Pefin: o que significa e como pode influenciar sua vida

Pefin: o que significa e como pode influenciar sua vida
ícone de calendario

Atualizado:
14/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
14/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Se você possui um negócio, provavelmente já sofreu ou sofre com clientes inadimplentes. Certamente, este é um dos maiores desafios que as empresas precisam enfrentar. Então, para facilitar a consulta e cobrança desses devedores, foi criado o sistema Pefin, uma ótima solução para quem está passando por essa situação.

De acordo com uma pesquisa do Serasa, já são mais de 62,5 milhões de pessoas que se encontram endividadas, representando um valor total de R$ 245,9 bilhões.

Neste artigo, explicamos mais sobre o Pefin e como esse sistema pode auxiliar a sua empresa. Confira!

O que é Pefin?

O Pefin é um serviço da Serasa Experian que tem como objetivo otimizar o processo de cobrança e negociação de uma dívida. Por meio desse sistema, empresas podem consultar dados cadastrais e incluir informações financeiras sobre pessoas – físicas ou jurídicas – inadimplentes, ou seja, que ainda estão devendo algum tipo de débito.

Com o Pefin, empresas de diversos segmentos que movimentam a economia, como comércio, indústria, prestação de serviço, entre outros, podem consultar suas respectivas dívidas por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou por meio do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Além disso, o sistema possibilita o processo de cobrança e renegociação de dívidas de uma maneira simples e menos burocrática, sendo possível enviar uma carta-comunicado ao devedor informando sobre o débito e instruções como quitá-la, além da possibilidade de incluir um boleto com o valor total da dívida e possíveis descontos para aumentar as chances de pagamento.

O Pefin possui um grande alcance entre as empresas. São mais de 400 mil clientes e mais de 4 milhões de consultas realizadas diariamente. 

Mas, engana-se que o sistema é útil somente para empresas que possuem débitos. Ele também é vantajoso para o próprio devedor, já como mencionamos, o mesmo recebe uma carta-comunicado e pode receber propostas interessantes para a quitação do débito. 

Fora isso, os devedores também podem entrar com recurso para que não tenham os seus nomes negativados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). 

Qual a diferença entre Pefin e Refin?

O Refin também é um serviço do Serasa Experian cujo objetivo é registrar e regularizar a inadimplência de pessoas físicas e jurídicas. 

A diferença entre o Refin e o Pefin, é que a primeira é um sistema que possui cadastros de devedores junto a uma instituição financeira, como bancos, corretoras de valores, sociedade de crédito imobiliário, etc. Então, por exemplo, caso a pessoa não pague o cartão de crédito, seu nome vai aparecer no registro do Refin.

Já o Pefin, como mencionamos, é mais voltado para empresas do setor econômico, como lojas, indústrias e prestação de serviços.

Qual a diferença do Pefin para o protesto?

O protesto é um processo formal que deve ser executado em cartório, com o intuito de registrar a dívida de uma pessoa física ou jurídica. Com isso, o credor fica legalmente protegido e pode cobrar os débitos.

No entanto, para realizar isso, é preciso verificar se todos os documentos e assinaturas são suficientes para executar o protesto. Após a verificação, é preciso se dirigir a um cartório e solicitar o protesto. Os valores variam de cartório e região.

Já o Pefin possui um valor fixo para a inclusão do débito e é realizado pela internet. 

Como funciona o Pefin na prática?

Depois do registro do débito no sistema, a Serasa Experian envia uma carta-comunicado para o devedor e também um boleto para quitação do valor, caso a empresa opte por esse serviço.

Para facilitar o pagamento, o documento consta com as seguintes informações:

  • Dados de contato do credor;
  • Data de vencimento da fatura;
  • Número do contrato registrado;
  • Valor atualizado da dívida e possíveis descontos para facilitar o pagamento.

Após o envio, o cliente devedor tem um prazo de 10 a 15 dias para entrar em contato com a empresa e regularizar o seu débito. Caso não ocorra o pagamento, a informação sobre a dívida fica disponível em um relatório, podendo ser acessada por diversas instituições.

Vantagens do sistema Pefin

Esse sistema é essencial para que as empresas identifiquem e consigam abordar seus devedores, a fim de reaver o valor da dívida. Além disso, por ser um sistema do Serasa, é possível verificar seu score – pontuação que indica as chances de uma pessoa pagar suas contas em dia – e assim, evitar que outras empresas fiquem no prejuízo.

Listamos mais algumas vantagens abaixo:

Redução de custos com processos de cobrança

O valor para incluir um débito no Pefin é único, ou seja, não terá nenhum gasto a mais para entrar em contato com o devedor. Além disso, o valor é mais acessível se comparado ao protesto nos cartórios.

Segurança e praticidade nos processos

O Pefin é um sistema que unifica dívidas de diversas pessoas e empresas, dessa forma, é um banco de dados bem prático para quem faz uso. O cadastro do cliente devedor pode ser facilmente localizado, e também é prático e seguro realizar o processo de cobrança.

Facilidade na comunicação com o cliente devedor

O processo de cobrança no sistema também é facilitado. Nele, é possível emitir uma carta-comunicado informando sobre o débito e como quitar o valor, além da possibilidade de mandar o boleto de cobrança junto, agilizando o processo de pagamento. O Pefin também permite o envio de SMS para a notificação da cobrança.

Melhoria na recuperação de crédito

Segundo o Serasa, a facilidade e a precisão do sistema Pefin auxilia 400 mil empresas. Desse número, cerca de 50% conseguem recuperar as dívidas não pagas.

Conclusão

Pefin é um sistema criado pela Serasa Experian com o objetivo de aproximar credores e devedores, otimizando cobranças e permitindo a regularização de forma rápida e prática.

Se a sua empresa apresenta problemas de inadimplência de clientes, saiba que é possível contar com o sistema Pefin. Nele é possível registrar e consultar dados sobre pessoas físicas e jurídicas, emitir comunicados sobre os débitos e também enviar boletos para a quitação da dívida.

E para aqueles que buscam evitar a inadimplência, a dica é: organize suas finanças! Preparamos um artigo completo sobre esse tema.

O conteúdo esclareceu as duas dúvidas? Então compartilhe nas suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *