7 passos para aplicar tecnologia em negócios imobiliários
SaaS significa software como um serviço. Ao utilizar esse modelo, não é necessário instalar e manter nenhum hardware. É preciso apenas de um dispositivo móvel com conexão de internet e uma assinatura mediante pagamento mensal, semestral ou anual. Contratar serviços nunca foi tão fácil!
Atualmente, esse é o modelo que mais atende as necessidades dos clientes, por ser rápido, ágil e personalizado.
Neste conteúdo você entenderá o que é SaaS, quais as principais vantagens para o seu negócio e por que esse modelo está crescendo exponencialmente nos últimos anos.
Índice
O que é SaaS e como funciona
SaaS significa Software as a Service (Software como um serviço) e é o grande responsável pela transformação na forma como as empresas estão disponibilizando suas soluções.
Com a utilização desse modelo, o consumidor não precisa instalar ou adquirir nenhuma estrutura extra, uma vez que o fornecedor do software é responsável por toda a infraestrutura necessária para o funcionamento do sistema. Ou seja, o cliente não compra a licença de um produto, mas sim o direito de utilizar o serviço por determinado tempo. Para isso, o consumidor precisa apenas de uma conexão com a internet e um dispositivo móvel, tal como computador, tablet ou celular. Esse modelo traz agilidade para o usuário, além de livrá-lo de uma série de responsabilidades.
Os SaaS também podem ser conhecidos como Web-based software (Software baseado na web), On-demand software (Software sob demanda) e Hosted software (Software hospedado).
Benefícios e vantagens da utilização do SaaS
Uma das maiores vantagens do SaaS frente ao modelo convencional (cliente adquire a licença do sistema e se responsabiliza pela instalação, manutenção e upgrade do mesmo) é a facilidade do sistema. A empresa que fornece o software administra todas as variáveis relacionadas ao aplicativo, tais como disponibilidade, segurança, desempenho e armazenamento. Isso permite que o usuário concentre seu tempo e energia em tarefas importantes, que sejam mais pertinentes ao crescimento da sua empresa ou até mesmo à sua própria diversão.
Além desta principal vantagem, há outros benefícios decorrentes da utilização do Software as a service, tais como:
Facilidade de instalação e custo inicial reduzido
Como dito anteriormente, o cliente não precisa de uma estrutura complexa para instalar o software. Os processos intrínsecos à utilização do SaaS são extremamente práticos e intuitivos. E toda essa facilidade vem acompanhada de uma redução nos custos iniciais e economia de tempo.
Além disso, o valor que o SaaS agrega à empresa ou ao usuário é extremamente alto, posto que o sistema soluciona problemas recorrentes do dia a dia e que resultam em um aumento na produtividade.
Acessibilidade
SaaS é acessível a todos que possuem um dispositivo com uma boa conexão à internet. Um dos maiores motivos responsáveis pelo sucesso exponencial desse sistema é exatamente sua acessibilidade.
Após o usuário realizar o cadastro no sistema, já é possível acessar sua conta onde e quando quiser. É realmente muito prático e acessível.
Atualizações e upgrades recorrentes
Diferentemente dos softwares comuns, os quais é preciso realizar upgrades e manutenções recorrentes e demoradas, o SaaS oferece atualizações automáticas para diminuir a vulnerabilidade do sistema e agregar inovações constantes. Com isso, aumenta-se a segurança de suas informações e a satisfação do cliente.
E caso seja necessária alguma manutenção ou assistência, é possível realizá-las remotamente.
Integração simplificada
A maioria dos SaaS permite integração com outros sistemas através do API (Application Programming Interface), agregando ainda mais à experiência de uso do cliente.
Customização
É possível comprar pacotes adicionais e customizar os serviços para que o sistema se adeque perfeitamente às necessidades de cada usuário.
Segurança
Nenhuma informação é perdida, uma vez que todos os dados ficam armazenados na nuvem (cloud) da empresa responsável pelo software. Além disso, atualizações constantes são realizadas para resolver eventuais falhas.
SaaS x Modelos convencionais
A principal diferença é onde os dados ficam hospedados. No sistema SaaS, o acesso é por meio de um navegador web, enquanto os modelos convencionais possuem softwares instalados em um dispositivo de propriedade do usuário. Dessa forma, a estrutura necessária à utilização do SaaS é infinitamente mais simples.
Esse segundo modelo exige recursos físicos e financeiro do usuário os quais o SaaS não necessita, tais como treinamentos específicos e compra do software. Comprovando assim a eficiência e facilidade dos Softwares as a Service.
Modelos de venda
Os preços são cobrados por meio de assinaturas, o que simplifica ainda mais os processos de utilização do SaaS e otimiza os custos. Essa facilidade interfere diretamente no volume de vendas e lucratividade da empresa.
É possível oferecer os serviços das seguintes formas:
Trial
A empresa SaaS oferece ao potencial usuário um determinado período de utilização gratuita ao serviço para apresentar todos os benefícios que o mesmo possui e transformar esse experimento em uma futura assinatura.
Freemium
Nessa versão, algumas funcionalidades são gratuitas e outras ficam bloqueadas. Para desbloqueá-las, é preciso fazer um upgrade para a versão Premium.
O principal objetivo dessa versão é mostrar o potencial do sistema e, consequentemente, instigar o usuário a assinar versões Premium.
Self Service
Essa versão oferece todas as informações possíveis para que o potencial cliente efetive a assinatura sozinho.
Há também outros modelos de vendas, tais como Inside Sales, Field Sales e Enterprise.
Principais desafios da implementação e utilização do Software as a Service
Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas SaaS é convencer potenciais clientes da segurança e confiabilidade do armazenamento em nuvem (Cloud), independentemente do porte da empresa.
As atualizações e upgrades recorrentes são formas de driblar esse obstáculo e comprovar a eficiência e segurança crescentes dos sistemas SaaS.
Exemplos de empresas SaaS
Inúmeras empresas dos mais diversos setores utilizam o SaaS. Entre elas, podemos destacar:
- Netflix: Streaming de filmes e séries;
- Spotify: Streaming de músicas e podcasts;
- Salesforce: CRM online;
- Dropbox: Serviço de armazenamento e partilha de arquivos;
- Paypal: Plataforma de pagamentos online;
- Vindi: Plataforma de pagamento online;
- Alura: E-Learming de tecnologia.
Esses são apenas alguns exemplos que comprovam o potencial de transformação que o sistema traz para a forma como trabalhamos e nos divertimos.
Contexto atual para crescimento do SaaS
O modelo SaaS revolucionou a forma como vários setores da economia ofertam seus serviços, uma vez que democratiza o acesso a conteúdos antes restritos a certa parcela da população. É a globalização e revolução dos meios digitais. Além disso, torna ainda mais possível a escalabilidade dos serviços oferecidos.
Os números crescentes de novos usuários nacionais e internacionais comprovam que existe muito potencial para esse mercado crescer e, consequentemente, melhorar ainda mais a vida e os negócios da população em geral. Segundo o site da empresa de consultoria internacional Mckinsey & Company, o mercado SaaS crescerá cerca de 20% ao ano, chegando a quase 200 bilhões de dólares até 2024, representando assim praticamente um terço do mercado geral de softwares empresariais. A utilização do SaaS é mais um passo em direção a empresas mais ágeis e personalizadas.
Conclusão
A implementação do SaaS revolucionou a forma como os usuários consomem serviços, uma vez que torna os processos mais ágeis e os resultados infinitamente mais eficientes.
Na seara empresarial, a utilização do Software as a Service torna as empresas mais competitivas. Com isso, é possível obter um destaque frente aos concorrentes e entregar experiências de uso mais valiosas e personalizadas aos clientes.
Se você quer usufruir de todos os benefícios citados acima oriundos da implementação do Saas na sua empresa e precisa de uma ajuda de empréstimo online, a CashMe pode te ajudar oferecendo as melhores taxas do Brasil!
Gostou do texto? Então compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e deixe a sua opinião, queremos saber!
Escrito por CashMe
Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.
Faça seu comentário!