oportunidade de negócio

Oportunidade de negócio: Um guia para quem deseja empreender em 2023

3 mar 2022
18min de leitura

A crise econômica no Brasil fez com que milhões de brasileiros buscassem por uma oportunidade de negócio para ter renda extra ou uma nova profissão. Com a epidemia do coronavírus, o número de pequenos negócios e registros de MEI aumentaram em 19%.

Uma das resoluções que muitas pessoas fazem para o seu ano é a de abrir o próprio negócio. Agora, em 2023, há diversas oportunidades de negócios para quem deseja empreender em negócios mais lucrativos. 

Atualmente, deve-se levar em consideração que vivemos o “novo normal”. Devido ao distanciamento social e às mudanças que aconteceram devido a Covid-19, a maioria dos negócios se tornou digital. A pandemia mudou muito a forma como as pessoas consomem produtos e serviços.

Este guia apresenta uma lista de ideias para novos negócios que podem ser realizados em 2023 e ajudá-lo a ter muito sucesso. Confira!

O que é e como identificar uma oportunidade de negócio?

Uma oportunidade de negócio se refere à uma ocasião ou uma oportunidade de iniciar uma ideia de negócio, entrar em um novo setor de trabalho ou lançar um novo produto no mercado. Um bom exemplo de oportunidade de negócio é quando uma necessidade é identificada em um mercado insatisfeito.

O conceito de oportunidade de negócio está sempre presente no mercado empresarial. Trata-se de aproveitar uma necessidade do consumidor, satisfazer uma demanda ou apresentar um novo serviço ou item no mercado que se destaque por seu potencial inovador.

Encontrar uma oportunidade de negócio requer paciência e bastante atenção às novidades do mercado. Assim como é preciso cautela enquanto se espera por esse momento, você também precisa agir rapidamente assim que essa ideia surgir para sair na frente de seus concorrentes. Aproveitar o momento certo evitará, acima de tudo, a falência do negócio.

A definição de oportunidade de negócio está se tornando cada vez mais popular graças aos empreendedores que decidem lançar suas ideias ou propostas de negócios.

Como identificar uma oportunidade de negócio

Identificar as oportunidades de negócios não é uma tarefa fácil, mas é necessária. Existem diferentes formas de identificar aquelas que nos permitem avançar com nossa nova empresa ou novos produtos que são desenvolvidos.

Alguns pontos que você precisa incluir no seu planejamento para uma oportunidade de negócios são

  • Reconhecer necessidades: sempre haverá necessidades essenciais como saúde ou alimentação, mas também haverá novas que não serão tão importantes, mas que ajudarão a atender as demandas do usuário.
  • Identificar complicações: as oportunidades de negócios também surgirão com a detecção de necessidades decorrentes de problemas no dia a dia das pessoas.
  • Adaptar-se às mudanças: o mercado muda de um dia para o outro, modificando tanto os desejos, necessidades, hábitos, costumes e modas dos consumidores. Isso exigirá estar atento às mudanças e também ao comportamento do consumidor.
  • Pistas sobre oportunidades de negócios: em nosso ambiente existem empreendedores, fornecedores e clientes que podem dar incríveis ideias para nós quando se trata de oportunidades de negócios. Ser, em muitos casos, um especialista em um determinado setor pode revelar quais produtos estão em falta, os meios para obter os melhores preços, etc.

Como tornar minha oportunidade de negócio real?

Idealmente (e para você ter sucesso em sua oportunidade de negócio), sua ideia de negócio perfeita deve consistir em três coisas:

  • Deve ser algo que você gosta de fazer,
  • Deve ser algo em que você é bom , e
  • Deve ser algo que está em demanda (ou seja, as pessoas pagariam).

Para ajudá-lo a começar, criamos uma tabela que ajuda a classificar a sua ideia de negócio para criar um planejamento melhor para seu investimento. A classificação de cada ideia é feita da seguinte forma:

CategoriaAlcanceDescrição
Tipo de NegócioOn-line ou off-lineEsta oportunidade está disponível no mundo real ou no digital?
InvestimentoCusto baixo ou altoQuanto custa para começar este negócio?
Potencial de ganhosValor baixo ou altoQuanto você pode realisticamente esperar ganhar?

Planeje-se com um Business Canva

O modelo Business Canva foi proposto por Alexander Osterwalder com base em seu livro anterior: Business Model Ontology. Ele descreve nove segmentos que formam os blocos de construção do modelo de negócios. 

O Business Canvas reflete sistematicamente o seu modelo de negócios, para que você possa se concentrar em seu modelo de negócios segmento por segmento. Isso também significa que você pode começar apenas colocando suas ideias para oportunidade de negócios, preenchendo os segmentos da sua mente primeiro e depois trabalhando nos segmentos vazios para fechar as lacunas. 

Modelo Business Canva

A lista a seguir com perguntas ajudará você a fazer um brainstorming e comparar diversas variações e ideias para sua próxima inovação de modelo de negócios.

Cada um dos quadros representa uma seção do seu negócio que deve ser preenchida. 

  1. Parceiros Chave
  • Quais são seus principais parceiros/fornecedores?
  • Quais são as motivações para as parcerias?
  1. Atividades Chave
  • Quais atividades-chave sua proposta de valor exige?
  • Quais atividades são mais importantes nos canais de distribuição, relacionamento com clientes, fluxo de receita…?
  1. Proposta de valor
  • Qual valor central você entrega ao cliente?
  • Quais necessidades do cliente você está satisfazendo?
  1. Relacionamento
  • Que relacionamento o cliente-alvo espera que você estabeleça?
  • Como você pode integrar isso ao seu negócio em termos de custo e formato?
  1. Segmento de clientes
  • Para quais classes você está criando valores?
  • Quem é o seu cliente mais importante?
  1. Recursos Chave
  • Quais recursos-chave sua proposta de valor requer?
  • Quais recursos são mais importantes nos canais de distribuição, relacionamento com clientes, fluxo de receita…?
  1. Canais
  • Por quais canais seus clientes desejam ser alcançados?
  • Quais canais funcionam melhor? Quanto custam? Como eles podem ser integrados às suas rotinas e de seus clientes?
  1. Estrutura de custos
  • Quais são os maiores custos no seu negócio?
  • Quais recursos/atividades-chave são mais caros?
  1. Fonte de Receita
  • Por qual valor seus clientes estão dispostos a pagar?
  • O que e como eles pagaram recentemente? Como eles preferem pagar?
  • Quanto cada fluxo de receita contribui para a receita geral?
Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

As melhores oportunidades de negócios para 2023

Se você estiver pronto para administrar seu próprio negócio, considere qualquer uma dessas áreas para ter muito sucesso em sua jornada. Uma vez que o seu plano de negócios esteja pronto, essas oportunidades podem ajudar você a ter um negócio inovador e rentável.

1. Consultoria

Se você é conhecedor e apaixonado por um tópico específico (como negócios, redes sociais, marketing, recursos humanos, liderança ou comunicação), a consultoria pode ser uma opção lucrativa. Você pode iniciar um negócio de consultoria por conta própria, depois expandir seus negócios e contratar outros consultores ao longo do tempo.

2. Revenda online

Os apaixonados por roupas e/ou vendas podem considerar iniciar um negócio de revenda online. Embora exija tempo e dedicação – e atenção à moda – você pode começar como um negócio paralelo e se transformar em um negócio de revenda em tempo integral. Você pode começar usando sites de lojas online ou até criar um Instagram para Negócios e vender suas roupas e depois expandir para seu próprio site de revenda.

3. Ensino on-line

A demanda por educação online abriu possibilidades para empreendedores. Como este é um empreendimento online, você pode escolher qualquer assunto sobre o qual tenha conhecimento e ministrar um curso, independentemente da sua localização. Se você não possui conhecimento avançado em nenhum assunto específico, considere ensinar inglês como língua estrangeira online para estudantes no exterior.

4. Escrituração online

Assim como na educação, a tecnologia permite que muitos serviços de contabilidade sejam realizados online. Se você é um contador ou guarda-livros que deseja a liberdade e autonomia de administrar seu próprio negócio, aproveite a tecnologia moderna para iniciar seu próprio serviço de escrituração online. Você poderá auxiliar clientes, principalmente os que lidam com imóveis.

5. Desenvolvimento de aplicativos

Se você tem conhecimento e experiência em tecnologia, pode considerar uma carreira no desenvolvimento de aplicativos. Os smartphones são um acessório diário para muitos americanos, o que aumentou a demanda por aplicativos móveis. Da mesma forma, o software de realidade virtual se tornou popular nos últimos anos, então também há uma demanda por desenvolvimento de aplicativos de Realidade Virtual. 

6. Serviço de transcrição

Se você tiver um bom ouvido e puder digitar rapidamente, um serviço de transcrição permitirá que você trabalhe em casa com um horário flexível. Geralmente, você recebe um arquivo de áudio que deverá ser transcrito em texto. Jornalistas, professores, consultores e coaches podem ser os principais clientes, uma vez que eles precisam transformar seu conteúdo em voz em textos para os consumidores.

7. Organizador profissional

Procurando uma ideia de negócio que possa realmente despertar alegria? Organizadores profissionais, como Marie Kondo, ajudam as pessoas a se organizar e minimizar para ganhar a vida. Em uma era de materialismo, muitas pessoas estão desesperadas para reduzir o tamanho e assumir o controle de suas posses. O minimalismo está se tornando extremamente popular, mas as pessoas geralmente acham difícil se desfazer de coisas que possuem há muito tempo. Parte de ser um organizador profissional é ajudar os clientes a desenvolver um sistema de downsizing.

Se você é uma pessoa altamente organizada que gosta de tornar os espaços funcionais e confortáveis, pode ser bom treinar outras pessoas a fazer o mesmo. As pessoas vão te pagar para ajudá-las a criar um método de minimizar suas posses e manter um espaço organizado. Para promover seu negócio, pergunte se seus clientes permitem que você tire fotos antes e depois das áreas de suas casas que você organizou e use-as para criar um portfólio que você pode colocar nas mídias sociais para atrair mais clientes.

8. Redator freelancer ou produtor de conteúdo

Se você tem uma boa relação com as palavras, sabe escrever bem e possui um pouco de conhecimento em marketing, pode encontrar uma oportunidade de negócio sendo um redator freelancer ou produtor de conteúdo. 

Se você escreve blogs, conteúdo da web ou comunicados de imprensa, muitas empresas pagarão por seus serviços. Aumente seu valor usando o conhecimento de SEO, uma técnica utilizada para deixar seu conteúdo bem posicionado nos motores de busca, como o Google, para ajudar os clientes a criar uma estratégia em torno de palavras-chave específicas que seu público-alvo já está usando em suas pesquisas online. 

9. Marketing Digital

A importância da internet cresce a cada dia que passa, mas também se torna mais difícil para as empresas superar a desordem online e se comercializar adequadamente. Os serviços de marketing digital estão sempre em demanda, e muitas empresas de pequeno e médio porte preferem terceirizá-los do que estabelecer uma equipe interna cara. 

Se você tem experiência em SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, publicidade paga por clique, desenvolvimento web ou gerenciamento de mídia social, pode aproveitar uma oportunidade de negócio que lhe permite a liberdade de trabalhar em casa.

O marketing digital é uma parte importante de qualquer marca, portanto, você precisará responder aos desenvolvimentos nas estratégias de marketing de seus clientes. O gerenciamento de mídia social envolve observar comentários e mensagens o tempo todo, não apenas agendar postagens com uma mentalidade de definir e esquecer. 

Se você gosta de criar estratégias e implementar planos de marketing meticulosamente, o marketing digital pode ser o negócio certo para você. Você também pode considerar se tornar um afiliado, que é outra forma de marketing digital.

10. Serviços de jardinagem

Durante a pandemia, diversas pessoas passaram a investir nos cuidados com o jardim e as plantas. Se você aprendeu desde cedo como manter e cuidar bem das plantas, essa oportunidade de negócios é para você.

Para muitos, cuidar do jardim é incômodo, mas para alguns, oferece uma sensação de paz e serenidade. Trabalhar ao ar livre pode ser uma experiência gratificante e, como muitas pessoas acham o trabalho tedioso, também pode ser lucrativo.

Os serviços de jardinagem exigem pouco mais do que alguns equipamentos básicos, um carro e talvez alguns funcionários, dependendo de quantos clientes você tem e do tamanho dos trabalhos. 

Você pode transformar um pequeno serviço de jardinagem em uma empresa de paisagismo completa, oferecendo serviços premium e estabelecendo uma reputação como uma marca que faz um trabalho completo com um sorriso. Se você gosta de trabalhar ao ar livre e criar paisagens elegantes, este pode ser o negócio para você.

11. Motorista de aplicativo

Aplicativos de compartilhamento de viagens, como Uber e InDriver, permitem que as pessoas iniciem atividades paralelas que pagam bem e exigem pouco mais do que a disposição de levar as pessoas aos seus destinos..

Os motoristas de aplicativo têm a independência de um pequeno empresário sem a pesada carga de trabalho necessária para gerenciar a logística nos bastidores. Se alguma das outras ideias de negócios parecer exigir muito esforço ou capital inicial, o compartilhamento de caronas pode ser a maneira de mergulhar no mundo do empreendedorismo.

12. Design gráfico

Grandes empresas, pequenas empresas e proprietários individuais precisam de materiais promocionais atraentes, mas nem todo mundo tem olho para o que parece ser bom. 

Se você tem uma veia artística e sabe como organizar o conteúdo em um formato visualmente agradável , inicie um negócio de design gráfico para fornecer folhetos, anúncios digitais, pôsteres e outros materiais visuais atraentes. O design gráfico requer poucas ferramentas físicas além de um laptop e uma mesa.

13. Dropshipping

Nem todas as empresas que vendem mercadorias as armazenam no local. No dropshipping, as pessoas que administram sites de comércio eletrônico recorrem a terceiros para atender todos os pedidos. 

O terceiro é provavelmente um varejista atacadista ou outra entidade que administra uma operação de armazenamento e expedição. O inventário mínimo e as ferramentas necessárias para o dropshipping o tornam uma ideia de inicialização especialmente excelente se você estiver preocupado com custos indiretos e espaço físico.

14. Cuidados com animais de estimação

Ser babá de animais de estimação está cada vez mais em alta nos últimos tempos, principalmente devido ao aumento de adoção de pets. Como cuidador, você cuidará dos cães, gatos ou outros animais de estimação de seus clientes em sua casa, certificando-se de alimentá-los, dar-lhes água, brincar com eles, passar tempo com eles e (com cães) passear com eles como precisarem. 

Você também precisará atualizar regularmente seus clientes sobre como seus animais de estimação estão.

Se você tem outras fontes de renda que não exigem nada mais do que uma conexão com a internet e um laptop, o pet sitting pode ser uma ideia especialmente adequada para pequenas empresas. 

15. Vender produtos artesanais

Se você sempre gostou de criar e construir coisas quando criança, vender produtos artesanais pode ser uma boa fonte de renda e oportunidade de negócio

Há uma infinidade de produtos que você pode criar, investindo pouco e com alto retorno financeiro. Desde perfumaria até produtos alimentícios. Por exemplo: velas aromáticas, sabonetes, perfumes para ambientes, pães, doces, salgados, bijuterias, cosméticos veganos, entre outros.

Atualmente, muitas pessoas preferem consumir produtos artesanais por ter um valor único, ser diferente dos produtos de maior destaque dos grandes comércios e, acima de tudo, a forma como se relacionam com os clientes.

16. Comércio eletrônico

Assim como a ideia do dropshipping, ter um comércio eletrônico também é uma oportunidade para o seu negócio. Nele você pode vender seus produtos ou adquirir produtos terceiros para comercializar. Os consumidores aumentaram o consumo de compras online devido a pandemia, de modo que buscasse por produtos em diversos e-commerces.

Para realizar as vendas é preciso escolher uma plataforma de comércio eletrônico, carregar e adicionar as informações do produto à sua loja, selecionar um tema e criar as páginas da web, definir as configurações de imposto e frete e testar as funcionalidades de carrinho e formas de pagamento. 

17. Desenvolvimento web

Se você tem conhecimento em desenvolvimento e conhece as linguagens de programação, pode começar desenvolvendo sites para pequenos, médios e grandes negócios. Os desenvolvedores são necessários para trabalhos mais personalizados, uma vez que novas empresas estão sempre procurando desenvolvedores profissionais.

Todo desenvolvedor web deve ter habilidades básicas de codificação em linguagens de computador como HTML, CSS e JavaScript. 

18. Influenciador digital 

As redes sociais transformaram a forma como todos consumimos conteúdo diariamente. Nas redes sociais, os consumidores estão cada vez mais recorrendo aos influenciadores de nicho para obter opiniões sobre determinado produto.

Para quem consegue ter uma base de fãs grande, é possível fechar parcerias com algumas marcas de acordo com o seu nicho. No entanto, ser influenciador demanda maior nível de dificuldade, pois é preciso saber como influenciar na decisão de compra dos seguidores e fazer com que sejam bem engajados.

Necessário que o usuário estude e pratique diariamente técnicas de marketing digital, oratória e criatividade para ser reconhecido neste ramo.

19.  Analista de Dados

Os negócios online precisam ser orientados por dados para tomar decisões mais assertivas. Analistas de dados talentosos, que entendam de Business Intelligence (B.I), Big Data e desenvolvem insights acionáveis, estão em alta demanda. Se você é ótimo em processar números e tem conhecimento suficiente de marketing digital, esse negócio é para você. 

O setor de analistas de dados também oferece bons salários para empregos em período integral. Depois de desenvolver sua experiência em análise de dados, você pode encontrar trabalhos de análise de dados remotos em diversas plataformas freelancer.

20. Investir em Criptomoedas e NFT

Se o seu dinheiro está sem uso nos bancos e lhe rendendo juros mínimos, então você pode considerar investir em esquemas mais lucrativos, porém de alto risco. Os conceitos de criptomoeda e tecnologia blockchain se tornaram a cara das finanças digitais no momento.

As criptomoedas são uma moeda digital ou virtual protegida por criptografia, o que faz com que ela se torne quase impossível de ser falsificada. Muitas criptomoedas são redes descentralizadas baseadas na tecnologia blockchain. 

As NFTs fazem parte de uma nova tendência mundial e, principalmente, no mercado de criptomoedas. NFT (Tokens não fungíveis), transformam obras de arte digitais e outros itens colecionáveis ​​em ativos únicos e verificáveis ​​que são fáceis de negociar no blockchain.

Os NFTs, por outro lado, são únicos e não são mutuamente intercambiáveis, o que significa que não há dois NFTs iguais.

Como saber se o negócio é lucrativo?

Se obter lucro é sinônimo de sucesso, saber se o negócio é rentável é o que faz um empreendedor colocar na balança a sua decisão de negócio. É importante que qualquer pessoa que deseje começar a empreender entenda que há diversos fatores que envolvem saber se o negócio é lucrativo ou não. 

Alguns indicadores podem ajudar a tomar melhores decisões para o negócio e evitar que sua empresa vá à falência.

Faturamento real

É o indicador decisivo para saber se o seu negócio é próspero. Ter o controle sobre o faturamento e entender o ganho bruto antes de ser descontado dos pagamentos com as despesas até chegar ao valor líquido de caixa é primordial. 

Despesas 

É importante ser organizado para saber sobre todas as despesas que o negócio gera, a fim de não operar no vermelho. Sendo assim, é essencial para o negócio ser rentável e com maiores taxas de lucro.

Importante: não esqueça de manter a qualidade na produção de produtos ou na prestação de serviços, afinal você tem uma oportunidade de negócio que atrai novos clientes e fideliza os antigos.

Lucro

Se o seu faturamento e a contenção de despesas está bem administrado, é hora de saber qual o seu lucro. A fórmula é simples: subtrai os custos operacionais das receitas obtidas e você terá o lucro do negócio.

Caso o saldo seja negativo, não se assuste! Isso significa que ainda não foi atingido o equilíbrio de rentabilidade, mas que pode ser conquistado em certo espaço de tempo. Se for positivo, pode continuar com o seu negócio, pois ele está no caminho certo. 

Por isso, utilize o Business Canva apresentado no texto para que auxilie você na construção do negócio e a não ter nenhum tipo de surpresa no futuro.

Conclusão

Encontrar uma oportunidade de negócio pode não ser simples, mas exige disciplina e olhar atento ao que está repercutindo na sociedade. É importante ter um plano de negócio concreto e que seja um guia para o sucesso de sua empresa. 

A nossa lista apresenta algumas ideias de investimento para você realizar em 2023. Se você tem o sonho de aproveitar uma  oportunidade de negócio em 2023, considere uma das ideias ou faça uma busca começando pela pergunta: “O que eu não tenho e gostaria que existisse?”. Essa pergunta pode ajudar a encontrar o seu negócio lucrativo.

Nosso conteúdo te ajudou ou pode ajudar alguém que você conheça? Então comente e compartilhe em suas redes sociais.

4/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Um pensamento sobre “Oportunidade de negócio: Um guia para quem deseja empreender em 2023

  1. Avatar
    DILSON DIVINO DE OLIVEIRA diz:

    Bastante importante o conteudo publicado, da uma ampla visao de negocios que podemos optar e ou abrir novos horizontes.

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade