Refin: como funciona e qual o impacto na sua saúde financeira

Refin: como funciona e qual o impacto na sua saúde financeira
ícone de calendario

Atualizado:
14/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
14/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Refin é uma solução fornecida pela Serasa Experian e aliada quando o assunto é contornar a inadimplência, que pode trazer uma série de consequências para sua vida pessoal e financeira: cobranças, descontrole das contas, problemas para usar produtos financeiros por causa da dívida acumulada.

Se você quer saber mais sobre o Refin, aqui vamos explicar como e por que a Serasa, a diferença entre ele e o Pefin e suas vantagens.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto:

O que é Refin

O Refin é um serviço do Serasa Experian, órgão de proteção de crédito, que funciona como um cadastro de pessoas físicas e jurídicas com débitos em bancos e instituições financeiras. Basta, por exemplo, não pagar um empréstimo pessoal ou a dívida do cheque especial para ingressar no Refin.

Uma empresa que atue no mercado de crédito pode acessar esse banco de dados do Serasa para consultar o histórico financeiro do cliente. Ou seja,  essas informações ajudam em decisões que podem preservá-las de negócios de risco, como emprestar mais dinheiro para alguém que já está inadimplente. 

Esse banco de dados também é alimentado por empresas do setor, que podem incluir pendências financeiras de seus clientes, além de prevenir negócios com maus pagadores.

Além de manter o histórico do cliente, o sistema também facilita a comunicação entre empresas e devedores, por meio da emissão de uma carta-comunicado. 

Esse documento chega ao devedor informando-o de seu débito em aberto, e dá instruções de como pagá-lo. Ele pode estar acompanhado de um boleto para quitar o saldo devedor ou de propostas de renegociação. 

Entenda a diferença entre Refin e Pefin

É muito fácil confundir Refin com Pefin, por isso é importante entender a diferença entre um e outro.

Assim como o Refin, o Pefin também é um cadastro onde consta o registro de indivíduos e empresas inadimplentes. A diferença é que esse banco de dados abrange áreas da economia variadas, como lojas de varejo, setor da indústria e de serviços. Aqui, não entra nenhuma informação relacionada a bancos ou financeiras.

No Pefin, empresas desses setores também podem se comunicar mais facilmente com clientes inadimplentes ou então apenas identificá-los antes de autorizar o parcelamento de uma compra ou até a liberação de um cartão de crédito de loja, por exemplo. Assim, acabam prevenindo novos “calotes” ao encontrar pendências financeiras de clientes no Pefin.

Importante entender também a diferença entre protesto e Refin

O protesto é um processo formal, feito obrigatoriamente em cartório, com o intuito de documentar a dívida de uma pessoa física ou jurídica. O objetivo com isso é poder tanto cobrar o débito quanto proteger legalmente o credor.

Para fazer isso, primeiramente, o empresário precisa avaliar detalhadamente o título e verificar se ele possui elementos necessários para executar um protesto — tendo, por exemplo, os documentos preenchidos corretamente, as assinaturas etc. 

Depois de avaliar tudo, ele deve se dirigir ao cartório e solicitar o protesto do título, para que, judicialmente, ele tenha direitos legais de comprovar a inadimplência e cobrar seu prejuízo.

Ou seja, o protesto é bem mais formal e burocrático, já que o processo de consulta e inclusão de dívidas no Refin é feito pela internet. No caso de quem quer comunicar um débito, basta inserir as informações no portal, que serão validadas pelo sistema da Serasa Experian.

Após a confirmação, o programa envia a carta-comunicado ao devedor, dando entre 5 a 10 dias para que ele entre em contato com o credor e resolva sua pendência. 

Se isso não for feito, a Serasa Experian adiciona o CPF ou CNPJ desse cliente em seu banco de dados, que passa a aparecer em todas as consultas feitas na sua rede.

Vantagens do Refin

Refin é uma ferramenta que otimiza o processo de cobrança de dívidas e ainda colabora para melhorar a relação entre clientes e empresas, poupando ambas as partes de burocracias e aborrecimentos. Conheça suas principais vantagens:

  • Redução de custos: o valor para incluir uma dívida no Refin é único e bem mais em conta do que comparado ao cartório;
  • Segurança: o Refin da Serasa Experian respaldam o negócio judicialmente caso ele precise comprovar os débitos;
  • Praticidade: essa é uma das maiores vantagens dessas soluções, já que é mais fácil localizar o cadastro do cliente e entrar em contato com ele, adotando um processo de cobrança mais preciso, seguro e simples, realizado pelo próprio sistema;
  • Abrangência: os produtos têm um grande alcance, uma vez que o banco de dados da Serasa Experian é muito amplo, chegando a atingir milhares de clientes;
  • Recuperação de crédito: em média, cerca de 50% das empresas conseguem recuperar dívidas não pagas com o Refin, devido à forma inteligente e precisa como são feitas as cobranças.

As ferramentas de cobrança modernas apresentam resultados expressivos quando o assunto é resolver o problema da inadimplência. 

Na busca por resolver esse desafio e recuperar dívidas em aberto, é importante você se informar sobre esses recursos e como eles podem colaborar para a saúde financeira de uma organização.

Por isso, o Refin é uma solução que merece ser considerada. Elas otimizam as cobranças e aproximam credores e devedores, permitindo que a situação seja resolvida de forma mais efetiva, rápida e prática.

Conclusão

Como você pode ver, o Refin é uma solução intermediária ao protesto que pode ser benéfica, seja você o empresário que precisa cobrar ou o credor que deve para a empresa.

A solução da dívida através do Refin é bem mais simples de resolver. Além disso, o fato de tudo ser feito de forma online, garante a você mais comodidade, praticidade e agilidade.

E lembre-se, se você tem dívidas e ainda não sabe como pode pagá-las a CashMe pode te ajudar. Aqui você encontra empréstimo com garantia de imóvel com o maior prazo para pagamento e a menor taxa do mercado.

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *