conhece a importância do Dia Nacional da Leitura, que tal aproveitar para relembrar clássicos da literatura infantil que marcaram época entre diversas gerações? Independentemente do ano em que foram lançados, esses livros são atemporais e uma ótima pedida para todas as idades.

Separamos 5 livros que fazem sucesso entre os pequenos, com opções para todos os gostos. Confira:

1. O Pequeno Príncipe

Considerada uma das histórias mais famosas da literatura mundial, O Pequeno Príncipe é uma daquelas obras versáteis que se encaixam em qualquer momento da vida. Por ser uma narrativa simples e bastante visual, é perfeita para desenvolver a capacidade de interpretação das crianças. Um clássico atemporal.

2. O Menino Maluquinho

A literatura brasileira é riquíssima para as mais diversas idades, mas em especial para as crianças. Os clássicos de Ziraldo fazem parte da primeira fila da prateleira quando o assunto é narrativa divertida para o público infantil. E a mais conhecida delas não poderia ficar de fora.

3. O Meu Pé de Laranja Lima

Outro clássico da literatura infantil brasileira, O Meu Pé de Laranja Lima ganhou o mundo por ter sido escrito no contexto da ditadura militar. A narrativa por trás desse riquíssimo livro conta a história de Zezé, um garoto de família pobre que transforma um pé de laranja lima em seu melhor amigo. Emocionante e repleta de aventuras.

4. Contos dos Irmãos Grimm

Quem nunca ouviu falar dos contos dos Irmãos Grimm, não é mesmo? Perfeitos para a turma que não dispensa uma aventura, essas histórias curtas incentivam a criatividade e a magia que só uma criança pode experimentar. Publicados pela primeira vez no início do século XIX, Branca de Neve, João e Maria e Chapeuzinho Vermelho são verdadeiros clássicos.

5. Crônicas de Nárnia

Considerada por muitos uma versão infantil da Bíblia, As Crônicas de Nárnia é a obra-prima do escritor irlandês C. S. Lewis. Em um mundo de fantasia, as histórias de aventura de um grupo de crianças e seu fiel protetor Aslam são verdadeiras lições de amizade, superação e resiliência.

Conclusão

Como você pode perceber, o Dia Nacional da Leitura vai muito além de celebrar a importância da literatura no país. No Brasil, é considerado um marco para o fomento da educação infantil, além de ser ponto de partida para diversos programas sociais que contribuíram para o avanço do ensino público brasileiro.

Gostou do conteúdo e quer se manter informado sobre as datas comemorativas do calendário brasileiro? O blog da CashMe está repleto de informações interessantes para você acompanhar!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *