Por que 05 de agosto é considerado o Dia Nacional da Saúde?

Por que 05 de agosto é considerado o Dia Nacional da Saúde?
ícone de calendario

Atualizado:
31/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
28/07/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Dia 05 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde, uma data que surgiu como objetivo de destacar a importância da educação sanitária e a conscientização da população para adquirirem hábitos mais saudáveis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1946, a saúde é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”.  

Preparamos um conteúdo completo para você descobrir como surgiu essa data e como comemorá-la. Confira!

Como surgiu o Dia Nacional da Saúde?

A data foi instituída em 1967 pelo decreto de lei nº 5352, para ser celebrada anualmente como forma de “promover a educação sanitária e despertar, no povo, a consciência do valor da saúde” e também de homenagear o nascimento do médico sanitarista e cientista Oswaldo Cruz, precursor na prevenção da saúde no Brasil. 

Quem foi Oswaldo Cruz?

Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu no dia 05 de agosto de 1872 e foi pioneiro nos estudos da medicina experimental no Brasil, revolucionando a saúde do país.

Ingressou na faculdade de medicina com apenas 15 anos de idade e, devido ao seu grande interesse em microbiologia, ainda estudante, montou um laboratório no quintal de casa para investigar a natureza. Formou-se aos 20 anos, apresentando a tese “A veiculação microbiana pelas águas”. 

Fascinado pelas pessoas e pelos animais, vivia se perguntando como um organismo poderia influenciar a vida de outro. Por isso, tempos depois, viajou para Paris a fim de estudar microbiologia, soroterapia e imunologia no Instituto Pasteur, além de medicina legal no Instituto de Toxicologia. Inclusive, foi na capital francesa que conheceu novas técnicas de produção de soros e vacinas.

Com seu retorno ao Brasil, em 1899, o médico assumiu a dura missão de combater doenças que assolavam o país: peste bubônica, febre amarela e varíola. 

Peste bubônica

Oswaldo fez uma verdadeira revolução científica com a medicina experimental no Brasil, pois junto com outros profissionais, criou no Rio de Janeiro o Instituto Soroterápico Federal – conhecido mais tarde como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – para a produção de soros e vacinas contra a peste bubônica. Seis meses depois da fundação do Instituto, os primeiros soros já estavam prontos. 

Além disso, assim que recebeu o desafio, Oswaldo Cruz adotou medidas como o isolamento de doentes, captura dos vetores (mosquitos e ratos), notificação compulsória dos casos e a desinfecção das casas nas áreas de surto, desagradando totalmente a população. Mesmo com as medidas consideradas drásticas, o resultado fez com que reduzissem os casos de peste bubônica na antiga capital do país.


Febre amarela

Contra a febre amarela, houve novos obstáculos. A população acreditava que a doença era transmitida por contato direto, porém, o jovem médico tinha outra teoria, que mais tarde descobriu-se verdadeira: o vetor de transmissão do vírus era o mosquito Aedes aegypti

Assim, trouxe como solução principal para a erradicação da febre amarela a eliminação de focos de água parada com a brigada de mata-mosquitos, agentes sanitários que percorriam todas as cidades munidos de larvicida, para lavar caixas d’água, limpar telhados e desinfetar ralos e bueiros. A medida mais uma vez foi considerada exagerada e não foi muito bem recebida pela população, mas também fez com que diminuíssem os casos. 

Varíola

Em 1904, Oswaldo enfrentou o seu maior desafio, quando explodiu os casos de varíola. O médico conseguiu rapidamente convencer o presidente da época para que a vacinação se tornasse obrigatória, mas o povo achou que era um golpe do governo contra os mais pobres ou até mesmo uma medida de controle populacional, causando uma rebelião popular conhecida como a Revolta da Vacina

Apesar de toda a hostilidade por parte da população, Oswaldo Cruz conseguiu provar com as suas medidas que a prevenção é uma das coisas mais importantes para a saúde, tornando-se exemplo para o mundo todo. Em 1907, a peste bubônica e a febre amarela foram erradicadas no Rio de Janeiro. Já em 1908, houve um novo surto de varíola, mas diferente da reação anterior, a população procurou os postos de vacinação espontaneamente. 

Vacinação

Como vimos, a vacinação é uma das medidas mais importantes para a prevenção de doenças. Além de proteger o corpo humano contra vírus e bactérias de diversas doenças, as vacinas ajudam na comunidade como um todo. Quanto mais pessoas ficarem protegidas ao se vacinarem, menor é a chance de contágio.

No Brasil, a maioria das vacinas são oferecidas gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para saber mais sobre as vacinas essenciais para crianças, adultos e idosos, acesse o Calendário de Vacinação.

Sistema Único de Saúde (SUS) 

O SUS é um modelo que visa à promoção, proteção e recuperação da saúde, oferecendo serviços dos mais simples, como um atendimento ambulatorial, aos mais complexos, como um transplante de órgãos.

Ele foi criado graças a promulgação da Constituição Federal de 1988,que determinou: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Ou seja, de forma resumida, além de oferecer serviços gratuitos como consultas, exames, internações e cirurgias, o Sistema Único de Saúde promove ações de prevenção de vigilância sanitária, como registro de medicamentos e fiscalização de alimentos, e campanhas de vacinação.

Como comemorar o Dia Nacional da Saúde?

A melhor forma de comemorar essa data tão importante, é adotando hábitos saudáveis para o equilíbrio da mente e do corpo. Veja algumas dicas:

  • Mantenha uma alimentação balanceada, ingerindo verduras, legumes, frutas e proteínas diariamente;
  • Beba no mínimo 2 litros de água por dia (para saber o consumo ideal, multiplique seu peso por 0,03);
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Exercite-se pelo menos 30 minutos por dia;
  • Mantenha a vacinação em dia e faça os exames de rotina anualmente;
  • Evite consumir álcool, cigarro e outras drogas;
  • Tome banho de sol diariamente por 15 minutos;
  • Reserve 1 hora do seu dia para fazer atividades que te relaxam, como meditação, ler um livro, dançar, assistir um filme ou uma série, etc;
  • Não deixe de procurar profissionais da saúde, quando necessário.

Já hospitais e clínicas celebram este dia oferecendo exames gratuitos à população, como teste de glicose, e também realizando eventos e conferências para seus profissionais. 

Dia Mundial da Saúde

Além da data nacional, no dia 07 de abril celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Criada também para conscientizar a população sobre a importância da preservação da saúde para obter uma melhor qualidade de vida, essa data foi escolhida, pois coincide com o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Conclusão

O Dia Nacional da Saúde foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado da própria saúde física e mental, além de ser uma forma de homenagear Oswaldo Cruz, uma das figuras mais importantes dentro do cenário científico do Brasil, que se preocupou muito com o sanitarismo, a prevenção e a erradicação de doenças que assolavam o país.

Você conhece alguém que trabalha na saúde? O que acha de homenageá-lo nesta data tão importante? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, e continue acompanhando o nosso blog.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.