Apartamento sem entrada: esse tipo de compra existe?

28 fev 2024
4min de leitura

Ao iniciar o processo de compra de um apartamento, muitas vezes, é necessário dar um valor de entrada. Por ser uma quantia alta em muitos casos, nem todos têm esse valor à disposição, o que pode deixar a aquisição do seu bem um pouco mais longe.

Mas você sabia que é possível comprar um apartamento sem entrada? Esse cenário é ideal para quem não possui o valor disponível ou quer economizar esse dinheiro para cobrir outras despesas. No conteúdo de hoje, iremos te mostrar como é possível realizar a compra do seu novo apartamento sem ter que pagar uma entrada. Confira a seguir!

Como comprar um apartamento sem entrada é possível?

Apesar de não ser algo tão comum, é possível, sim, comprar um apartamento ou outro tipo de imóvel sem pagar a entrada. No entanto, é preciso ter muita atenção aos seus recursos e aos pagamentos que deverão ser feitos para não assumir uma dívida que você não consiga pagar.

Você precisa analisar a sua situação financeira atual e entender o quanto está disponível para pagar. Além disso, é preciso verificar o valor do imóvel, a construtora responsável (no caso de um apartamento novo) e outros fatores que influenciam o pagamento.

No caso de uma negociação direta com a construtora, é possível não pagar a entrada no financiamento. Isso também é permitido no Sistema de Financiamento Habitacional (SFH) e no Programa Minha Casa, Minha Vida. Mas uma das melhores formas de adquirir o seu apartamento sem entrada é usando o Home Equity ou um consórcio.

Enquanto no consórcio não há taxas de juros, apenas as taxas de administração, o Home Equity oferece menores juros em comparação a outras linhas de crédito, além de longos prazos para pagamento.
E o melhor é que você pode utilizar o dinheiro para qualquer fim, inclusive quitar o imóvel à vista. Confira a seguir como funciona o processo em cada tipo de crédito:

Consórcio

O consórcio tem se tornado uma das formas de adquirir bens preferidas dos brasileiros. A facilidade em iniciar um consórcio, as diversas opções de planos, os valores e a inexistência de juros nessa modalidade com certeza são alguns dos seus fatores positivos para ser tão popular.

Basicamente, você só precisa entrar em um grupo de consórcio que seja da modalidade de imóveis e que possua o valor que você deseja para a sua aquisição. Não é necessário dar nenhuma entrada, basta pagar as parcelas mensais e participar das assembleias; que são ótimas oportunidades para você dar um lance e antecipar o seu crédito.

Empréstimo com garantia de imóvel

Uma das melhores opções para comprar um apartamento sem entrada é o empréstimo com garantia de imóvel ou Home Equity. Nele, você oferece um outro imóvel que já possua como garantia do empréstimo. Essa modalidade conta com as menores taxas de juros do mercado e bons prazos para pagamento; aqui na CashMe, por exemplo, você tem até 240 meses para pagar.

Construtora

Algumas construtoras oferecem o seu próprio financiamento para os seus empreendimentos. Nesse caso, você pode negociar diretamente com ela para não ter que dar um valor de entrada.

Você passará por uma análise de crédito para verificar a possibilidade do benefício. Além disso, precisará ter pelo menos 20% do valor do imóvel disponível no seu saldo do FGTS. Então, consulte a construtora do empreendimento que você deseja adquirir uma unidade e verifique essa possibilidade.

Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida é um dos programas de habitação mais conhecidos que oferece a oportunidade de você comprar o seu apartamento sem pagar uma entrada.

Para participar dele, você tem que ter uma renda de, no máximo, R$ 2.640,00 por mês, além de morar ou trabalhar na localidade onde quer adquirir o imóvel e ser maior de idade. Também não é permitido ter nenhum outro imóvel próprio e nem ter sido beneficiado por outros programas habitacionais.

O que é o valor de entrada?

O valor de entrada do financiamento é uma parte do valor total do que bem a ser adquirido, servindo como uma espécie de “garantia” do pagamento.

Na realidade, ele mostra para as instituições financeiras a capacidade monetária que o solicitante possui, trazendo mais confiança de que o pagamento será feito. Geralmente, o valor fica em 20% do total do imóvel, mas esse número pode variar.

Com isso, quanto maior a entrada, melhores são as condições dadas para o restante do pagamento. Se você deseja seguir o processo normal e realizar esse pagamento, é fundamental ter um bom planejamento financeiro para conseguir juntar o montante necessário.

Entendeu como é possível comprar um apartamento sem entrada? Utilizando os meios corretos, esse tipo de compra pode ser feita com tranquilidade e segurança, sem causar problemas para a sua saúde financeira. Aproveite e conheça outros conteúdos sobre crédito em nosso blog.

Confira o nosso post sobre a compra de apartamentos na planta e veja se vale a pena investir em imóveis que ainda serão construídos!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade