O que é ERP? Conheça os benefícios desse sistema de gestão

O que é ERP? Conheça os benefícios desse sistema de gestão
ícone de calendario

Atualizado:
23/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
23/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, conhecido também como sistema de gestão integrado. Trata-se de uma tecnologia que auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

O ERP é um sistema único que reúne e integra todas as funções essenciais de uma empresa, conectando as diferentes áreas e centralizando todas as informações.

Através dele você consegue ter uma visão ampla do seu negócio e controlar de perto o financeiro, comercial, estoque, relacionamento com os clientes, contabilidade e muito mais.

Parece muito bom para ser verdade, não é? Mas acredite, o ERP é uma tecnologia que garante inúmeros benefícios para os mais diversos tipos e tamanhos de empresa.

Para ajudá-lo a entender mais sobre o sistema, separamos aqui todas as informações que você precisa saber.

O que é ERP

Como dito acima, ERP vem de uma sigla em inglês, que significa Enterprise Resource Planning, e pode ser traduzido em português para Planejamento dos Recursos da Empresa. 

Dentro de uma organização, o ERP funciona como um sistema de gestão empresarial, que auxilia nos processos internos, automatizando operações manuais e transformando-as em processos de software, garantindo o armazenamento das informações em seu banco de dados.

O ERP tem como objetivo unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas, funcionando como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão.

Desta forma, ao invés de cada área possuir um software isolado, o ERP concentra todas as informações de forma integrada e inteligente, dando à empresa autonomia na execução de tarefas rotineiras e tornando a comunicação interligada. 

Com isso, as ações rotineiras dentro de uma organização, que podem facilmente se tornar árduas e com inúmeras falhas, tanto em relação a ruídos de comunicação que dificultam o fluxo de trabalho diário, como erros de contagem de caixa, cálculos de obrigações fiscais, estoque e folhas de pagamento, passam a ser consultadas e atualizadas quase que em tempo real e de forma automatizada. Pois, a implementação de uma ferramenta integrada é garantia de informações assertivas e sólidas para a empresa.

Tipos de ERP

Existem várias opções no mercado de ERPs, alguns são destinados a algum setor específico, como por exemplo construção civil, outros tem funcionalidades mais mais gerais e por isso atendem a diversos tipos de empresas.

Mas além disso, existem três tipos de ERP que você pode encontrar e é importante compreender antes de contratar essa tecnologia para o seu negócio. 

ERP on-cloud (nuvem)

Este modelo de software possui uma enorme garantia de eficiência, principalmente por se tratar de um ERP online, que pode ser acessado de qualquer máquina com internet, sem necessidade de instalação. 

É uma solução mais barata, em comparação ao ERP on-premise, com o diferencial de manter todas as informações armazenadas em nuvem e totalmente seguras, através de criptografia e diversos outros mecanismos confiáveis de segurança. 

ERP on-premise

Trata-se de uma opção que demanda uma certa infraestrutura tanto de ambiente físico quanto de investimento da empresa, já que é um sistema que precisa ser instalado nas máquinas para ser utilizado e possui um data-center alocado dentro da empresa para instalação e armazenamento dos dados. 

Além disso, é necessária uma manutenção periódica desse tipo de instalação, para aprimorar funcionalidades, atualização e personalização necessária.

ERP híbrido

Para empresas que desejam uma mistura de ambos para atender às exigências do seu negócio, há o modelo híbrido. Este é aquele em que alguns de seus aplicativos e dados ERP poderão estar na nuvem e outros on premise. Algumas vezes é chamado de ERP de duas camadas.

Vantagens e benefícios em usar um ERP

Agora que você já sabe o que é um sistema ERP, é importante entender quais são as principais vantagens de usar um software de gestão:

Otimização e automação de processos

Redução do tempo das atividades burocráticas realizadas pelos seus colaboradores com a automatização de tarefas e processos através da tecnologia de inteligência artificial, que permite simplificar e agilizar a realização das demandas com qualidade.

Gestão integrada e segurança dos dados

Todas as informações concentradas em uma única plataforma com total integração entre os setores e departamentos da sua empresa, além de total segurança dos dados e operações realizadas, que ficam armazenados em grandes bancos de dados criptografados, de acordo com os regulamentos da LGPD.

Redução de riscos e melhores tomadas de decisões

Ao obter os dados de qualquer área da empresa com rapidez e agilidade, você e sua equipe adquirem um maior poder de análise de qualquer risco ou falha nos processos em tempo real, com mais precisão e tempo para planejar os ajustes necessários. 

Além disso, com acesso rápido a informações confiáveis, a sua empresa sai na frente no mercado competitivo – o que permite fazer um bom planejamento financeiro empresarial e na tomada de decisões.

Redução de erros 

Com um sistema ERP, você diminui drasticamente os erros e falhas no gerenciamento de qualquer informação, principalmente pela integração de dados automática entre os módulos e setores, evitando também a duplicidade de lançamentos.

Gestão comercial

Muitos ERPs possuem uma plataforma de gestão comercial própria ou permitem a integração de outro aplicativo, o que é extremamente eficiente para analisar o desempenho das equipes comerciais, histórico de negociações, vendas concretizadas, além da possibilidade de avaliação da performance de um produto vendido ou serviço realizado.

Facilidade no faturamento de notas

A emissão de notas fiscais dentro de um ERP costuma ser um processo extremamente simples e rápido, pois, além de integrar-se aos módulos comercial e financeiro para conciliação dos dados de faturamento, as notas fiscais podem ser automaticamente enviadas ao cliente por e-mail, facilitando o seu dia a dia e também do financeiro dos seus clientes.

Conclusão

Como você pode ver, o ERP possui inúmeros benefícios para sua empresa. A integração entre áreas, a automatização de processos e a praticidade no acesso das informações faz com que o tempo de trabalho reduza muito. Além disso, o sistema oferece segurança no compartilhamento de dados, independente do tipo de ERP que você escolher.

E lembre-se, em um primeiro momento pode ser uma aquisição cara, mas com o tempo você perceberá a redução dos custos por conta da diminuição de tempo nos processos e também nos erros. Por isso, entenda isso como um investimento para sua empresa e não como uma despesa.

Antes de adquirir, pesquise as opções no mercado, planeje e avalie qual atende melhor as suas necessidades.

Se a contração de um ERP ainda não estava no seu planejamento financeiro e você não tem recursos para contratar ainda, não se esqueça que na CashMe você encontra empréstimos com imóvel de garantia e têm a menor taxa de juros e maior prazo para pagamento. Faça a simulação!

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *