portabilidade de dívidas

Portabilidade de dívida: como funciona e quando vale a pena fazer

2 maio 2023
14min de leitura

A portabilidade de dívida é uma forma de ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata, como, por exemplo, quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que os concorrentes.

A portabilidade de dívida é um recurso financeiro que tem atraído a atenção de muitos brasileiros que desejam diminuir suas despesas e melhorar a gestão de suas finanças. Essa opção permite que um cliente transfira uma dívida de uma instituição financeira para outra, que ofereça condições mais vantajosas, como juros mais baixos e prazos mais longos para pagamento. 

Essa operação pode ser uma alternativa interessante para quem busca economizar dinheiro, reduzir o valor das parcelas e conseguir melhores condições de pagamento. Neste texto, iremos explorar os principais aspectos relacionados à portabilidade de dívida, como os benefícios, as dívidas que podem ser transferidas, como saber se é vantajoso fazer a portabilidade, os custos envolvidos e os riscos. 

Se você está pensando em optar pela portabilidade de dívida, continue lendo este post para saber tudo o que precisa sobre o assunto!

O que é portabilidade de dívida?

Conforme mencionado no início do texto, a portabilidade de dívida é a possibilidade de transferir uma dívida de um banco ou instituição financeira para outra. Isso significa que você pode trocar uma dívida cara, com juros altos, por uma dívida mais barata, com juros menores, em outra instituição financeira. Esse processo é semelhante à portabilidade de um número de telefone, em que o cliente pode mudar de operadora e manter o mesmo número.

A portabilidade de dívida foi criada em 2013 pelo Banco Central, quando foram criadas regras para que este tipo de operação pudesse ser realizado. A partir deste desenvolvimento criou-se uma série de oportunidades para bancos e usuários, permitindo, principalmente, a captação de novos clientes e a oportunidade de buscar menores taxas de juros para o seu financiamento.

No caso da portabilidade de dívida, a ideia é que o cliente possa migrar sua dívida de um banco ou financeira para outro que ofereça uma condição mais favorável, de forma a pagar menos juros e, assim, reduzir o valor das parcelas. 

Para isso, o cliente precisa solicitar a portabilidade junto à instituição onde sua dívida está vinculada e apresentar as informações sobre a nova instituição para onde deseja transferir a dívida.

É importante ressaltar que nem todas as dívidas podem ser objeto de portabilidade, como é o caso das dívidas vinculadas a garantias reais, como hipotecas e alienações fiduciárias. Além disso, é fundamental que o cliente faça uma análise cuidadosa das condições oferecidas pela instituição para onde pretende transferir sua dívida, para ter certeza de que a portabilidade é, de fato, uma opção vantajosa.

Quais dívidas podem ser trocadas?

Sabendo que ao optar pela portabilidade de dívida, é importante que o cliente saiba quais tipos de dívida podem ser trocadas e que nem todas podem ser objeto de portabilidade, é fundamental entender quais são as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.

Em geral, as dívidas que podem ser transferidas por meio da portabilidade são aquelas vinculadas a contratos de crédito, como empréstimos pessoais, crédito consignado, financiamentos de veículos e financiamento de imóveis, entre outras. No entanto, é importante lembrar que algumas dívidas não podem ser portadas, como é o caso das dívidas vinculadas a garantias reais, como hipotecas e alienações fiduciárias.

Por exemplo, se você possui um imóvel financiado e deseja transferir a dívida para a CashMe, você pode! Visto que a CashMe faz o intermédio com os bancos que fazem parte do acordo ABECIP: Banco do Brasil, Bradesco, Banco Pan, Banrisul, Citibank, HSBC, Itaú, Poupex e Santander. 

Além disso, é fundamental que o cliente avalie as condições oferecidas pela nova instituição financeira antes de optar pela portabilidade. É possível que a nova instituição não ofereça condições tão favoráveis quanto a instituição atual, ou que a transferência da dívida não seja possível por alguma razão.

Vale ressaltar que, em alguns casos, é possível optar pela portabilidade de dívidas de diferentes tipos, como, por exemplo, transferir um financiamento de veículo e um empréstimo pessoal para a mesma instituição financeira. No entanto, é importante avaliar as condições de cada dívida de forma separada e verificar se a transferência é realmente vantajosa em cada caso.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são os benefícios da portabilidade de dívida?

A portabilidade de dívida é uma opção que pode trazer diversos benefícios para os clientes que desejam trocar suas dívidas de instituição financeira. Conhecer esses benefícios pode ajudar o cliente a avaliar se a portabilidade é uma opção vantajosa para sua situação financeira. Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios da portabilidade de dívida:

  • Redução da taxa de juros: ao transferir a dívida para uma instituição financeira que ofereça juros mais baixos, o cliente pode reduzir o valor total da dívida e, consequentemente, o valor das parcelas. Isso pode trazer um alívio financeiro significativo e permitir que o cliente tenha mais folga no orçamento.
  • Aumento do prazo de pagamento: em alguns casos, a nova instituição financeira pode oferecer um prazo de pagamento maior do que o da instituição atual. Isso pode reduzir o valor das parcelas e permitir que o cliente tenha mais tempo para quitar a dívida.
  • Melhores condições de pagamento: além da redução da taxa de juros e do aumento do prazo de pagamento, a nova instituição financeira pode oferecer outras condições mais favoráveis, como isenção de tarifas e taxas, flexibilidade para renegociar a dívida, entre outras.
  • Possibilidade de trocar várias dívidas: é possível transferir diversas dívidas para a mesma instituição financeira, o que pode facilitar a administração das finanças pessoais e reduzir os custos com juros e taxas.
  • Possibilidade de escolher a melhor opção: ao avaliar as opções disponíveis no mercado, o cliente pode escolher a instituição financeira que ofereça as melhores condições de pagamento para sua situação financeira.

É importante lembrar que, antes de optar pela portabilidade de dívida, é fundamental avaliar todas as condições oferecidas pela nova instituição financeira e compará-las com as da instituição atual. Em alguns casos, a portabilidade pode não ser vantajosa, e o cliente pode acabar pagando mais do que pagaria na instituição original. Portanto, é fundamental analisar todas as opções com cuidado e tomar uma decisão consciente e informada.

Como saber se a portabilidade de dívida é vantajosa para mim?

A portabilidade de dívida pode ser uma opção interessante para quem deseja trocar suas dívidas de uma instituição financeira para outra, buscando condições mais favoráveis de pagamento. 

No entanto, antes de optar pela portabilidade, é importante avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens dessa opção, a fim de saber se ela é vantajosa para sua situação financeira. 

A seguir, apresentamos algumas vantagens e desvantagens que podem ajudar nessa avaliação.

Vantagens

  • Redução dos juros: ao transferir a dívida para uma instituição financeira que ofereça juros mais baixos, é possível reduzir o valor total da dívida e, consequentemente, o valor das parcelas. Isso pode trazer um alívio financeiro significativo e permitir que o cliente tenha mais folga no orçamento.
  • Melhores condições de pagamento: a nova instituição financeira pode oferecer outras condições mais favoráveis, como prazos mais longos, isenção de tarifas e taxas, entre outras.
  • Facilidade na gestão financeira: ao centralizar todas as dívidas em uma única instituição financeira, o cliente pode facilitar a gestão de suas finanças e reduzir os custos com juros e taxas.

Desvantagens

  • Cobranças de taxas e tarifas: em alguns casos, a nova instituição financeira pode cobrar taxas e tarifas para realizar a portabilidade, o que pode aumentar os custos da operação.
  • Perda de benefícios: em alguns casos, o cliente pode perder benefícios que tinha na instituição financeira anterior, como programas de pontos e milhas, descontos em compras, entre outros.
  • Prazos mais longos: embora a possibilidade de aumentar o prazo de pagamento seja uma vantagem, ela também pode significar que o cliente levará mais tempo para quitar a dívida e pagará mais juros ao final.
  • Risco de endividamento: a portabilidade de dívida pode ser uma opção interessante para quem deseja melhorar sua situação financeira, mas também pode representar um risco de endividamento, caso o cliente não tenha disciplina para controlar seus gastos e evitar novas dívidas.

Para saber se a portabilidade de dívida é vantajosa para sua situação financeira, é importante avaliar cuidadosamente todos os aspectos envolvidos na operação, comparando as condições oferecidas pela nova instituição financeira com as da instituição atual. É importante lembrar que nem sempre a portabilidade é a melhor opção, e que é fundamental analisar todas as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.

Há algum tipo de cobrança na portabilidade de dívida?

Na portabilidade de dívida, é possível que a instituição financeira que irá receber a dívida cobre taxas e tarifas para realizar a operação. Essas taxas podem variar de acordo com o banco ou instituição financeira, e geralmente são cobradas para análise de crédito e processamento do pedido de portabilidade.

Além disso, é importante lembrar que a portabilidade de dívida também pode gerar custos com a quitação da dívida original, como possíveis multas e juros. Por isso, é fundamental que o consumidor faça um planejamento financeiro detalhado antes de optar pela portabilidade de dívida, levando em conta todos os custos envolvidos.

Entretanto, é importante destacar que, mesmo com a cobrança dessas taxas, em muitos casos a portabilidade de dívida pode ser vantajosa e gerar economia financeira no longo prazo. Por isso, é fundamental que o consumidor avalie todas as opções disponíveis antes de tomar uma decisão, a fim de escolher a alternativa que mais se adequa ao seu perfil financeiro.

Em quanto tempo eu consigo fazer a portabilidade de dívida?

O prazo para fazer a portabilidade de dívida pode variar de acordo com o banco ou instituição financeira escolhida. Porém, em geral, o processo costuma ser rápido e pode ser concluído em cerca de 10 a 15 dias úteis.

Para fazer a portabilidade, é necessário solicitar a transferência da dívida para uma outra instituição financeira que ofereça condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas ou prazos mais longos para pagamento. O primeiro passo é entrar em contato com o banco atual e solicitar o saldo devedor e as informações necessárias para fazer a portabilidade.

Em seguida, o consumidor deve buscar outras instituições financeiras que ofereçam melhores condições e solicitar a análise de crédito para verificar se é possível transferir a dívida. Caso seja aprovado, a nova instituição financeira realizará a quitação da dívida original e a transferência do saldo para a nova instituição.

Vale ressaltar que o processo de portabilidade de dívida pode ser mais rápido ou demorado de acordo com a burocracia e os trâmites internos de cada instituição financeira. Por isso, é importante estar atento aos prazos e ter paciência durante o processo. Para garantir que tudo ocorra de forma tranquila e segura, é recomendável contar com o auxílio de um profissional especializado em finanças.

Posso desistir da portabilidade de dívida?

Sim, é possível desistir da portabilidade de dívida em alguns casos. Porém, é importante estar ciente de que essa decisão pode acarretar em algumas consequências e, por isso, é preciso avaliar bem antes de tomar uma decisão definitiva.

Caso o consumidor já tenha assinado o contrato de portabilidade, mas ainda não tenha ocorrido a transferência da dívida para a nova instituição financeira, ele pode solicitar o cancelamento do processo. Nesse caso, o consumidor terá que arcar com os custos referentes aos serviços já prestados pela instituição financeira, como a análise de crédito e a documentação necessária.

Porém, se a transferência já tiver sido efetuada e o contrato já estiver em vigor, o consumidor terá que cumprir com todas as obrigações previstas no contrato. Nesse caso, é importante ler atentamente as cláusulas do contrato antes de assiná-lo para evitar possíveis arrependimentos.

Vale ressaltar que a portabilidade de dívida é uma opção que pode trazer muitos benefícios para o consumidor, como redução de taxas de juros e aumento do prazo de pagamento. Por isso, antes de desistir da portabilidade, é importante avaliar se as condições oferecidas pelo novo banco realmente não são vantajosas para o seu perfil financeiro e, caso seja necessário, buscar alternativas para quitar a dívida de forma mais adequada.

Posso fazer portabilidade de dívida mais de uma vez?

Sim, é possível fazer portabilidade de dívida mais de uma vez. Na verdade, essa é uma opção que pode ser muito vantajosa para o consumidor, pois ele pode buscar periodicamente por instituições financeiras que ofereçam melhores condições de pagamento e taxas de juros mais atrativas.

No entanto, é importante lembrar que o processo de portabilidade envolve algumas burocracias e custos, como a análise de crédito e a documentação necessária. Portanto, é preciso avaliar se os custos envolvidos na portabilidade são compatíveis com a economia que o consumidor terá com as novas condições de pagamento.

Além disso, é importante observar o tempo mínimo de permanência na instituição financeira atual, que pode variar de acordo com o contrato. Algumas instituições podem exigir que o cliente permaneça por um determinado período antes de permitir a portabilidade, como forma de evitar a perda de clientes recém-adquiridos.

Por fim, é importante destacar que a portabilidade de dívida não é a única opção para quem deseja renegociar dívidas. Antes de optar pela portabilidade, o consumidor pode buscar outras alternativas, como a renegociação direta com a instituição financeira atual ou a busca por outras linhas de crédito que possam ser mais adequadas para o seu perfil financeiro.

Há riscos envolvidos na portabilidade de dívida?

Sim, há riscos envolvidos na portabilidade de dívida. Um dos principais riscos é a possibilidade de que a nova instituição financeira não cumpra as condições acordadas, como taxas de juros mais baixas e prazos mais longos para pagamento. Além disso, é importante ficar atento às tarifas e encargos cobrados pela nova instituição financeira, que podem reduzir a economia esperada com a portabilidade de dívida.

Outro risco é a possibilidade de que a dívida seja recusada pela nova instituição financeira, caso o seu perfil de crédito não atenda aos requisitos exigidos pela instituição.

Por isso, é importante avaliar cuidadosamente as condições da nova instituição financeira antes de fazer a portabilidade de dívida e ler atentamente o contrato, para garantir que todas as condições acordadas estejam de acordo com suas expectativas.

Em resumo, a portabilidade de dívida pode ser uma opção interessante para quem busca economizar dinheiro e reduzir o valor das parcelas. Porém, é importante avaliar cuidadosamente as condições da nova instituição financeira e os riscos envolvidos na operação, para garantir que a portabilidade de dívida seja realmente vantajosa para o seu caso.

Conclusão

A portabilidade de dívida é um recurso que permite que o consumidor troque sua dívida de uma instituição financeira por outra com melhores condições de pagamento e taxas de juros mais atrativas.

Foram expostos os principais benefícios da portabilidade de dívida, como a redução das parcelas mensais, a possibilidade de renegociar prazos e taxas de juros mais baixas. Também foram abordadas as desvantagens, como a análise de crédito, a documentação necessária e os custos envolvidos na operação.

Além disso, destaca-se a importância de avaliar se a portabilidade é a opção mais adequada para cada situação financeira, considerando a economia que o consumidor terá com as novas condições de pagamento e os custos envolvidos na operação. Também ressaltamos que é possível fazer portabilidade de dívida mais de uma vez, mas que é preciso avaliar os prazos e as condições de permanência na instituição atual.
Em suma, a portabilidade de dívida pode ser uma ferramenta valiosa para quem deseja reduzir as parcelas mensais ou buscar melhores condições de pagamento. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente todas as opções disponíveis e buscar informações claras e precisas antes de tomar qualquer decisão.



O empréstimo com garantia de imóvel oferece menores taxas de juros e pode ser uma ótima opção para quem busca portabilidade de dívidas!





Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade