Horários de funcionamento dos bancos no final do ano

Horários de funcionamento dos bancos no final do ano
ícone de calendario

Atualizado:
31/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
21/12/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

CashMe

CashMe


O funcionamento dos bancos no final de ano segue as recomendações do calendário de feriados federais e municipais. Os bancos fecham para o Natal (25/12), Réveillon (31/12) e no primeiro dia do ano (01/01). No dia 24/12, há atendimento ao público, mas com horário diferenciado. No restante do mês, o expediente segue normal. 

Saber como ficam os bancos no feriado é uma tarefa importante para programar pagamentos e não atrasar contas. Conhecer o calendário de dias úteis das agências facilita, por exemplo, evitar filas em vésperas de feriados e no recesso dos bancos. 

Cada instituição segue as orientações dos feriados federais oficiais previstos em calendário, além de algumas datas municipais para determinar o funcionamento dos bancos no final de ano. No site da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), você pode conferir a lista de feriados bancários previstos. 

Qual o horário de funcionamento dos bancos no final de ano?

Essas datas interferem no fechamento ou redução do horário de atendimento ao público. 

No final do ano, a situação não é diferente. Muitas pessoas se confundem quanto ao funcionamento dos bancos no natal, especialmente neste ano pandêmico. As alterações no expediente costumam ser avisadas em cartazes nas agências. 

Entretanto, você já pode agendar, pois, com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, o horário dos bancos segue normal no restante do mês – excluindo as cidades nas quais existem feriados municipais neste período.  

Qual horário dos bancos no dia 24 de dezembro?

No dia 24, véspera de natal, os bancos funcionam em horário reduzido e de acordo com o fuso horário de suas cidades. A cartilha do Banco Central do Brasil sobre atendimento bancário esclarece que no dia 24 de dezembro, assim como na Quarta-feira de Cinzas, os bancos precisam garantir pelo menos duas horas de atendimento ao público. 

Normalmente, o horário dos bancos no dia 24 de dezembro é das 9 horas às 11 horas da manhã nas cidades que estão no mesmo fuso horário de Brasília. Nos demais municípios, o funcionamento dos bancos na véspera do Natal costuma ser das 8 horas às 10 horas. 

Esse horário é referente ao expediente bancário de atendimento ao público e não se aplica aos caixas eletrônicos e correspondentes bancários.  

Que horas os bancos abrem no dia 26 de dezembro?

O funcionamento dos bancos no final de ano retorna ao normal após o Natal e segue assim até o Ano Novo. Portanto, os bancos abrem no dia 26 de novembro com expediente normal e seguem assim até o dia 30, quando param o atendimento ao público devido ao Réveillon.    

Quando os bancos entram em recesso no Ano Novo?

Um recesso maior acontece no Ano Novo. Nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, não há expediente bancário de atendimento ao público, com a possibilidade apenas de “operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques e outros papéis”, segundo a FEBRABAN. Nos dias anteriores e posteriores, o funcionamento dos bancos no final de ano é normal. 

Expediente bancário durante o recesso 2021

Dessa forma, o funcionamento dos bancos no final de ano para atendimento ao público fica da seguinte maneira:

  • 24 de dezembro: horário reduzido;
  • 25 de dezembro: fechado para atendimento ao público;
  • 26 a 30 de dezembro: atendimento normal;
  • 31 de dezembro: fechado para atendimento ao público;
  • 01 de janeiro de 2022: fechado para atendimento ao público.

Expediente bancário

Regiões Horário Local Horário de Brasília 
Estados com horário igual ao de Brasília-DF9h às 11h 9h às 11h 
Estados com diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília-DF8h às 10h 9h às 11h 
Estados com diferença de 2 hora em relação ao horário de Brasília-DF8h às 10h 10h às 12h 
Estados com diferença de 3 hora em relação ao horário de Brasília-DF7h às 9h 10h às 12h 

Como pagar contas com o funcionamento dos bancos no final do ano?

Saber o horário do atendimento ao público nas agências é importante para você que está acostumado a utilizar os serviços físicos. Como o último mês do ano costuma ser atribulado, o ideal é não deixar para frequentar bancos na última hora, pois a chance de se deparar com filas é bem grande. Se você tem alguma pendência que só pode ser resolvida na boca do caixa, programe-se! 

Se ela pode ser solucionada em outros canais de atendimento, considere recorrer ao aplicativo ou internet banking. Por lá, é possível agendar pagamento, fazer transferências e muitos outros serviços bancários que você precisará fazer em dezembro e nos primeiros dias do ano. 

Utilizar caixas eletrônicos ou um correspondente bancário também são alternativas, pois essas opções seguem funcionando normalmente.

Lembrando sempre que, boletos e contas de consumo com vencimento em dias de feriado podem ser pagos, sem nenhum juro ou taxas, no próximo dia útil. Considere contas de consumo serviços de água, energia, telefone, etc. 

Conclusão

O funcionamento dos bancos no final de ano segue o calendário de feriados federais e municipais. Nesse período, o expediente é normal, com exceção dos dias 25 e 31 de dezembro e do dia 01 de janeiro. Nessas datas não há atendimento ao público. Além disso, no dia 24 de dezembro o horário é reduzido para o período das 09h às 11h de Brasília. 

É possível checar o recesso dos bancos no site da FEBRABAN. Lá você tem acesso aos feriados bancários oficiais. Também é importante consultar as datas que não são consideradas dias úteis na sua cidade, pois elas podem afetar o horário de atendimento ao público nas agências.

Saber o horário de funcionamento dos bancos no final de ano é uma boa maneira de fugir de filas, garantir que as contas sejam pagas em dia ou de resolver suas pendências antes que o novo ano comece. A movimentação nas agências costuma ser maior nesse período e o atendimento ao público tende a ser mais procurado. Por isso, programe-se!

Uma alternativa para evitar esse cenário é realizar todas as tarefas possíveis por outros canais de atendimento como internet banking, aplicativos de celular, telefone, caixas eletrônicos ou correspondentes bancários. Se o seu boleto ou conta de consumo vence no dia de um feriado, lembre-se que ele pode ser pago sem juros ou taxas no seguinte dia útil. 

Usar as facilidades da internet é uma maneira de fugir das mudanças no funcionamento dos bancos no final de ano. A tecnologia permite até mesmo fazer empréstimo online rápido e com melhores condições de juros e pagamentos caso você tenha um imóvel quitado. Faça uma simulação online com a CashMe e conheça o empréstimo com garantia de imóvel!


CashMe

Escrito por CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.