Costuma se perguntar onde empreender e como chegar nesse lugar? Quando encontrar o local onde empreender, já pensou em qual visão quer transmitir? Bem antes disso, como traçar o caminho para saber onde empreender? Essas e outras questões, meu caro leitor, serão respondidas neste nosso bate papo de hoje.

Com toda essa onda de modernidade que vem nos tocando durante os anos não é tão simples saber onde empreender e tudo bem que se sinta perdido no começo, é natural quando se tem várias ideias ou até mesmo nenhuma.

Traremos também como você pode ter uma tempestade criativa e aqui o mais interessante é que não precisa se molhar sozinho, mas se quiser está liberado.

Fique com a gente neste conteúdo, aproveite a leitura!

1-Onde empreender?

Essa questão pode trazer uma amplitude de respostas e interpretações e o ponto é que você pode empreender em qualquer lugar, seja ele físico ou virtual, o importante é traçar a estrutura que vai deixar o seu negócio firme e “de pé”. Por isso, neste tópico apresentaremos a importância de criar um planejamento.

Como aplicar a metodologia “brainstorm” e descobrir onde empreender?

Aqui é por onde tudo começa, é muito importante que tenha em mente como gostaria de começar e criar um mapeamento que demonstra suas estratégias pode ser um ótimo primeiro passo para entender toda a atmosfera que ter seu próprio negócio significa.

Vamos do início, o termo “brainstorm” de origem inglesa tem como tradução “brain”, que significa cérebro, intelecto e “storm”, que significa tempestade. Também conhecido como tempestade de ideias e tempestade cerebral. Traz em sua essência essa energia de nos deixar livre para pensarmos as mais diversas ideias, mesmo que depois tenhamos de organizá-las.

A realização dessa metodologia é feita com uma dinâmica de grupo para que todos os participantes explorem toda a sua capacidade criativa dentro grupo ou até mesmo individual, de modo a inclinar suas atenções para objetivos pré- determinados.

O ponto focal do grupo propõe que o grupo se junte e utilize a pluralidade de percepções e experiências como uma ferramenta para desenvolver soluções inovadoras e protagonistas, todas as sugestões sobre qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema abordado são escritas e válidas.

Dessa forma, o que se espera é reunir o maior número possível de ideias, percepções, propostas e possibilidades que levem a um planejamento em comum e em conformidade com a finalidade proposta para solucionar futuros impedimentos para que projeto possa seguir em frente.

Fique tranquilo (a), não tenha medo de fazer essa dinâmica sozinha (o), aproveite e nade na onda do autoconhecimento!

2-Metodologias ágeis para identificar onde empreender

A modernidade vem dando palco ao tema deste tópico que vem ganhando cada vez mais atenção dentro do mundo da tecnologia, cada vez mais o ser humano tem buscado formas de otimizar o tempo, os processos manuais, as metodologias que sua empresa seja própria ou não utilizam, entre outros aspectos.

Mais afinal, do que se trata a metodologia ágil?

Os métodos ágeis são uma alternativa que visa viabilizar a gestão tradicional de projetos, nasceram nos braços do desenvolvimento de software, mas podem ser aplicados a qualquer forma de projeto (inclusive os que não se relacionam diretamente ao software).

Os métodos ágeis vêm colaborando com muitos grupos de trabalho de modo que conseguem a encarar as imprevisibilidades dentro de um planejamento. As metodologias ágeis passaram a ser uma alternativa aos métodos comuns, também conhecidos como métodos pesados ou clássicos.

Visam garantir um processo de gerenciamento de forma a trazer incentivo, inspeção e adaptação frequente. O uso de tal método incentiva o trabalho em equipe, auto-organização, a boa e frequente comunicação, o foco no cliente e a entrega de valor.

De toda forma, os métodos ágeis são um conjunto de práticas que visam permitir (até mesmo melhorar o caminho) a entrega rápida e de alta qualidade do serviço ou produto, utilizando uma abordagem de negócios que alinha o planejamento e consequentemente o desenvolvimento da estratégia com as reais necessidades do consumidor e os objetivos do empreendimento.

3-Como escolher o produto ou serviço que quer comercializar a partir do lugar onde quer empreender

Imaginar e pôr em prática a criação de uma empresa traz muitas percepções e uma delas é pensar no que quer vender, seja um produto ou um serviço. E é sobre isso que vamos falar neste tópico.

Conheça onde empreender realizando pesquisa de mercado

Este ponto é muito é um componente muito necessário para que tenha segurança em tomar suas decisões e também é uma ferramenta comum e poderosa de gestores, coordenadores e superintendência das mais diversas áreas.

A pesquisa de mercado refere-se a um estudo que realiza o agrupamento e interpretação de informações que servirão para dar suporte e percepções dentro do processo de tomada de opções importantes para o empreendimento. Olhando um determinado entrave de forma específica, é definida a melhor forma de realizar a coleta dos dados dada necessidade.

Importância das pesquisas de mercado

De acordo com levantamentos realizados pelo SEBRAE a relevância da análise de mercado se dá por meio da visão que esse tipo de estudo oferece.

Um ponto de destaque para a identificação dos consumidores, no que tange a quem quero me conectar com a prestação de trabalho que realizo ou produto que comercializo, dentro desse destaque você deve ser perguntar “quem está comprando?”, “o que está comprando?” e “por que está comprando?”. Além dos costumes de compra, renda, nível cultural e estilo de vida.

Tenha em mente, se o cliente é uma pessoa jurídica, ou seja, é uma empresa também as perguntas que precisa se fazer são “como e quem decide as compras?”.

Adquirir esses conhecimentos fará com que você saiba como e onde empreender dentro do nicho que escolheu para comercializar, canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e a política de preços.

4-Explore as mais diversas alternativas quando o assunto é onde empreender

Você é livre! O seu “onde empreender” não necessariamente precisa ser algo “material” e por isso vamos abordar esse tópico com um toque mais tecnológico.

Criar um blog ou um podcast também é possível como um ”lugar” onde empreender

Aqui muito são os formatos pelo quais pode navegar, como criação de e-books (livros virtuais), criar um blog para tratar sobre os mais variados temas e até mesmo um podcast que nada mais é que uma boa forma de usar aquilo que você já sabe (possui percepções ou até mesmo conhecimento especializado) para gerar seu lucro.

Além de criar sua marca pessoal – o que pode te levar ao planejamento de seu espaço virtual –, é possível conseguir patrocínios ou parcerias para seu negócio próprio e isso ocorre a partir do momento em que sua página, blog ou canal tenha habitualidade de postagens e uma determinada quantidade de audiência.

Um ponto bacana para aqueles que neste momento não possuem tanto capital é que esse tipo de investimento não chega a ser tão alto: em um site, ele consiste em programação, webdesign e hospedagem; em um podcast, apenas de equipamentos de gravação (aqui vale até um celular e não precisa ser os de “última geração”), pois é possível publicar gratuitamente em espaços virtuais como o Google Play, o iTunes ou o Soundcloud.

5- Onde empreender criando uma sociedade ou até mesmo investindo em uma

Este tópico foi reservado para aqueles que possuem vontade de empreender mais tem uma essência mais imediatista.

Já pensou em ser um sócio investidor de algum serviço ou produto que já esteja pronto? Ou seja, que já tenha passado por todos os processos criativos como pesquisa de mercado, identidade visual da marca, determinação de um público alvo, política empresarial, entre outros fatores.

Pois bem, caso não tenha os recursos financeiros para ser um investidor mais sinta que é dessa maneira que gostaria de empreender fique conosco e entende como podemos te ajudar no último tópico deste conteúdo.

Entenda a gama variedades e descubra onde empreender

Em um conteúdo criado pela revista online da Globo também conhecida como “plataforma do G1” na seção “Pequenas empresas & grandes negócios” existe uma extensa listagem com nada menos que 350 negócios nos quais pode se inspirar não só para empreender, mais também para se tornar sócio investidor em estudo feito pelo SEBRAE.

Dentro dessa matéria você será encaminhado direto ao espaço virtual do SEBRAE que com sua estrutura organizada põe as ideias de negócio em ordem alfabética e assim caso já tenha algo específico em sua mente poderá ir direto ao ponto. 

Dica: a pesquisa pode ser comandada também por um filtro que separa os negócios por segmentos como economia criativa, moda e pecuária.

Como se tornar um sócio investidor e descobrir onde investir com essa quantidade de ideias

O ponto aqui é que entenda que existem os mais variados negócios e que veja quais opções para se ideias para se ter, após faça suas pesquisas, conheça empresas de produtos ou serviços e veja onde gostaria de aplicar suas finanças.

Estar atento às técnicas que estão revolucionando e conquistando a cena da transformação empresarial e tecnológica, se desenvolver no quesito gestor, coordenador, CEO (diretor executivo).

De fato, é entender todos os pontos nos quais seu empreendimento está envolvido.

Amplie sua rede de contatos

Ainda que não queira ser sócio investidor, tenha em seu mapeamento mental que ter conexões dentro de todo essa atmosfera é importante para adquirir cada vez mais informações acerca do andamento do mundo dos negócios.

Ter uma rede de contatos é fazer parte de um sistema de suporte onde existe a troca de percepções e informações de forma individual ou em grupos que possuam um interesse em comum.

Este ponto não se relaciona apenas com a conquista de novos contatos, também está diretamente conectado com a capacidade de manter-se em contato com pessoas que já possui ligações como antigos tutores, professores e amigos influentes.

6-Dado o ponto de onde partimos, chegamos à reta final, vamos aproveitar e pincelar o que você aprendeu sobre onde empreender?

No conteúdo de hoje, mergulhamos de forma muito atenta e reflexiva como pode como ter ideias para sabe onde empreender e ter a sua própria empresa com estratégias de gestão, planejamento e autoconhecimento. Dessa maneira conseguirá abrir um leque de opções para você surfar e se identificar com o empreendimento que achar mais ideal.

Confie no seu potencial!

Por toda essa caminhada que traçamos juntos até aqui, você deve ter notado que criar ou até mesmo manter um negócio é como traçar como será nossa própria casa. Com isso é preciso ter um alicerce sólido e resistente, uma ótima arquitetura, todos os itens necessários para aguentar a tempestade que imprevistos pode trazer.

Por tudo explorado, também é necessário que crie um estudo sobre as suas finanças e compreenda quanto e como você quer investir nesse novo negócio, além dos detalhes que precisa para investir.

Temos um desafio para você, caro leitor! Aqui o desafio é você contra você mesmo, ele está conectado com seu próximo passo. E o próximo passo é se debruçar nos estudos e no seu empenho para aprofundar seus conhecimentos para criação de seu novo empreendimento.

Cá estamos com você até aqui e por isso conte com a CashMe para ajudá-lo nessa caminhada.

Para que possa iniciar a construção do seu sonho de achar onde empreender, disponibilizamos empréstimos ao estilo home equity com juros abaixo do preço do que se vê no mercado financeiro, além de opções de parcelamento que ultrapassam os dez anos e sem restrição de uso, aqui você pode investir naquilo que se sentir mais à vontade.

Acredite nos seus sonhos e se precisar de nossa ajuda não deixe de olhar nossos serviços e analisar as melhores opções para você.

Veja também:

Empréstimo rápido: como conseguir o seu com a CashMe

Qual o empréstimo ideal? Conheça os métodos mais famosos e o mais indicado para contratação

Capital de Giro para empresas: como conseguir recursos?

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente!  Compartilhe e deixe a sua opinião, queremos saber.

Visite o nosso Instagram.

endImage

A CashMe não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas através de parceiros autorizados pelo BACEN, nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. As operações são realizadas através das seguintes instituições: Companhia Hipotecária Brasileira – CHB (CNPJ 10.694.628/0001-98), Companhia Hipotecária Piratini – CHP (CNPJ 18.282.093/0001-50). Empresa do Grupo Cyrela

Informações complementares referentes ao Empréstimo com Garantia de Imóvel: mínimo de 36 meses e máximo de 120 meses. “””Exemplo – Empréstimo de R$ 200.000,00 para pagar em 15 anos (180 meses) com LTV de 43,3% (sendo R$ 200.000,00 + despesas acessórias, para um apartamento avaliado em R$ 500.000,00) – Prestação inicial de R$ 2.685,09, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês + IPCA, Sistema de Amortização Tabela Price. CET de 13,04% ao ano.”””


O cashme.com.br (“Website”) é pertencente e operado pela Cyrela Brazil Realty Empreendimentos e Participações (“CashMe”), uma sociedade anônima registrada sob o CNPJ/MF 73.178.600/0001-18

A CashMe, por sua vez, possui sede na Rua Olimpíadas, 242, 4º andar, CEP 04551-000, na cidade de São Paulo/SP.