Tesouro direto Selic ou Prefixado

Tesouro Prefixado ou Selic? Aprenda Quando Escolher Cada Um!

20 dez 2019
5min de leitura

Já passou pela sua cabeça a dúvida: qual é melhor, tesouro direto Selic ou Prefixado? Se sim, saiba que o melhor é aquele que está mais de acordo com os seus objetivos. Para definir a sua preferência, confira o post.

Para quem está dando os seus primeiros passos nos investimentos, o Tesouro Direto Selic é um dos métodos de investimentos mais indicados. O Tesouro Direto Selic são títulos de dívidas que são emitidos pelo governo, em outras palavras, quando realiza este investimento você empresta seu dinheiro ao governo.

Se o que você deseja é uma flexibilidade e conseguir resgatar sua aplicação quando assim o desejar, em dúvidas o Tesouro Direto Selic é a opção mais indicada, pois você não perde seus rendimentos e em um dia útil o dinheiro estará disponível em sua conta bancária.

Existem diversos tipos de títulos que são emitidos pelo Tesouro Nacional a fim de captar recursos no mercado. Este podem ser de curto prazo, como o Tesouro Selic, ou de médio e longo prazo.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), aconteceu um corte no valor da taxa Selic, foi quando este alcançou o seu menor patamar histórico desde a sua criação, ficando em 5,5% ao ano.

Mesmo que isto afete o rendimento dos títulos da renda fixa, ainda continua sendo uma boa opção para investidores iniciantes e de perfil conservador. Além disso, esse título é muito indicado para quem deseja criar uma reserva de emergência.

O que é o Tesouro Direto Selic?

Um título emitido pelo Tesouro Nacional atrelado à Taxa Selic, no qual sua taxa básica de juros atualmente vale 5,5% ao ano (outubro de 2019).

Seu método de funcionamento é parecido com o do CDB (Certificado de Depósito Bancário). Ou seja, você empresta dinheiro para o governo e recebe juros por isso.

O que mais atrai os investidores neste tipo de investimento é a sua segurança e a lucratividade. Estes títulos são capazes de trazer um ganho 7 vezes maior que a poupança.

Como investidor, você já deve saber a relação entre risco e rendimento, certo? Quanto mais arriscado uma aplicação for, maior é a possibilidade de retorno. Assim, quanto mais conservador, menor será a sua rentabilidade.

No caso do Tesouro Selic, o risco de perda é praticamente nulo, independente do tempo de aplicação e data de resgate.

Mesmo assim, alguns bancos vendem títulos de capitalização e fundos de investimentos com rendimento histórico muito inferior à taxa Selic. Muito cuidado! Recomendamos que você não invista com o seu banco. 

Na realidade, ninguém vence o Tesouro Selic. É por isso que ele é considerado uma das melhores opções para sair da poupança.

Tesouro Direto Prefixado

O Tesouro Direto Prefixado é um dos títulos públicos mais buscados tanto pelos investidores mais experientes como aqueles que acabaram de sair da poupança.

É um investimento que possui rentabilidade fixa, isto é, você sabe exatamente quanto o Tesouro Direto rende até a data em que poderá realizar seu resgate.

Considerado o mais conservador dos títulos, devido a taxa de rendimento fixa e por ser emitido pela instituição mais segura do país, o Tesouro Nacional.  

Então, mesmo sem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), esse é um investimento com risco de crédito praticamente nulo.

Dica: O Tesouro Direto Prefixado é um excelente investimento para diversificar a sua carteira.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

O Que é Tesouro Direto Prefixado

O Tesouro Direto Prefixado é um título público emitido pelo Tesouro Nacional que se divide em: LTN e NTN-F. Ambos são semelhantes, a diferença está no repasse dos rendimentos e cobranças das taxas.

Possui uma taxa já fixa de rentabilidade por ano, independente de como se encontra o mercado financeiro. Se você tem medo ou acredita que a economia possa cair no futuro, esse método com certeza é o mais indicado.

Outra vantagem é que você investe hoje e já sabe exatamente quando vai lucrar nos próximos anos, para quem tem um plano de atingir um objetivo a curto e médio prazo, o tesouro prefixado é muito vantajoso.

Os Tipos de Títulos do Tesouro Direto

Além do Tesouro Direto Prefixado, há outras categorias oferecidas pelo Tesouro Nacional. 

Tesouro IPCA+

Este título tem como indexador o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou inflação. É um dos títulos mais populares do Tesouro Nacional.

Quanto ao seu rendimento, além do IPCA do período, também é acordada uma taxa fixa, caracterizando-o como um título híbrido.

De maneira simplificada, se o IPCA sobe, você ganha mais. E quando ele cai, o seu título renderá menos. Então, os rendimentos sofrem oscilações até a data do vencimento.

Tesouro Selic

Este é o título que mais possui investidores e o mais indicado como essencial à carteira. É uma renda fixa pós-fixada.

O Tesouro Selic, possui a rentabilidade da taxa de juros básica. Ou seja, o seu dinheiro rende exatamente o valor desta taxa, hoje em 5,5% ao ano.

Também é bastante conhecido pela liquidez diária, isto é, todos os dias, você receberá os lucros deste investimento. Ideal para aposentadoria e reservas de emergência.

A Taxa Selic pode sofrer ajustes a cada reunião do Copom, portanto sua rentabilidade oscila ao longo do tempo. Assim, se essa taxa de juros cai, o seu rendimento diminui. Há apenas uma estimativa do valor final.

Taxa Selic ou Prefixado?

O tesouro direto oferece diferentes opções de títulos. A escolha do melhor dependerá do seu objetivo e do cenário econômico.

  • Tesouro Selic: recomendado para curto-médio prazo.
  • Tesouro prefixado: recomendado para médio prazo.

Como Investir?

  1. Abrir sua conta: Será preciso abrir sua conta em uma corretora e irá precisar contar com o apoio de especialistas.
  2. Conheça seu perfil: Antes de qualquer investimento é essencial saber qual tipo de investidor você é. Se ainda não sabe qual investidor você é, faça sua análise em Como investir de acordo com sua meta.
  3. Faça seu investimento: Escolha a categoria que deseja investir e aplique seu dinheiro.

Conclusão

  • Sempre ao realizar um investimento, um dos aspectos que devem ser analisados é sua liquidez.
  • A tributação é outro aspecto a se avaliar quando fará um investimento.

Deseja quitar suas dívidas para então iniciar seus investimentos? Sem problemas, A CashMe oferece as melhores condições e baixos juros para você, faça uma simulação de empréstimo!

 

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade