Veja como adquirir um empréstimo para nome negativado

Meu nome está sujo, e agora? Calma, a CashMe ajuda. Confira:

Ainda se vê muitos vestígios da crise econômica do Brasil e, infelizmente, parece que não vão sumir tão cedo. Por conta da instabilidade inflação e o aumento de preço do mercado, o setor financeiro se tornou um imenso lago congelado, prestes a afundar a qualquer passo que se der. 

Um dos campos mais afetados do setor financeiro é, sem dúvida, na área dos inadimplentes. Não é difícil encontrar alguém com o nome negativado – ou sujo – por conta de problemas crediários, atraso de contas, de pagamento de IPTU, entre outros.

Segundo um levantamento de dados feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 58,3 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. Ou seja, mais de 39% da população adulta do Brasil encontrava-se na lista de inadimplente. No ano seguinte, aumentou ainda mais. Um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que mais de 62 milhões de brasileiros estavam com as contas atrasadas em setembro de 2018.

Quando a pessoa está inadimplente, significa que possuo alguma restrição no seu CPF devido ao não pagamento de um compromisso financeiro. Contudo, quando isso está próximo de acontecer, uma instituição financeira entrará em contato com o consumidor para avisar que seu nome será incluído nas listas de proteção ao crédito caso ele não pague a dívida no prazo determinado.

O que determina se alguém está ou não com o nome negativado é o chamado score, que pode ser verificado no site do Serasa. 

Score

O Serasa Score ou Score Serasa possui uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica qual a probabilidade de uma pessoa pagar suas contas em dia ou não. Tem como objetivo verificar se o indivíduo está qualificado para receber um cartão de crédito, se seria capaz de pagar a fatura em dia e não se tornar um inadimplente. 

As lojas, empresas e credores l utilizam esse sistema para saber quais são os melhores pagadores e também quem são os devedores ou quem está propenso a se tornar um.  A frase “meu nome está na Serasa” não é dita por acaso. As pessoas endividadas entram na lista da Serasa e o nome só é retirado quando suas dívidas forem quitadas.

Consequências de estar inadimplente

É sabido que estar com o “nome sujo” ou negativado é uma situação ruim, ouve-se isso desde criança. No entanto, nem todo mundo sabe dizer o que isso realmente significa na prática. Também existem diversos mitos que rondam a situação. Confira abaixo o que não pode fazer quando se tem o nome negativado.

  • Conseguir um empréstimo. Somente instituições com linhas de créditos específicas permitem que alguém com o nome negativado realize um empréstimo. E isso, além do pagamento das dívidas, é um dos passos necessários para limpá-lo.
  • Fazer qualquer tipo de financiamento. Seja de imóvel, carro ou qualquer tipo de bens.
  • Abrir uma conta corrente ou adquirir um novo cartão de crédito. Para quem já é correntista, o banco provavelmente irá bloqueá-la até que tudo esteja devidamente pago. 

Além disso, existe um dispositivo na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que permite que bancários com nome negativo sejam demitidos.

Empréstimo para nome negativado

Um dos únicos modos de se limpar um nome é pagando todas as dívidas pendentes. Porém, como fazê-lo se uma das consequências é ter a conta bloqueada, dependendo do banco? A solução é que algumas instituições financeiras fazem empréstimo para quem tem o nome negativado. Sabendo exatamente do círculo vicioso que seria e que poderiam nunca pagar o que devem por conta disso, criaram as linhas de crédito especializadas.

Infelizmente, as opções de taxas de juros são mais altas do que o normal para esta categoria. É compreensível, uma vez que as empresas querem emprestar dinheiro somente com garantias de que irão ser pagas. E como garantia é aceito um imóvel, até mesmo um carro. 

Algumas empresas também podem oferecer o empréstimo para nome negativado de acordo com sua profissão ou estabilidade financeira. Funcionários públicos, militares e aposentados do INSS são aceitos com maior facilidade por não sofrerem grandes cortes abruptos financeiramente, o que trás mais segurança para as instituições.

Existem duas opções de empréstimo para nome negativado que devem ser avaliadas de acordo com a sua preferência e suas dívidas. A primeira é aceitar opções com taxas de juros mais altas,  tendo a consciência de que dessa forma a instituição financeira irá confiar mais em você. Entretanto, é preciso controle, uma vez que caso atrasar as parcelas, os juros continuarão a subir. Isso fará com que esteja diante de mais uma dívida, quando queria o oposto.

A segunda opção é o empréstimo consignado. Ela é uma boa opção para de empréstimo para nome negativado, já que garante o pagamento das parcelas à instituição financeira por serem descontados diretamente da folha de pagamento do cliente. Neste tipo de empréstimo, não haverá como esquecer ou simplesmente não fazer o pagamento por falta de dinheiro.

Todavia, é sempre importante fazer o planejamento prévio, colocar na ponta do lápis o que se busca, simular e comparar as diversas instituições que oferecem o empréstimo para nome negativado. 

Esclarecimentos

Uma dúvida frequente a respeito do empréstimo para nome negativado é do porque as instituições financeiras tem taxas de juros mais altas do que para empréstimos pessoais. Em uma resposta simples, enxergam os inadimplentes como riscos de investimento. Cobram mais para compensar o risco que correm de não pagarem as parcelas. 

Por conta desse histórico financeiro ruim, avaliam o consumidor como se oferece credibilidade àquela empresa. É por isso também que muitas instituições financeiras não disponibiliza o empréstimo para o nome negativado.

Hoje em dia, graças a tecnologia, é possível fazer um empréstimo para nome negativado online, com as mesmas ferramentas de um empréstimo pessoal. Porém, é sempre necessário confirmar a segurança do site em que será feito para não cair em golpes.

Gostou do texto? Que saber mais sobre o assunto. Veja:

4 verdades sobre empréstimo online que você precisa conhecer

Veja como fazer um empréstimo online com segurança

Quais são as opções de empréstimo para MEI

Quer fazer uma simulação de empréstimo? É rápido, fácil e gratuito!