Saldo devedor: o que é, como funciona, como quitar?

17 out 2023
4min de leitura

Saber o que é saldo devedor e qual o valor que ainda precisa ser quitado é uma das informações mais importantes para quem possui um financiamento de longo prazo, seja da compra de imóveis ou veículos. Com esse valor, é possível se organizar financeiramente, além de analisar possíveis pagamentos antecipados para aproveitar os descontos e evitar os juros.

Além disso, se você precisa vender o bem adquirido no financiamento, você precisa quitá-lo primeiro. Por isso, saber onde consultar e como saber o saldo devedor é essencial para se organizar. Preparamos este post com as principais informações sobre o assunto, e se desejar saber mais, continue a leitura abaixo!

O que é saldo devedor e como funciona?

O saldo devedor é o valor que falta para quitar uma dívida. Por exemplo, se você fez o financiamento para comprar uma casa e depois de alguns anos precisa vendê-la, o saldo que falta para pagar o financiamento é o saldo devedor, acrescido de juros e encargos financeiros.

Ao contratar um empréstimo ou financiamento, você adquire uma dívida, mas se pagar as parcelas em dia, seu nome não será protestado. Caso haja a inadimplência do pagamento, você terá que pagar até a data limite do contrato, com juros, além da possibilidade de ter o seu nome negativado.

Se desejar, ainda pode antecipar o pagamento de algumas parcelas. Esse procedimento é conhecido como amortização extraordinária. Nesse caso, você consegue pagar com descontos. Entenda o que é amortização e como funciona nos empréstimos e financiamentos com Marina D’Aulisío, gerente comercial da CashMe, no vídeo abaixo:

Como saber o meu saldo devedor?

Para saber o seu saldo devedor, você pode entrar em contato com a instituição financeira. Alguns credores já disponibilizam essa informação no ambiente virtual, seja no site oficial ou via aplicativo. Além disso, você pode entrar em contato com a central de atendimento da instituição financeira, por ligação, para saber o seu saldo devedor.

O saldo devedor é calculado subtraindo o valor total da dívida das parcelas já pagas. Mas não é tão simples, pois existem os acréscimos de juros, encargos e amortização. Para entender o cálculo do saldo devedor, você deve saber qual a modalidade de amortização escolhida que pode ser: Tabela Price, a Tabela SAC, entre outras. Cada uma dessas modalidades é calculada de formas diferentes.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são as vantagens de quitar o saldo devedor?

A principal vantagem de quitar o saldo devedor é economizar em juros! Como dissemos anteriormente, quando você paga alguma parcela antecipadamente, você ganha descontos. Além disso, existem outras vantagens, como:

  • aumentar a pontuação do seu score;
  • você ter mais dinheiro para outros investimentos;
  • auxiliar na sua organização financeira.

Quais são as alternativas para quitar o saldo devedor?

Se a modalidade de amortização da sua dívida for SAC (sistema de amortização crescente), o valor das parcelas diminui com o tempo. Se for a Tabela Price, o valor das parcelas é fixo. Sabendo essa diferença, você consegue analisar qual a melhor opção para quitar o seu saldo devedor.

Empréstimo com garantia de imóveis

Se você possui um imóvel e pode oferecê-lo como garantia de empréstimo, a modalidade Home Equity (empréstimo com garantia de imóvel) é uma excelente opção. Como existe um imóvel como garantia do pagamento do empréstimo, a instituição financeira consegue praticar juros menores, prazo longo para pagamento, além de oferecer alto valor de crédito que pode chegar até 60% do valor do imóvel.

Esse crédito pode ser utilizado para qualquer finalidade, como quitar o saldo devedor, abrir um negócio, reformar seu imóvel e mais. O Home Equity não exige uma finalidade específica para o crédito oferecido.

Consórcio

O consórcio é uma das modalidades mais conhecidas pelos brasileiros e dispõe de diversos tipos para várias finalidades, como aquisição de bens ou serviços. Se você já participa de um algum tipo de consórcio, pode tentar negociar o resgate antecipado com a administradora, mas verifique as taxas e multas desse resgate. Outra possibilidade é dar um lance para aumentar as chances de ser contemplado com a carta de crédito.

Poupança e investimentos

Se você possui um valor guardado, investimentos ou as duas opções, analise a possibilidade de utilizar esses valores para quitar o saldo devedor. Faça comparações dos rendimentos dos seus recursos com opções disponíveis de linhas de crédito para saber qual é a mais vantajosa.

Uso do FGTS

Existem algumas linhas de crédito para quem possui saldo do FGTS de pelo menos 3 anos com contribuições ininterruptas. Faça a simulação dos empréstimos nas instituições financeiras e solicite o CET (Custo Efetivo Total). Além disso, é possível utilizar o FGTS para amortizar o financiamento. Verifique todos os requisitos para a utilização do FGTS antes de assinar qualquer tipo de contrato.

Agora que você já sabe o que é saldo devedor e como quitá-lo, continue navegando no nosso blog e confira também como solicitar um empréstimo de 150mil. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade