Como refinanciar veículo? Entenda como fazer e os benefícios

20 fev 2024
5min de leitura

Preparamos este artigo para que você veja como funciona essa linha de crédito para saber se vale a pena solicitar. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo.

O que é o refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículo é uma linha de crédito em que você oferece o automóvel como garantia de empréstimo, que deve estar no seu nome, assim você consegue juros menores e melhores condições de crédito. A diferença entre o financiamento e o refinanciamento é a finalidade do empréstimo. No último, o crédito recebido não é atrelado a nenhuma finalidade, ou seja, você pode utilizar o dinheiro como quiser, inclusive para quitar o veículo.

A grande vantagem dessa modalidade é poder utilizar o veículo normalmente, pois ele estará em contrato de alienação fiduciária. Caso haja inadimplência do refinanciamento, em casos mais graves, o veículo pode ser tomado pelo credor.

Como é calculado o valor do veículo?

O valor do crédito é baseado na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e na avaliação da instituição financeira sobre as condições de uso, marca, modelo, ano de fabricação e mais. O empréstimo pode ser negado se a instituição não considerá-lo em boas condições.

É importante saber que o veículo da garantia não precisa estar quitado, nesse caso, o contrato de refinanciamento terá outras regras, como utilizar parte do valor do crédito para quitar o bem.

Confira também: Amortização de empréstimo: Como reduzir o endividamento a longo prazo

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Etapas do refinanciamento

Para entender como refinanciar veículo, confira as 5 etapas abaixo:

  1. Escolha a instituição financeira: que ofereça essa linha de crédito, faça simulações do empréstimo, compare e escolha a que tiver as melhores condições para você;
  2. Análise de crédito: nesta etapa, serão analisados seus documentos pessoais, comprovantes de renda e documentos do veículo. Para o refinanciamento, os documentos e impostos precisam estar atualizados e quitados, como IPVA, multas e licenciamento;
  3. Análise jurídica: será feita uma análise profunda sobre a situação legal do veículo, como pendências judiciais;
  4. Análise do veículo: é nesta etapa que o veículo será avaliado, geralmente, são aceitos automóveis no máximo com 10 anos de fabricação, além do funcionamento, condições de uso, conservação, adicionais e mais;
  5. Emissão e assinatura do contrato: se todas as etapas anteriores estiverem corretas, o contrato será emitido com a proposta da instituição financeira. Após o contrato assinado e registrado em cartório, o crédito será liberado.

Quem pode fazer refinanciamento?

O refinanciamento costuma ser uma modalidade democrática. Geralmente, os requisitos mínimos são: ter acima de 18 anos, renda comprovada e ter um veículo em seu nome. Além disso, pode ser uma possibilidade para quem está com o nome negativado, pois existe uma garantia para o pagamento do empréstimo. Porém, ainda será considerada a possibilidade de pagamento das prestações sem gerar novas dívidas.

Refinanciamento de veículos financiados, é possível?

A resposta é: sim! O veículo não precisa ser quitado. Como dissemos anteriormente, parte do valor do crédito deverá ser destinado para quitar o financiamento. Nesse caso, é interessante optar pelo refinanciamento quando o valor a ser quitado não for muito alto.

Vantagens do refinanciamento de veículos

Confira as principais vantagens do refinanciamento de veículos:

  • Juros reduzidos: a taxa de juros é menor do que outras modalidades;
  • Parcelamento: o crédito é liberado de uma vez e você paga em parcelas;
  • Liberdade para o uso do dinheiro: você pode utilizar o crédito para qualquer finalidade que desejar, mas, como dissemos anteriormente, caso o veículo não esteja quitado, parte desse valor se destina a esse pagamento;
  • O veículo pode ser utilizado normalmente: pelo contrato de alienação fiduciária, você pode continuar utilizando o veículo ou até obter renda com ele, como aluguel, só não pode vendê-lo.

Podemos perceber que o refinanciamento de veículo pode ser muito vantajoso e auxiliar na sua saúde financeira. Basta seguir os requisitos e ter todos os documentos e impostos pagos para solicitar o crédito.

Vale a pena fazer um refinanciamento?

Sim, assim como o empréstimo com garantia de imóvel, o refinanciamento de veículo é uma modalidade que conta com uma garantia para o pagamento das prestações, por isso, o risco de inadimplência é menor. Dessa forma, a instituição financeira consegue praticar uma taxa de juros mais justa.

Além disso, é uma oportunidade de trocar uma dívida cara por uma mais barata, mas é preciso se atentar aos valores, taxas e número de parcelas para saber se vai caber no seu orçamento.

Posso oferecer outras garantias além do veículo?

Sim, existem outras linhas de crédito que aceitam outras formas de garantia, como imóveis, carteira de investimentos, FGTS, celular e mais. É preciso saber o valor do crédito que precisa e ver as condições de pagamento de cada uma delas, para entender qual a melhor opção para você.

Quer quitar seu veículo? Conheça o empréstimo com garantia de imóvel

Outra linha de crédito bastante vantajosa para quem precisa de alto valor de crédito é o Home Equity, conhecido como empréstimo com garantia de imóvel. Ideal para quem deseja quitar o financiamento e ainda ter um montante para utilizar de outras formas, seja para quitar dívidas, investir no próprio negócio, reformar a casa e mais.

O Home Equity da CashMe oferece até 60% do valor do imóvel, até 240 meses para pagar, sem contar as taxas de juros, que são as menores do mercado! Além disso, todos os processos são digitais, ou seja, desde a simulação dos valores, até o envio dos documentos, agilizando de forma prática e segura os processos do empréstimo.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Aprenda como calcular juros de empréstimos em poucos passos. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade