O loft é um tipo de imóvel residencial com características próprias e especiais, como pé-direito alto, janelas grandes, sem divisórias fixas entre os cômodos, ideal para estilo de vida minimalista.
Geralmente, esses imóveis são localizados em regiões centrais, o que facilita a locomoção e o acesso a diversos serviços. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.
Loft: o que é?
Mas, afinal, o que é um loft? É um tipo de imóvel com pé-direito alto, espaço amplo, sem paredes ou divisórias internas, janelas grandes, em que somente o banheiro é separado.
A princípio, os lofts eram imóveis comerciais como galpões ou depósitos e foram adaptados em residências, localizados em bairros de baixo padrão, por esses motivos eram mais baratos que outros tipos de imóveis residenciais.
O loft começou a se popularizar e se tornou um espaço procurado por pessoas que queriam apresentar um lifestyle diferente. Apostando em decorações mais livres, fugindo dos estilos tradicionais. Atualmente, os lofts possuem valores elevados pelo estilo e localização.
Você também pode se interessar: O que verificar antes de comprar um imóvel usado: 7 dicas valiosas
Financiamento imobiliário é bom?
Para quem já sabe qual é a imóvel dos sonhos, é uma opção incrível! Além de não ter limite de participantes para compor renda, nosso Financiamento Imobiliário atende Pessoa Física e Jurídica!
Características de um loft
Para entender o que é um loft, é preciso conhecer as principais características desse imóvel. Como dissemos anteriormente, esse imóvel veio de um padrão comercial, por isso, alguns detalhes se mantêm como:
- Pé-direito alto;
- Janelas grandes;
- Sem divisórias fixas;
- Piso de madeira ou concreto queimado;
- Paleta de cores sóbrias, utilizando tons de cinza, branco e preto;
- Instalações elétricas à mostra;
- Alguns modelos possuem mezanino.
Vantagens e desvantagens
Morar em um loft tem vantagens e desvantagens, além disso, se o loft é o segundo imóvel que deseja adquirir, confira 5 dicas de quando comprar um segundo imóvel.
- Vantagens: as vantagens de se morar em um espaço amplo, sem divisórias, é a decoração em que você pode soltar a imaginação e personalizar seu ambiente. Além disso, as janelas grandes permitem a entrada de luz natural, além da localização que costuma ser central, próxima ao transporte público, supermercados, bares e mais;
- Desvantagens: o fato de não ter divisórias pode tirar um pouco a privacidade dos moradores, além de não contar com isolamento acústico, ou seja, os sons das conversas, músicas e televisão vão se propagar por todo o espaço do loft.
Custo-benefício
Para quem procura por custo-benefício, o loft é ideal. O preço desse imóvel costuma ser mais alto comparando com outros imóveis residenciais, porém, as vantagens como localização e espaço podem compensar o valor.
Manutenção e facilidades
Por serem menores que os apartamentos tradicionais, os lofts exigem menos manutenções e limpezas, além de não conseguir acumular muitos itens, o que facilita sua rotina, vivendo de modo minimalista, ou seja, somente com o necessário.
Confira também: Como financiar um imóvel usado: o que você precisa saber
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Qual é a diferença entre loft, kitnet, studio e flat?
Esses termos costumam confundir, mas são imóveis diferentes. Conheça as principais diferenças:
- Kitnet: as kitnets são imóveis menores que o loft, geralmente compostas em um único ambiente que funciona como quarto, cozinha e sala. Esse imóvel é muito procurado por quem mora sozinho e pode chegar até 50 metros quadrados;
- Studio: o studio são imóveis construídos a partir da ideia do loft, porém, com uma pegada mais descolada, voltada para o público mais jovem. Geralmente, possuem de 23 a 35 metros quadrados e os prédios contam com lavanderia, piscina, academia e mais;
- Flat: o flat é um pouco maior que um quarto de hotel e possui alguns serviços similares a hotelaria, como limpeza diária e refeições. Essas facilidades são inclusas no valor do condomínio.
Como escolher o loft ideal para morar?
Agora que você já sabe o que é um loft, veja como escolher o ideal para morar. Comece pelo orçamento e sua real necessidade, como morar em um local próximo ao trabalho ou com boa infraestrutura.
Se o loft que você deseja comprar está alugado, entenda o direito de preferência de compra do imóvel. Além disso, veja se o loft comporta o número dos futuros moradores. Pesquise a localização e as facilidades da região, como transporte público, hospitais, iluminação, mercados e segurança.
Utilize a internet a seu favor e pesquise os lofts online, agende as visitas nos imóveis que mais gostou e tire todas as suas dúvidas com o corretor do imóvel.
Antes de finalizar o contrato de compra, analise toda a documentação para se certificar que o imóvel está regular, como todas as averbações da matrícula do imóvel, pendências do condomínio, IPTU e demais impostos.
Chegou a sua vez de investir em um imóvel!
Com o Financiamento Imobiliário da CashMe, você compra o imóvel com condições personalizadas para o seu momento financeiro. É mais fácil aqui, porque é tudo feito para impulsionar suas conquistas.
Qual o melhor empréstimo para comprar um loft?
Se você encontrou um loft ideal para você, mas não possui o valor para comprar à vista, saiba que existem linhas de crédito que podem impulsionar o seu sonho, como o Home Equity da CashMe!
Conhecido como “Empréstimo com garantia de imóvel”, essa modalidade oferece as menores taxas de juros do mercado, além de alto valor de crédito e prazo longo para pagamento, que pode chegar até 240 meses para pagar.
Além disso, na CashMe, os processos são totalmente online, o que agiliza alguns processos, como a vistoria do imóvel. Faça uma simulação agora mesmo.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Compra conjunta de imóvel? Tudo o que você precisa saber. Até a próxima!