Empréstimo estudantil

Empréstimo estudantil: saiba as opções e como solicitar

31 jan 2024
5min de leitura

Ingressar em uma faculdade é o verdadeiro sonho de muitas pessoas, não é? No entanto, infelizmente, por conta da alta concorrência ou das mensalidades caras, esse sonho pode ficar mais distante.

Mas existe um meio de tornar tudo isso mais fácil: o empréstimo estudantil. Esse tipo de crédito é uma ótima opção para você começar a faculdade que tanto sonha. Continue a leitura e confira a seguir como solicitar o seu para entrar em um novo curso!

O que é um empréstimo estudantil?

O empréstimo estudantil é uma modalidade de crédito focada no pagamento de mensalidades de uma instituição de ensino. Ela é ofertada por vários bancos e financeiras, além de algumas universidades e faculdades que também oferecem opções de crédito interno.

Nesse caso, o financiador quita uma parte ou 100% do valor do curso, com o estudante tendo o compromisso de pagar a dívida em parcelas após ou durante a formação. Você encontra ele tanto em instituições privadas quanto pelo governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Como funciona o financiamento estudantil?

O financiamento estudantil funciona como um empréstimo pessoal em que o estudante pode parcelar a sua dívida por um longo período, arcando com os juros e as correções monetárias.

Além disso, é importante lembrar que nem todas as instituições de ensino aceitam esse tipo de serviço, por isso, o ideal é verificar se a faculdade escolhida recebe o crédito estudantil. Outro ponto para se lembrar é que o empréstimo estudantil apenas facilita o pagamento do curso, ou seja, não isenta o aluno de pagar pelos seus estudos. Ele ainda precisa arcar com todos os custos assumidos no momento da matrícula, por exemplo.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são os tipos de empréstimo estudantil disponíveis?

Atualmente, é possível encontrar vários formatos de financiamento estudantil para você escolher aquele que melhor se encaixa com a sua realidade.

É essencial que você considere a sua situação ao escolher o seu tipo de empréstimo, pois cada um possui as suas particularidades, vantagens e desvantagens. Confira a seguir os principais programas de crédito estudantil:

1. Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O FIES é um dos mais conhecidos e já ajudou milhares de brasileiros. Nesse formato, cada mensalidade da faculdade era adicionado ao seu custo final, com as mensalidades e os juros sendo cobrados somente após a formatura.

Dessa forma, para as pessoas que conseguiam um emprego logo após se formarem, essa era uma ótima opção. Recentemente, o FIES sofreu algumas mudanças nas suas regras para continuar garantindo o financiamento estudantil.

É preciso ter atenção e cuidado ao financiar a sua faculdade por ele, afinal, o valor final a ser pago será alto. Por isso, se você não estiver empregado, pode encontrar alguns problemas em honrar com os pagamentos.

2. Empréstimo Pravaler

Semelhante ao FIES, o Pravaler também permite o pagamento das mensalidades após o início do curso, mas o tempo para começar a pagar as parcelas é mais curto. Por isso, é necessário se programar bem para quitar a faculdade sem grandes problemas.

3. Empréstimo estudantil Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil pode dar bolsas de estudo de até 100%. No entanto, o número de vagas não é tão grande assim. Então, se quiser concorrer, você precisará enfrentar uma grande concorrência e, por isso, pode acabar tendo dificuldades em conseguir bons descontos.

4. Empréstimo estudantil privado

Algumas universidades e instituições financeiras oferecem o empréstimo estudantil privado, uma alternativa que atende os estudantes que não conseguiram ingressar no FIES. Essa modalidade apresenta uma grande variação nas taxas de juros, inclusive, você pode encontrar faculdades que oferecem crédito interno com pagamento sem juros.

5. Empréstimo pessoal

Se você não conseguiu nenhuma das outras opções, um empréstimo pessoal pode ser uma boa solução. Sua taxa de juros é mais baixa do que a do cartão de crédito e ainda é muito prático de ser solicitado.

6. Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é uma das melhores opções para você pagar a sua faculdade. É uma modalidade com alguns dos juros mais baixos do mercado e ainda pode dar prazos bem longos para a quitação.

E, para conseguir um, é simples também: você precisa ter um imóvel e colocá-lo como uma garantia de pagamento. Com isso, você pode receber até 60% do valor do imóvel para utilizar na quitação da sua faculdade. As parcelas possuem juros baixos, facilitando o pagamento.

Como solicitar um financiamento estudantil?

Cada um dos financiamentos exige algumas coisas diferentes e conta com as suas particularidades. Porém vamos trazer aqui algumas das principais exigências feitas na hora de solicitar o seu empréstimo estudantil. Confira:

Apresente os documentos necessários

Em muitos programas de financiamento, o estudante precisa apresentar à instituição alguns documentos básicos, como um comprovante de endereço e a matrícula com os valores a serem pagos mensalmente.

Com esses dados, o banco ou a instituição financeira pode apresentar uma proposta de crédito. No caso do FIES, o aluno necessita ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter tirado uma média maior do que 450 pontos e acima de 400 pontos na redação. Além disso, ele precisa comprovar uma renda familiar por pessoa de no máximo 3 salários mínimos.

Preencha a solicitação corretamente

Cada banco ou instituição financeira terá um processo para ser preenchido pelo estudante na hora da solicitação. Para quem irá utilizar o FIES, o programa conta com um portal unificado com o Sisu e ProUni, o Acesso Único, onde o aluno pode se inscrever usando uma conta do governo.

Os resultados e as orientações depois da conclusão do cadastro serão disponibilizados no mesmo site conforme o cronograma definido.

Atente-se aos prazos de inscrição

O FIES abre as suas inscrições 2 vezes por ano, por isso, é fundamental ficar atento aos prazos de inscrição. Algumas instituições privadas também contam com esses prazos, então, sempre verifique as datas para não perder o seu prazo.

Como gerenciar o seu empréstimo estudantil?

Para gerenciar o seu financiamento estudantil e evitar o atraso no pagamento das parcelas, é essencial ter conhecimento do valor total acordado, do valor das parcelas e do tempo de duração do financiamento.

Se planeje antes mesmo de aceitar a proposta, tentando prever qualquer tipo de imprevisto. Também é importante conhecer todas as possibilidades que você tem na hora de quitar o financiamento em caso de um cancelamento ou trancamento do curso.

Além disso, ao chegar perto do fim da sua graduação, inicie o planejamento do pagamento das suas parcelas. Arrumar um emprego que garanta esse pagamento é vital para evitar os atrasos.

Entendeu como funciona essa modalidade? Aproveite e confira também algumas dicas de como quitar o seu empréstimo e garantir uma vida financeira saudável após a sua formação!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade