O que é o INCC? Saiba como ele influencia no seu financiamento!

31 out 2023
4min de leitura

O INCC, ou Índice Nacional de Custos de Construção, foi criado em 1944 e se configura como um dos itens que fazem parte do Índice Geral de Preços (IGP). Os outros itens são o Índice de Preços ao Produtor Amplo e (IPA) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Nesse sentido, o INCC se apresenta como um dos mais importantes quando relacionado à construção civil.

O índice se relaciona com a construção civil por conta da oscilação dos valores de materiais e mão de obra durante a construção, já que a entrega das chaves pode demorar de dois a quatro anos. Inclusive, o INCC também influencia no financiamento.

Neste post, vamos explicar como funciona o Índice Nacional de Custos de Construção (INCC), suas modalidades e a sua relação com o financiamento. Assim, você poderá se preparar melhor para comprar o seu imóvel.

Continue a leitura!

Como o INCC funciona

O INCC é um índice usado para calcular os custos de uma construção, bem como suas variações. Ele é utilizado em todo o país com a intenção de ajustar os valores dos imóveis tomando como base o valor final da obra.

No início de um projeto, a construtora fica responsável por calcular um orçamento para ter uma base de quanto será gasto na obra. Nesse orçamento de obra estão inclusos alguns pontos como mão de obra dos funcionários e equipamentos.

Contudo, durante o processo de execução pode haver variações nos valores causadas por ajustes de mercado, por exemplo. Isso afeta a construtora e o seu planejamento, já que precisará gastar um pouco mais para construir.

O índice atua nesse momento para evitar prejuízos decorrentes da mudança de valores. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a instituição que monitora os números de forma mensal, além de ter suas determinações geridas pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).

As modalidades de INCC

O INCC não possui um tipo único, mas sim três. Eles servem para fazer a medição, se diferenciando pelo período da coleta de dados. São eles o INCC-M, INCC-10 e INCC-DI.

  1. INCC-M: os dados são levantados até o dia 20 do mês que deseja ser analisado, iniciando a partir do dia 21 do mês anterior;
  2. INCC-10: os dados são levantados tomando como referência os mesmos meses do INCC-M, mas iniciando no dia 11 do mês anterior e indo até o dia 10 do mês atual;
  3. INCC-DI: os dados são levantados sem haver comparações com meses anteriores. Aqui, a referência é apenas o mês em análise, do primeiro ao último dia.

Como o INCC é calculado?

O cálculo do INCC é feito tomando os dados de sete capitais do país:

  • Belo Horizonte,
  • Brasília,
  • Porto Alegre,
  • Recife,
  • Rio de Janeiro,
  • Salvador;
  • São Paulo.

Esses são os municípios utilizados como referência para o cálculo.

Assim, todas as construtoras das respectivas capitais cedem os dados dos valores à Fundação Getúlio Vargas para que ela possa fazer a média ponderada. Vale salientar que os materiais têm seus custos divididos entre estruturais, acabamentos e instalações.

O INCC se resume, portanto, à média ponderada feita a partir dos dados de orçamentos fornecidos por construtoras de sete capitais do Brasil.

O INCC no financiamento

Ao comprar um imóvel na planta, o comprador está financiando a obra da construtora. A partir dessa compra “antecipada”, os processos ficam divididos em dois momentos, sendo um deles antes e outro depois da entrega das chaves, no qual também é entregue o documento Habite-se.

O Habite-se se trata de um comprovante de que o empreendimento atende à todas as normas exigidas pela prefeitura.

Período de pré-entrega das chaves

Por conta do financiamento citado acima, todos os pagamentos são feitos para a construtora de forma direta enquanto a entrega das chaves não for feita. Nesses pagamentos, estão inclusos os reforços, as entradas e as parcelas.

Os valores a serem recebidos pela construtora até o momento da entrega das chaves costumam ser de 25% a 30% do valor total do imóvel, apesar de depender de cada caso.

Período de pós-entrega das chaves

Após a entrega das chaves, o financiamento do valor restante passa a ser de responsabilidade de uma instituição financeira. Também há a opção do valor ser quitado em uma parcela.

Dessa forma, o momento para quitar o INCC deve ser após a finalização da obra, mas antes da entrega das chaves. Conclui-se então que o impacto desse processo na venda se dá pelo valor da construção, já que ele é desconsiderado no momento da negociação.

O ponto positivo é que ele não acarreta cobrança de juros, ainda que seja como um saldo devedor por parte do proprietário.

Vale lembrar que o INCC pode ser cobrado apenas dentro do período de construção do empreendimento, pois esse é o período ao qual ele se relaciona.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Qual a função do INCC?

De forma geral, o INCC tem a função de garantir o poder de compra das construtoras, já que ele atua apenas na compra de imóveis vendidos na planta. Assim, os valores são protegidos no período entre o financiamento e a entrega do imóvel.

O INCC beneficia também o comprador do imóvel, já que ele garante que as construtoras poderão comprar materiais de qualidade. Outro ponto positivo é que os materiais ficam precificados em uma média, evitando uma inflação.

Agora que você já sabe o que é o INCC e como ele pode influenciar no seu financiamento, conheça todos os tipos de financiamento imobiliário e escolha o ideal para você economizar na compra do seu imóvel!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade