NR 8: saiba como aplicar a norma

NR 8: saiba como aplicar a norma
ícone de calendario

Atualizado:
08/02/2022

ícone de calendario

Publicado:
03/12/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


A NR 8 é a Norma Regulamentadora que rege as principais práticas que devem ser adotadas pelos empregadores da área de Edificações para proporcionar segurança na prática das atividades.

Trata-se de uma das normas regulamentadoras mais importantes na construção civil e por isso, se você atua na área de edificações, é fundamental que saiba como aplicá-la no seu canteiro de obras.

Não atentar-se para esta norma com a atenção devida implica em acidentes graves em uma área tão importante para o avanço do país, sem contar que pode implicar em processos trabalhistas e multas administrativas.

Conheça outras normas regulamentadoras e a sua importância

NR 1NR 2NR 3, NR 5NR 6, NR 7NR 9 e NR 10

O que é a NR 8

Assim como as outras normas regulamentadoras da construção civil, a NR 8 foi criada em 1978 com o objetivo principal de garantir o máximo de salubridade e segurança para os ambientes de trabalho. 

Sendo assim, as determinações estabelecidas pela NR 8 são obrigatórias e devem ser seguidas por qualquer empresa que possua empregados regidos pela CLT.

A NR 8 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos que, obrigatoriamente, devem ser observados nas edificações para que os trabalhadores tenham segurança e conforto.

É a NR 8 que define os parâmetros das condições de trabalho para que sejam seguras e confortáveis, mesmo em uma obra, onde é um ambiente onde tendem a prevalecer os riscos e perigos por conta de maior quantidade de sujeira, máquinas, materiais e funcionários circulando pelo local.

Logo, podemos entender que a NR 8 visa assegurar a qualidade das condições de trabalho para todos que trabalham em canteiros de obras, independente da atividade que exercem.

Principais requisitos exigidos pela NR 8

A NR 8 estabelece alguns requisitos referentes à altura do piso ao teto, circulação e proteção contra intempéries para garantir a qualidade da segurança durante o exercício das atividades dos trabalhadores nas edificações.

Conheça, então, os principais pontos exigidos pela NR 8 para assegurar a saúde e conforto dos trabalhadores.

Altura do Piso ao teto 

O primeiro requisito que a norma estabelece é referente à altura do piso ao teto, isto é, a altura mínima do pé-direito.

De acordo com a NR 8, os locais de trabalho devem ter pé-direito de acordo com as posturas municipais, atendidas as condições de conforto, segurança e salubridade, estabelecidas na Portaria 3.214/78.

Circulação

Em relação à circulação, a NR 8 determina que os pisos dos locais de trabalho não devem apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais. 

Assim, os pisos devem estar em perfeito estado de modo a proporcionar a circulação dos trabalhadores sem oferecer riscos de queda. 

Além disso, as aberturas nos pisos e nas paredes devem ser protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou objetos, portanto, devem ser corretamente sinalizadas. 

Os pisos, escadas e rampas devem oferecer resistência suficiente para suportar as cargas móveis e fixas, para as quais a edificação se destina. Assim, devem ser construídos de modo que seu dimensionamento ofereça resistência e segurança aos trabalhadores e as cargas a que são submetidas. 

As rampas e escadas fixas devem ser construídas de acordo com as normas técnicas oficiais e mantidas em perfeito estado de conservação. 

Nos locais onde houver perigo de escorregamento, deverão ser empregados materiais ou processos antiderrapantes, como fitas, tapetes ou pisos antiderrapantes. 

Os andares acima do solo devem dispor de proteção adequada contra quedas, de acordo com as normas técnicas e legislações municipais, atendidas às condições de segurança e conforto, como o guarda corpo.

Proteção contra intempéries

Aqui, a norma estabelece que as partes externas, bem como todas as que separem unidades autônomas de uma edificação, ainda que não acompanhem sua estrutura, devem, obrigatoriamente, observar as normas técnicas oficiais relativas à:

  • Resistência ao fogo;
  • Isolamento térmico;
  • Isolamento e condicionamento acústico;
  • Resistência estrutural e impermeabilidade.

Os pisos e paredes dos locais de trabalho devem ser, sempre que necessário, impermeabilizados e protegidos contra a umidade, pois os ambientes úmidos favorecem o surgimento de manifestações patológicas que podem comprometer a saúde dos funcionários.

As coberturas dos locais de trabalho devem assegurar proteção contra chuvas e também as edificações devem ser projetadas e construídas de modo a evitar insolação excessiva ou falta de insolação.

Cuidados ao aplicar a NR 8

A NR 8 determina que toda área de ocupação humana em um canteiro de obras deve seguir as premissas técnicas de segurança no ambiente de trabalho. Uma vez compreendida, o trabalhador poderá realizar suas funções de maneira segura e adequada.

Em uma edificação a diversidade de informações e profissionais, exige dos gestores muito esforço para que tudo seja executado corretamente, o que muitas vezes não acontece quando o assunto é segurança.

Imprevistos podem acontecer no dia a dia, mas quando o assunto é a segurança das pessoas, é importante que você tenha atenção redobrada.

Por isso, se você é o profissional responsável pela gestão em uma edificação bem como da equipe de obra, deve estar preparado para evitar a todo custo qualquer tipo de infortúnio no ambiente de trabalho.

Ao aplicar a NR 8 no canteiro de obras é importante estar atento aos pontos abaixo:

  • Analise a documentação da NR 8 na íntegra;
  • Se necessário, contrate profissionais para ajudá-lo a aplicar a NR 8;
  • Oriente todos os colaboradores sobre a norma, desta forma eles também ficam mais atentos aos pontos para cumpri-la;
  • Faça as adequações necessárias no canteiro de obras relacionados a circulação, altura do piso e proteção contra intempéries como a NR 8 exige.

Conclusão

Como vimos acima, a NR 8  é bem importante para manter a segurança no canteiro de obras. Por isso, se você trabalha no setor, leia a norma e se informe mais sobre como aplicá-la.

Lembre-se que a NR 8 tem como objetivo garantir a qualidade e a segurança das condições de trabalho de todos em canteiros de obras, independente da atividade que exercem.

Caso você precise de verba para aplicar a NR 8 no seu canteiro de obras, lembre-se que na CashMe você encontra empréstimo com garantia de imóvel com as menores taxas de juros do mercado. Para saber mais, faça uma simulação e veja as vantagens da CashMe!

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *