Dia do Teatro Municipal: conheça a história deste espaço

Dia do Teatro Municipal: conheça a história deste espaço
ícone de calendario

Atualizado:
24/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
01/10/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No dia 11 de outubro é comemorado o Dia do Teatro Municipal, data que homenageia a importância desta construção para a cultura e o entretenimento.

Palco de grandes apresentações e carregado de simbologia histórica, o Brasil tem 102 Teatros Municipais, segundo dados do Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC), que é voltado para as áreas técnicas de infraestrutura das artes cênicas no país.

Continue a leitura com a gente para descobrir mais sobre a data e a história deste espaço tão especial para a cultura nacional!

Por que dia 11 de outubro é o Dia do Teatro Municipal?

A data que homenageia os teatros municipais tem relação com o dia em que foi criado o Museu do Teatro Municipal de São Paulo, que aconteceu em 11 de outubro de 1983. O espaço foi fundado para preservar as memórias do local.

A importância do Teatro Municipal para o país

As artes cênicas, ou seja, as performances apresentadas no palco que por muitas vezes têm um tom de dramatização, são consideradas uma das mais antigas maneiras de expressão cultural em todo o mundo.

Pesquisas e vestígios indicam que a prática começou no século VI a.C (antes de Cristo), na Grécia Antiga, com o propósito de fazer pequenas homenagens aos deuses. Em seguida, as artes cênicas foram ganhando espaço, principalmente no teatro brasileiro.

Por aqui, o teatro representa uma importante parcela das manifestações culturais que ocorrem em todas as regiões, seja em palco fechado ou ao ar livre. Do mesmo modo, o teatro municipal tem sua relevância histórica, sendo visto como ponto turístico e palco de espetáculos que recebem apresentações de artistas nacionais e internacionais.

A arquitetura robusta e imponente, repleta de detalhes, ganha destaque nas cidades. Um fato muito curioso é que os teatros municipais construídos, em sua maioria, a partir dos séculos XIX e XX, foram idealizados, primeiramente, para a cultura erudita e isso fazia com que o acesso fosse limitado apenas às classes sociais mais altas.

No entanto, com o decorrer das décadas, frequentar o teatro municipal tornou-se mais democrático. Com apresentações a valor popular e até mesmo sem custo, passou a atrair mais pessoas e assim, facilitou que a cultura fosse consumida por mais uma parcela maior da população.

Qual é o teatro mais antigo do país?

O Teatro Municipal de Ouro Preto, que já se chamou Casa da Ópera de Vila Rica, é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e considerado o teatro mais antigo do Brasil, em funcionamento.

Localizado na histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, o teatro municipal foi um projeto de João de Souza Lisboa e abriu as portas ao público em 6 de junho de 1770, no aniversário do Rei Don José I.

A arquitetura chama a atenção, possui uma fachada singular, com maciças paredes de pedra e um frontão singular que tem elementos simbólicos esculpidos de maneira bem detalhado. O espaço também carrega importantes momentos culturais.

Primeiramente, no ano em que foi inaugurado, João de Souza Lisboa, transformou as regras da época ao incluir duas atrizes no palco – quando não era admitido que mulheres se apresentassem.

Assim, tornou-se o primeiro teatro a permitir que atrizes pisassem em um palco. E em seguida, os elencos passaram a serem mistos.

Além disso, a agenda de apresentações sempre foi movimentada. Reunindo renomados artistas brasileiros e de fora, com os mais diversos textos da literatura teatral, e com as óperas e oratórios.

Theatro Municipal de São Paulo

Inaugurado em 12 de setembro de 1911, o Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros e um dos principais cartões postais da capital paulista.

Com arquitetura inspirada na Ópera de Paris, o espaço foi projetado para ser exclusivamente voltado às óperas. Mas tinha potencial para sediar outros eventos e foi assim que se tornou palco da Semana de Arte Moderna, em 1922, um dos movimentos artísticos mais relevantes da história do Brasil.

Na ocasião aconteceram apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de pinturas e esculturas, e palestras. Em resumo, teve como objetivo renovar a visão artística e social do país, com inspiração no que acontecia na Europa.

Atualmente, o Theatro Municipal tem uma agenda que recebe centenas de apresentações e abriga projetos que envolvem artes dramáticas, canto lírico, dança e a orquestra sinfônica da cidade de São Paulo.

4 importantes teatros municipais

Conforme vimos até agora, o teatro municipal é um espaço que carrega uma bagagem histórica e cultural muito rica para a cidade em que se encontra. Por isso, vamos contar abaixo sobre mais quatro teatros municipais que são famosos e valem a visita!

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Considerado como um museu artístico, o teatro foi inaugurado em 1909 com a finalidade de ser um espaço para receber as diversas manifestações culturais da época.

A agenda de eventos traz espetáculos de canto, dramaturgia e música, além disso, os visitantes podem conhecer algumas das obras de artes feitas por importantes artistas na data da construção do teatro.

Teatro Amazonas

O espaço é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e tido como referência de cultura e elegância na cidade de Manaus.

Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas conta com apresentações de canto lírico, corais, dança e orquestras. Este é um dos teatros mais importantes que representa a região Norte.

Theatro da Paz

Com nome que homenageia o fim da Guerra do Paraguai, que foi o maior conflito armado da América do Sul, o Theatro da Paz fica em Belém, no Pará, e tem uma arquitetura influenciada pelo estilo neoclássico.

O local foi inaugurado em 1878 e, atualmente, recebe apresentações líricas, dança e peças teatrais.

Teatro de Santa Isabel

Trata-se de um dos 14 teatros-monumentos do país reconhecidos como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em maio de 1850, o espaço que também tem arquitetura no estilo neoclássico, abriu as portas ao público.

A escolha do nome foi para homenagear a princesa Isabel, com isso, a família real foi uma das visitas mais ilustres que já estiveram no local.

No teatro municipal é possível assistir concertos da orquestra sinfônica e peças teatrais. Além disso, aos domingos acontecem visitas monitoradas para quem quiser conhecer detalhes da história do espaço.

Conclusão

Como vimos, a celebração do Teatro Municipal é um momento importante para toda sociedade. É um espaço que transborda cultura e apresenta um mundo de possibilidades a partir de performances encantadoras capazes de arrancar risos e lágrimas da plateia.

Em mundo cada vez mais tecnológico, ir ao teatro assistir uma peça ou um concerto é uma experiência muito rica que as novas gerações precisam conhecer. Visto que é uma das artes mais antigas do mundo e traz consigo uma bagagem artística que a internet e as redes sociais não proporcionam.

Agora, conta para a gente, na sua cidade tem um Teatro Municipal? Qual foi a última vez que você viu uma apresentação?

Se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e já combine com os amigos a próxima visita ao teatro!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.