Existe empréstimo para dentista?

Existe empréstimo para dentista?
ícone de calendario

Atualizado:
26/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
16/04/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Foi aprovado em Julho de 2020 foi o Projeto de Lei n° 2424, de 2020 que concede a profissionais liberais, incluindo dentistas, acesso a uma linha de crédito especial durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com o projeto, a linha de crédito, criada no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), oferece uma taxa de juros de 5% ao ano, mais a taxa Selic e prazo de 36 meses para pagamento, dentro dos quais até 8 meses poderão ser de carência com juros capitalizados.

Simular Empréstimo para Dentista

Cada profissional, de nível técnico ou superior, pode solicitar empréstimo no valor de até 50% do rendimento anual declarado no Imposto de Renda de 2019. O limite será de R$ 100 mil por pessoa.

Mas além dessa nova linha de crédito, existem outras opções de empréstimo para dentista que podem ser uma boa opção para você também.

Vamos começar?

Opções de empréstimo para dentista

Se você quer impulsionar a sua pequena clínica de odontologia ou quitar dívidas, uma solução pode ser a contratação de um empréstimo para dentista.

Além da linha de crédito especial que citamos acima, existem outras opções no mercado, com vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas, mas que podem atender a sua necessidade:

Empréstimo com garantia de bens

O empréstimo com garantia de imóvel ou veículo é quando você solicita o crédito para a instituição financeira, como garantia de pagamento, seu bem. 

Os bancos, geralmente, gostam desse tipo de acordo, pois as chances de inadimplência são bem baixas. Consequentemente, os juros nesses casos costumam ser mais baixos também e o valor liberado pode ser um pouco maior, o que pode ser mais indicado se você busca crédito acima de R$100 mil.

Entretanto, é importante destacarmos que, caso você não consiga honrar o pagamento, o banco pode tomar sua casa, apartamento, carro, moto, qual seja o bem que você tenha penhorado para quitar a dívida. 

Conta garantida

Embora seja parecida com o cheque especial, os juros aqui costumam ser mais baixos. É um tipo de empréstimo rotativo, que pode ser usado para qualquer finalidade. É ideal para suprir eventuais necessidades de fluxo de caixa e você paga juros sobre o limite que solicitou apenas.

O limite de crédito costuma ser definido de acordo com a capacidade de pagamento da empresa. Para contratar a conta garantida é preciso ter o aval dos principais sócios e uma garantia, que pode ser uma caução ou alienação fiduciária.

Antecipação de recebíveis

Esta linha de crédito permite que você receba à vista um valor que foi negociado à prazo. Embora seja mais amplamente usada no comércio, o setor de odontologia também pode ser beneficiado por este tipo de crédito.

Os prazos de pagamento são variados, pois dependendo do porte da empresa e as prestações são fixas.

Cartão BNDES

Uma outra opção de empréstimo para dentista é o financiamento via agência pública é um dos principais aliados do pequeno empresário, justamente por oferecer crédito a juros mais baixos se comparado a outras instituições financeiras. 

Dentro desta categoria, o Cartão BNDES vem suprir a necessidade financeira de micro, pequenas e médias empresas nacionais, que estejam em dia com seus tributos.

O financiamento é válido para a compra de computadores, softwares, cadeiras para consultório, materiais de higiene, cursos de qualificação profissional, entre diversas outras finalidades. A solicitação do cartão pode ser feita online diretamente pelo site do BNDES.

Leasing

Este tipo de crédito é mais indicado para quem pretende adquirir máquinas e outros equipamentos. É uma opção de médio e longo prazo e, ao final do período do contrato, você pode optar por comprar o bem financiado.

Passo a passo para solicitar empréstimo para dentista

Para conseguir um empréstimo para dentista, você precisa se planejar, ainda mais por conta do trabalho autônomo que exerce para que o pagamento do crédito não comprometa sua renda e traga outros problemas financeiros:

1º Passo: Planeje

Antes de solicitar o seu empréstimo para dentista é fundamental que você planeje e faça as contas para verificar se o valor das parcelas cabem no seu orçamento, de forma que não comprometa mais do que 30% da sua renda. Ou que obrigue você a trabalhar o dobro para que possa arcar com as parcelas.

2º Passo: Pesquise

Após o planejamento, você pode buscar pelas instituições financeiras que oferecem empréstimo para dentista, como mostramos acima.

É possível realizar simulações online em suas plataformas digitais. Desta forma, você pode ter uma estimativa do valor da dívida, de acordo com o número de parcelas e o montante solicitado, tudo pelo celular, desktop ou tablet.

Aqui uma observação importante: independente da opção que você escolher, compare as empresas antes de solicitar qualquer crédito. É interessante comparar o valor dos juros, CET (Custo Efetivo Total), taxas, prazo para começar e terminar de pagar.

3º Passo: Faça a solicitação

Agora que você planejou, pesquisou e encontrou a instituição financeira que oferece as melhores condições para o seu empréstimo, basta fazer a solicitação.

Em alguns casos você pode fazer isso online, pelo computador, tablet ou celular. O que faz com que você tenha mais agilidade no processo. Entretanto, isso também pode ser feito presencialmente direto na instituição, se desejar.

4º Passo: Aguarde a análise de crédito

Após a conclusão da solicitação do empréstimo para dentista, a instituição dará início a análise de crédito, pois precisa de garantias de que você cumprirá com o pagamento das parcelas.

Entre os fatores que são levados em consideração neste processo, estão:

  • Histórico de crédito do cliente;
  • Score na Serasa e em outros órgãos de proteção ao crédito;
  • Ser ou não correntista da instituição (tipo de relacionamento com o banco);
  • Bens para serem usados como garantia de pagamento.

5º Passo: Assine o contrato e aguarde a transferência do valor

Finalizada a análise e aprovado o crédito, você deverá assinar o contrato – que é fundamental ler atentamente – e deve aguardar pelo crédito em sua conta corrente.

Conclusão

Como você pode ver, além da linha de crédito especial para profissionais liberais, você também tem outras opções de empréstimo para dentista no mercado. E exatamente por conta dessa variedade é importante que você pesquise e avalie bem qual é a melhor saída para você.

E lembre-se: independente da opção que escolher, não deixe de seguir o passo a passo para conseguir o empréstimo e tome todos os cuidados e precauções para conseguir fazer o pagamento tranquilamente, sem comprometer seu orçamento.

Caso você esteja em busca de uma instituição para solicitar empréstimo para dentista, na CashMe você pode solicitar empréstimos com imóvel de garantia com a menor taxa de juros do mercado e maior prazo para pagamento. Faça a simulação de empréstimo!

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *