Saiba como investir em imóveis

ícone de calendario

Atualizado:
10/02/2021

ícone de calendario

Publicado:
28/01/2021

ícone de relógio

Leitura de
6 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Investir em imóveis é uma excelente alternativa para quem procura segurança e construção de patrimônio lucrativo, visto que possui elevada possibilidade de valorização, além de oferecer opções acessíveis para todos os públicos.

Mesmo com as oscilações da economia brasileira em 2020, o mercado imobiliário se comprovou como um setor resiliente e apresentou recordes em lançamentos e vendas, e o otimismo continua para 2021.

Você está buscando opções para assegurar um futuro econômico tranquilo para você e sua família? Então leia o conteúdo a seguir e descubra os principais fatores e possibilidades do investimento em imóveis.

Como funciona o investimento em imóveis?

O investimento imobiliário é a compra de um imóvel com o intuito de lucrar com isso. Dentro desse conceito, existem diversas possibilidades e faixas de preço, e com isso é possível escolher a opção que mais se encaixa ao seu perfil, na sua condição financeira e nas suas expectativas de longo prazo.

A modalidade mais convencional é a compra do imóvel físico para rentabilizá-lo de alguma forma, seja com a revenda ou com o aluguel. Outra possibilidade seria também investir em fundos imobiliários, os quais são definidos como condomínios de investidores que reúnem seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário. Isso é realizado por meio da compra de cotas na bolsa de valores.

Possibilidades e alternativas do mercado imobiliário

Uma das grandes vantagens do mercado imobiliário são as possibilidades que o mesmo oferece, visto que existem inúmeros tipos os quais são possíveis investir, tais como: apartamento, casa, terreno, imóvel comercial, condomínios, imóveis na planta, área rural, casa de férias no campo ou praia, entre outros.

Além disso, é possível ter diferentes tipos de rentabilidade também, como por exemplo: alugar por temporada (período de tempo pré-determinado), alugar por longos períodos, revender após a valorização do mesmo, construir e vender, entre muitos outros.

Basta entender qual destas possibilidades se encaixa melhor no seu perfil.

Mercado imobiliário em 2021

O mercado imobiliário é um setor resiliente que está tendo ótimos resultados, apesar da crise econômica que o Brasil e o mundo estão passando atualmente.

As vendas de imóveis novos no acumulado em 12 meses até outubro chegaram a 51,2 mil unidades, o que representa um aumento de 13,1% em relação ao mesmo período de 2019. Isso significa que o mercado imobiliário está ofertando inúmeras oportunidades, basta estar atento para aproveitá-las.

Além disso, os juros estão apresentando números historicamente baixos, o qual se reflete em taxas de financiamento mais baixas e extremamente atrativas. Tudo isso, estimula a economia brasileira e oferece condições de pagamento nunca antes vistas.

E o cenário ainda melhora, visto que a tendência e as previsões são que 2021 seguirá com expectativas altas para o mercado imobiliário. 

Vantagens de comprar um imóvel

O investimento na compra de imóveis pode significar segurança e evolução para a sua vida financeira, além de muitas outras vantagens. Descubra-as a seguir:

Controle e aumento de patrimônio

Imóveis são investimentos duradouros que possibilitam a geração de renda contínua por muitos anos, e com isso, transmitem segurança financeira para você e sua família. Além disso, é uma das formas mais simples de gerir, controlar e valorizar seu dinheiro conquistado com tanto trabalho.

Segurança e resiliência em tempos de crise

Enquanto outros investimentos oscilam junto com a economia e o mercado financeiro, os imóveis são opções mais seguras e lineares, visto que todos precisam morar ou trabalhar em algum espaço físico. Observe que mesmo no momento que estamos passando, o mercado imobiliário está apresentando recordes de vendas e lançamentos.

Potencial de valorização

O ainda alto déficit habitacional brasileiro em conjunto com o aumento populacional constante resultam em altas demandas por imóveis e, consequentemente, em valorização dos imóveis de forma geral. Além disso, a região a qual o terreno se encontra também pode evoluir muito e inevitavelmente melhorar o seu imóvel, visto que a localização e o lazer que o bairro oferece, interfere diretamente na escolha de onde morar ou trabalhar.

Renda extra 

Com o investimento em imóveis, torna-se possível a geração de renda passiva, ou seja, receber dinheiro sem trabalhar diretamente. Para isso, basta colocá-lo para alugar. Dessa forma, você receberá renda todos os meses e conseguirá aumentar seus ganhos mensais.

Proteção para você e sua família

Caso a renda principal da sua família seja encerrada por qualquer motivo, o aluguel mensal de seus imóveis pode suprir essa falta pelo tempo que for necessário. Além disso, será uma excelente herança para seus descendentes, visto que é um investimento duradouro.

Desvantagens de comprar um imóvel

Entretanto, há desvantagens também:

Custos e burocracias

A compra do imóvel envolve alguns gastos extras, tais como corretagem, ITBI (Imposto de transmissão de bens imóveis) e taxas de cartório, e geralmente são processos um tanto quanto burocráticos. Dessa forma, caso você não se sinta 100% seguro, contrate um profissional da área para auxiliá-lo nesse processo.

Gastos com manutenção

Visto que seu imóvel terá inquilinos que irão utilizar o imóvel, você terá alguns gastos inevitáveis, e muitas vezes inesperados, de manutenção e modernização do mesmo. Dessa forma, reserve uma quantia antecipadamente para conseguir arcar com esses custos e oferecer sempre o melhor para o seu inquilino.

Escolher o imóvel errado

É preciso estudar e conhecer muito a região e os detalhes do imóvel o qual você está comprando para não investir quantias altas sem receber retornos favoráveis.

O que levar em consideração na hora de investir em um imóvel?

As principais questões que você deve levar em consideração no momento de escolher qual imóvel comprar são:

Estrutura e arquitetura

A estrutura é um dos principais fatores a serem observados, visto que interfere diretamente na segurança dos moradores e na necessidade ou não de realizar muitas manutenções. Além disso, a arquitetura é importantíssima também, uma vez que um ambiente harmonioso e cômodos bem pensados transmitem paz e facilidade para a rotina corrida e atarefada das pessoas.

Localização, localização e localização

A localização do imóvel geralmente é um dos fatores chave para a decisão, ou não, de comprar ou alugar. Os futuros moradores querem um local favorável para o deslocamento ao trabalho, e também bairros que ofereçam infraestrutura de qualidade, tais como mercados, restaurantes, academias, shoppings, entre outros.

Opções de pagamento

Procure sempre negociar com a construtora ou proprietário do imóvel as condições de pagamento. Você ficará surpreso com os benefícios e descontos que conseguirá!

Comprar na planta é melhor?

Comprar o imóvel na planta, ou seja, antes da finalização da obra, tem inúmeros benefícios, tais como a personalização dos cômodos e acabamentos utilizados, diminuição da burocracia e tempo para se preparar financeiramente com o valor a ser pago. Além disso, as duas maiores vantagens são o desconto que a construtora responsável pode oferecer em decorrência da entrada realizada, e a valorização que o imóvel receberá após sua finalização, a qual chega a 20% em alguns casos. 

No entanto, há alguns riscos também, como por exemplo a possibilidade de atraso da obra.

5 dicas para investir em imóveis

Com o intuito de sempre realizar escolhas financeiras assertivas, juntamos as principais dicas para te ajudar no momento que você for escolher o seu imóvel para investir.

Diversificar os tipos de investimentos

O segredo é sempre diversificar! Exemplificamos nos tópicos acima as diversas opções de imóveis que você pode adquirir e com isso, gerar renda extra. Além disso, buscar opções fora do mercado imobiliário seria uma ótima maneira de diversificar seus investimentos também.

Construir e vender ou alugar

Construir para vender ou alugar é uma ótima opção também, visto que é possível executar a edificação do jeito que você julga ser o mais rentável possível. Apenas lembre-se de sempre contratar profissionais competentes em todas as etapas da sua obra.

Entenda o imóvel e o mercado imobiliário

Entenda e estude o mercado imobiliário para comprar o melhor imóvel possível, e com isso, aumentar seu patrimônio e renda mensal de forma contínua e favorável.

Tomar decisões racionais e estudadas 

Imóveis exigem investimentos iniciais altos, então pense em todas as possibilidades e responsabilidades antes de se comprometer com tal decisão. Entretanto, não perca oportunidades excepcionais! Riscos calculados tendem a render ótimas possibilidades.

Verifique a documentação

É muito importante analisar as documentações do imóvel antes de realizar qualquer transação imobiliária, para assim ter certeza de que o mesmo não possui nenhuma irregularidade jurídica a qual poderia resultar em prejuízos futuros. 

Conclusão

Investir em imóveis é uma ótima alternativa para quem está à procura de segurança e construção de patrimônio. Entretanto, é preciso entender e estudar muito sobre o imóvel em si e a região ao qual o mesmo está localizado. Feito isso, negocie com a construtora ou com o proprietário e não deixe boas oportunidades passarem.

Então, você pode dar o primeiro passo conhecimento a Arbo Imóveis, o portal imobiliário que mais cresce Brasil e já ajudou milhares de pessoas a comprarem seus imóveis. Tudo de uma forma prática, rápida e segura. Trabalham 100% online para desburocratizar os processos de compra e venda, desde a negociação de valores até a assinatura de documentos. Visite o blog da Arbo e conheça os melhores lugares para morar.

Caso tenha encontrado uma ótima oportunidade e precise de crédito, faça uma simulação de empréstimo com a CashMe e contrate as melhores taxas do mercado! Além disso, não se esqueça que é possível realizar empréstimos com garantia de imóvel, ou seja, outra grande vantagem de possuir uma propriedade. 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário ou dúvida, e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR