Guia completo de documentos para empréstimo com garantia de imóvel

25 set 2023
5min de leitura

O empréstimo com garantia de imóvel, conhecido como Home Equity, é um dos mais baratos e escolhidos pelos brasileiros. A alternativa oferece juros mais baixos e garante maior prazo para o pagamento.

Se você busca por um modelo acessível ou não sabe como fazer um empréstimo, essa pode ser uma solução. Ele pode te ajudar a sair das dívidas, conquistar capital de giro para sua empresa, financiar uma reforma, ou seja, para qualquer fim.

Porém, assim como em qualquer linha de crédito, você também precisará realizar uma avaliação de perfil, além da vistoria do imóvel. Por isso, a seguir, entenda mais sobre as principais documentações exigidas para Home Equity.

Quais documentos preciso para fazer empréstimo com garantia de imóvel?

A apresentação dos documentos pessoais é uma parte importante em qualquer negociação de crédito. Com eles, as instituições financeiras conseguirão traçar o seu perfil financeiro e realizar a sua análise de crédito, permitindo ou não passar para as próximas etapas.

O imóvel também deverá ser avaliado para certificar que ele poderá ser usado como garantia de crédito. Vamos a todas as documentações:

1. RG

O RG é um dos documentos de identificação mais solicitados pelos bancos para negociações de empréstimos. Porém, também são válidas outras documentações que contenham o número do Registro Geral, uma foto atualizada e não estejam vencidas. Ou seja, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte ou até mesmo carteiras profissionais, como OAB, CREA ou CRM.

2. CPF

Para o seu empréstimo ser aprovado, você também deve apresentar o seu CPF. Com esse dado, os bancos realizarão a análise do seu perfil nos órgãos de proteção ao crédito. Não é preciso utilizar a via original do documento e, caso seu RG ou CNH já possua o número do Cadastro de Pessoa Física, será suficiente.

3. Certidão de estado civil

A certidão de estado civil é um documento importante nesse processo. Para os casados, a Certidão de Casamento se faz imprescindível. É necessário que o registro esteja atualizado.

Caso esteja em regime de união estável, divorciado ou viúvo, será preciso emitir uma declaração correspondente no Cartório de Registro Civil da sua cidade. As atualizações de viuvez e divórcio devem estar contidas na Certidão de Casamento.

4. Comprovante de residência

Além dos documentos de identificação, também será preciso comprovar o seu endereço. Para isso, você poderá utilizar contas de luz, água, internet ou telefone dos últimos 90 dias.

5. Comprovante de renda

Um dos objetivos das análises realizadas pelas instituições, é oferecer um crédito saudável para o cliente. Ou seja: um crédito que caiba no seu bolso. Para isso, é necessária a comprovação de renda, para ser identificado que o cliente poderá arcar com suas parcelas sem que isso o prejudique.

Para clientes CLT, aposentados e funcionários públicos, é preciso apresentar o contracheque/holerite. Já para clientes autônomos, empresários, ou profissionais liberais, é preciso enviar os três últimos meses de extratos bancários.

6. IRPF

Em algumas situações, pode ser necessário o envio da Declaração de Imposto de Renda. A Receita Federal disponibiliza as diretrizes para as pessoas legalmente obrigadas a declarar seus rendimentos ao órgão no prazo legal.

7. Matrícula do imóvel

A propriedade que será usada como garantia do crédito deverá ter uma matrícula de imóvel, também conhecida como certidão de inteiro teor ou registro do imóvel. É ela que comprova quem é o proprietário do bem e registra todas as alterações nele feitas.

Algumas pessoas confundem a matrícula com a escritura do imóvel, mas se tratam de documentos diferentes. A última é emitida pelo cartório de notas, já a matrícula, é emitida pelo cartório de registro de imóveis.

8. Capa do IPTU

O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente para os proprietários de imóveis localizados na zona urbana. A contracapa do documento apresenta informações complementares e relevantes, como dados do imóvel, valores dos impostos, formas e prazos de pagamento.

Entregues as documentações, elas serão analisadas e a empresa pode solicitar outras informações e dados, a depender do perfil do cliente. Com essas informações, você consegue emitir declarações, certificados, 2ª via ou atualizações de documentações que serão necessárias ao longo da análise do crédito.

Realize uma pesquisa cuidadosa para descobrir onde conseguir empréstimo com as melhores condições — aqui na CashMe, você realiza o processo 100% online de forma rápida e prática.

Principais dúvidas sobre a documentação

São muitos os critérios avaliados para a aprovação dos documentos para financiamento de imóveis, por isso, podem restar algumas dúvidas a respeito do processo. Saiba como proceder em cada situação, conforme os especialistas da CashMe.

Em caso de falecimento do proprietário, preciso finalizar o inventário?

Sim. Se o imóvel está no nome de um proprietário falecido, é preciso que o processo de inventário e partilha esteja finalizado e sinalizado na matrícula do imóvel. Dessa maneira, a instituição conseguirá dar sequência ao processo, considerando os novos proprietários do imóvel.

Me divorciei, preciso atualizar a matrícula do imóvel?

Sim. Em caso de processo de partilha de bens já finalizado, precisa constar na matrícula do imóvel a atualização do estado civil (divórcio) e da divisão de patrimônios. Essa documentação precisa estar pronta antes da alienação fiduciária.

Só tenho contrato de gaveta, posso utilizar o imóvel como garantia?

Para conseguir utilizar o imóvel como garantia de empréstimo, você precisa finalizar a atualização da matrícula com registro, em escritura, de compra e venda e pagamento de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Tudo isso deve ser averbado na matrícula do imóvel.

Portanto, planeje-se para ter todos os documentos atualizados e em mãos na hora de solicitar o empréstimo às instituições financeiras. Isso facilita e agiliza o trâmite do processo.

Quer saber se o empréstimo com garantia é para você? Faça uma simulação na plataforma da CashMe e confira as melhores condições para o seu perfil!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade