Confira os principais planos de internet empresarial

Confira os principais planos de internet empresarial
ícone de calendario

Atualizado:
04/10/2021

ícone de calendario

Publicado:
23/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Internet empresarial são os planos de internet destinados para CNPJ. Geralmente são pacotes que envolvem internet e telefone, mas que precisam ter capacidade para múltiplos acessos nas companhias.

Com a grande quantidade de operadores que existem no mercado hoje, pode ser complicado decidir qual é a melhor para a sua empresa. Além disso, é preciso estar atento ao que está incluso no plano, para evitar problemas operacionais no dia a dia da empresa, como queda de internet, por exemplo.

Para ajudá-lo a entender as opções que existem, como e quem pode contratar, separamos aqui os principais planos para que você possa escolher o seu.

Quem pode contratar internet empresarial

A maioria das operadoras só permite a contratação de internet empresarial com CNPJ. Nesses casos, é necessário ter, pelo menos, uma micro empresa.

Porém, há algumas exceções. A Claro NET, por exemplo, comercializa planos empresariais para CPF desde que seja para uso profissional.

Você pode contratar internet empresarial da mesma forma que contrata um residencial. Pode ser por telefone, pela internet ou, em alguns casos, nas lojas físicas das operadoras.

Mas fique atento, é possível encontrar preços diferentes em plataformas diferentes. E avalie também como escolher um plano de celular para sua empresa, caso necessário.

Tipos de internet empresarial

Existem muitas categorias de serviços que envolvem pacotes de internet. Suas variações dependem da velocidade, qualidade do sinal, quantidade de megas, entre outros.

É importante que, ao buscar pelo plano de internet empresarial, você compreenda as prioridades da empresa para entender qual é a melhor opção para você.

Para isso, é fundamental conhecer também as tecnologias disponíveis para fazer sua conexão e entender qual delas pode te atender melhor.

Internet via satélite

A internet via satélite é uma categoria de serviços para oferecer acesso à internet sem a necessidade de cabos, apenas através do sinal do satélite, muito utilizada em casos nos quais não existem outros meios de acesso.

Sua velocidade pode ser considerada alta, mas, devido a necessidade de uma antena, qualquer situação ambiente, ou um objeto pode “impedir” que os sinais sejam recebidos, causando interferências.

Internet a cabo

Ao contrário do satélite, a internet por cabo, como o próprio nome diz, funciona através da conexão dos cabos.

São comuns para ambientes domésticos, mas hoje já não necessita de uma linha telefônica, basta ter um modem.

Também possui um desempenho melhor para fazer downloads. Entretanto pode suportar poucos aparelhos funcionando ao mesmo tempo.

Internet via rádio

Utilizada através de um conjunto de antenas, mas de modo independente, as conexões estabelecidas podem gerar disponibilidade de internet para abranger vários aparelhos.

Entretanto, devido à dependência das ondas eletromagnéticas, podem gerar falhas constantes.

Fibra óptica

A internet por fibra óptica é a que possui melhor qualidade, pois garante mais velocidade (até 50 Gbps) e estabilidade. Pode ser monomodo (longo alcance) e o multimodo (curto alcance).

Atualmente, é o tipo de internet empresarial mais indicada no momento por conta da sua estabilidade, velocidade e qualidade.

4 operadoras de internet empresarial

A maioria das operadoras possui pacotes de internet empresarial bem diversos, que atendem tanto pequenas, médias quanto grandes empresas.

Os pacotes podem variar de 1 a 300 MB e a velocidade você pode escolher, de acordo com a quantidade de aparelhos que são utilizados ao mesmo tempo.

Hoje, são quatro, das grandes empresas do ramo, que trabalham com internet empresarial: Claro, Oi, TIM e Vivo. 

Cada uma oferece uma internet com vantagens diferentes, como podemos ver abaixo:

TIM Internet Empresas   

A TIM oferece para o mercado corporativo, o TIM Live. É uma internet banda larga, que utiliza fibra óptica para conectar o seu negócio. 

A fibra óptica acaba sendo uma das principais vantagens da TIM, já que não sofre interferências e garante mais estabilidade para sua conexão. O tamanho dos pacotes, são  outro grande benefício. São planos de 100 mega até 2 gigas. 

Mas apesar dos benefícios, o que pode pesar do outro lado da balança, é o preço. A internet empresarial da TIM, está entre as mais caras das cinco marcas disponíveis. 

O alcance de instalação também não é dos melhores. Atualmente, a TIM só atua com fibra óptica em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nas demais regiões, oferece internet via satélite.

Por isso, se você está buscando uma opção de internet empresarial mais econômica, a TIM não é a mais indicada. Mas, se tiver boas referências do serviço na sua região, é válido considerar adquiri-la.

Claro Internet Empresas 

A Claro também está no mercado de internet corporativa, e oferece a tecnologia NET em seus serviços. 

Ela não vende a internet empresarial separada do seu Combo corporativo, que também vem com NET Fone e ligações ilimitadas para todo o Brasil, fora o Wi-Fi grátis, mas só no maior plano disponível. 

No plano empresarial, a única internet disponível é a de 80 mega. É uma velocidade interessante para qualquer empresa, principalmente para quem compartilha o Wi-Fi com funcionários e clientes. 

Ou seja, se o seu negócio é um bar, lanchonete ou até mesmo uma empresa com, no máximo, 10 funcionários, talvez esse seja seu plano ideal. 

De modo geral, a Claro, traz uma boa internet. Se o Combo fizer sentido para você, é uma ótima opção para se considerar.  

Oi Internet Empresas

A Oi está entre as operadoras que mais oferece opções de internet empresarial.  Os planos variam entre 2 e 200 mega. 

Os planos têm valores interessantes também, por cobrarem preços na faixa das outras operadoras. 

Entretanto, fique atento, pois existe taxa de adesão e de cancelamento, caso não fique 12 meses com o plano da Oi. O valor da instalação só não é cobrado no pacote de 200 mega.

Outro ponto importante, é que a Oi só está presente em alguns estados. Em São Paulo, por exemplo, essa e muitas outras ofertas não estão disponíveis.

Vivo Internet Empresas

A Vivo oferece internet empresarial de duas maneiras, no Combo e por venda única. São 4 planos de internet diferentes, que variam muito entre si, quando analisamos as velocidades: 25, 50, 100 e 300 mega. 

O preço dos maiores planos, principalmente o de 300 mega, acaba sendo bem interessante. Ele tem o triplo de velocidade do plano anterior e um preço não muito maior. Porém, os planos inferiores acabam tendo um preço na média do mercado. 

Se achar interessante fechar com a Vivo, prefira o maior plano possível, ou até mesmo um Combo, que são as maiores vantagens para se ter uma internet rápida e gastando menos. 

Conclusão

Como você pode ver, existem opções de internet empresarial para os mais diversos tipos e tamanhos de empresa. Basta pesquisar, entender a sua necessidade e contratar a que faz mais sentido para você e seu negócio.

Mas lembre-se, além da pesquisa, que é uma etapa muito importante nesse processo de contratação, não deixe de analisar o melhor tipo de internet empresarial para sua empresa e também as regras dos planos das operadoras, pois algumas cobram taxa de adesão ou até por instalação. E isso precisa estar no seu planejamento financeiro.

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *