equipamentos para exames médicos

Quais são os equipamentos para exames médicos essenciais para abrir uma clínica?

6 jul 2023
6min de leitura

Para empreender no setor de saúde, é preciso ter alguns equipamentos e máquinas. Sem eles, o médico é obrigado a direcionar o paciente para ser atendido em outro local. Abrir uma clínica médica exige grandes investimentos. Além de precisar de um bom imóvel comercial, de uma ótima localização e de uma equipe treinada, é necessário comprar uma série de equipamentos para exames médicos.

Afinal de contas, sem poder realizar os exames, a equipe médica fica impedida de prestar um bom atendimento.

A lista de equipamentos para exames médicos necessários para realizar os atendimentos muda de acordo com as especialidades dos profissionais que atuarão na clínica, consultório ou hospital.  

Uma clínica oftalmológica terá necessidades diferentes daquelas vivenciadas por uma clínica ortopédica, por exemplo.

Ainda assim, muitos equipamentos para exames médicos são usados em quase todas as empresas de saúde.

Neste artigo, focaremos nesses itens, mostrando como eles podem ser adquiridos a um custo menor e como a empresa pode obter capital para comprá-los.

Lista de equipamentos para exames médicos essenciais

A lista de equipamentos deste artigo considera os exames médicos mais comuns. Exames mais complexos e especializados exigirão outros equipamentos que não estarão listados neste artigo.

Estetoscópio

O estetoscópio é um dos equipamentos que acompanham muitos profissionais da saúde da faculdade para o resto de suas vidas.

Sendo assim, é importante que empresas de saúde tenham alguns exemplares do objeto para o uso dos profissionais — ainda que cada médico costume ter o seu estetoscópio.

Esfigmomanômetro

Aparelho fundamental para dar início a grande parte dos atendimentos médicos, uma vez que a pressão arterial pode impactar uma série de sintomas. Além disso, conhecer a pressão do paciente é importante para socorrê-lo, caso ele apresente um mal-estar súbito.

Por isso, ainda que a empresa em que você atue não atenda casos de urgência e emergência, ter esfigmomanômetros disponíveis para a equipe médica é essencial.

Oxímetro

O oxímetro se tornou muito popular entre as pessoas por causa da pandemia. Apesar de estar controlada, a pandemia ainda não acabou. Sendo assim, recomenda-se que esse item conste na lista de equipamentos para exames médicos do seu consultório ou clínica médica — até porque, acompanhar a oxigenação no sangue é importante para o atendimento médico.

Glicosímetro

Popularmente conhecido como medidor de glicose, o equipamento é importante para identificar casos de diabetes — nem sempre conhecidos pelo paciente.

Ainda que o diagnóstico da doença seja feito por meio de exame de sangue, é importante que o glicosímetro esteja na lista de equipamentos para exames médicos.

Equipamento de Raio-X

Um dos equipamentos para exames médicos fundamentais para toda clínica médica que pretende prestar atendimentos emergenciais, assim como pequenos hospitais particulares.

Sem um equipamento de Raio-X, a empresa pode ter que orientar o paciente a procurar outro local para o seu atendimento. Ademais, é importante que o equipamento de Raio-X seja o mais moderno possível, uma vez que máquinas mais antigas podem gerar imagens que levem à equipe médica a erros no diagnóstico de fraturas.

Eletrocardiograma

Não ter um eletrocardiograma (EGC) na clínica ou consultório impede que a equipe médica ofereça um exame cada vez mais popular, o que desperta muito o interesse dos pacientes e é fundamental para o diagnóstico de uma série de doenças cardíacas.

Equipamento de ultrassom

O equipamento de ultrassom possibilita à equipe médica a realização de uma série de exames e atendimentos. Sendo assim, ele também é um dos equipamentos para exames médicos fundamentais para empresas de saúde.

Equipamento para esterilização de itens cirúrgicos

Quando falamos em cirurgias, é natural que as pessoas pensem apenas nos grandes procedimentos. Contudo, pequenas cirurgias são comuns e podem ser feitas em clínicas menores.

Sendo assim, é preciso que esses locais contem com toda a infraestrutura para realizar a esterilização dos equipamentos usados nos procedimentos invasivos.

Ademais, é preciso investir na compra de focos cirúrgicos, essenciais para a boa iluminação desses procedimentos.

Bomba de infusão

A bomba de infusão torna mais fácil e seguro o trabalho de uma série de profissionais de saúde, além de melhorar o atendimento médico prestado ao paciente.

Como conseguir capital para comprar equipamentos para exames médicos?

Por ser um setor que atende necessidades de primeira ordem, o segmento de saúde sempre desperta o interesse dos investidores e empreendedores.

No caso dos profissionais liberais, essa é uma chance de obter ganhos superiores aos que teriam trabalhando para outras empresas.

Contudo, esse mercado pede investimentos altos na compra de equipamentos para exames médicos, imóveis adequados e contratação de mão de obra especializada.

Sendo assim, é preciso iniciar essa empreitada com um bom volume de capital, o que pode ser uma dificuldade inicial. Por isso, vamos entender algumas oportunidades para conseguir capital para investir na sua empresa de saúde.

Linhas de crédito para compra de máquinas

Alguns bancos públicos e também bancos privados abrem linhas de financiamento para a compra de maquinário. Normalmente, essas linhas são mais populares entre os setores da indústria e do agronegócio.

Contudo, nada impede que empresas que prestam serviços, como serviços médicos, busquem essas linhas de crédito.

É importante checar, junto às instituições, os requisitos que a empresa precisa atender, pois eles podem mudar muito de uma instituição para a outra.

Capital dos sócios

Por ser um investimento, é natural que parte do capital dos sócios da empresa seja direcionado à compra de equipamentos para exames médicos, tão necessários para prestar os atendimentos.

Por isso, uma forma de conseguir comprar esses itens é aumentando o investimento na empresa.

Capital próprio

Quando um profissional liberal decide empreender, é esperado que ele invista em seu negócio. No caso dos médicos, caberá a eles a missão de injetar dinheiro na empresa para a compra de equipamentos para exames médicos.

Uma forma de conseguir fazer esses investimentos gastando menos com o pagamento de juros é por meio do empréstimo com garantia de imóvel.

Nessa modalidade de crédito, o empreendedor tem acesso a até 60% do valor do imóvel que está sendo dado como garantia do empréstimo. Mesmo imóveis financiados podem ser usados e o proprietário continua utilizando ele da forma que mais precisar.

Ao oferecer uma garantia, as taxas de juros desse tipo de empréstimo se tornam bem menores do que as do empréstimo pessoal, por exemplo — em alguns casos, isso significa que elas são até 12 vezes mais baratas. Ademais, é possível parcelar o pagamento em até 240 vezes (IPCA).

Você pode simular esse empréstimo sem sair de casa pelo site da CashMe!

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Conclusão

A compra de equipamentos para exames médicos é importantíssima para os empreendimentos em saúde. Sem esses itens, a empresa fica limitada no leque de serviços que pode oferecer, o que tem impacto nas suas estratégias de atração de clientes.

Por isso, é preciso que os empreendedores avaliem como cada exame contribuirá na rotina do empreendimento, investindo na compra daqueles que são essenciais.

Existem formas mais baratas de se conseguir capital para a compra dos equipamentos para exames médicos — e uma delas é o empréstimo com garantia de imóvel da CashMe.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade