Compra conjunta de imóvel? Tudo o que você precisa saber

10 nov 2023
6min de leitura

A compra conjunta de um imóvel é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais popular no mercado, sendo uma das opções preferidas de amigos, casais e familiares que buscam comprar uma nova propriedade juntos.

Ela conta com diversas vantagens que facilitam a aquisição de um apartamento, uma casa e outros tipos de propriedades. É possível dividir custos, ter condições mais atrativas de pagamento e maior poder de negociação.

Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto conferindo o que é esse tipo de compra, como realizá-la e muito mais. Continue a leitura e saiba tudo o que precisa sobre a compra conjunta!

O que é uma compra conjunta de imóvel?

Esse modelo de aquisição de propriedades ocorre quando duas ou mais pessoas contribuem com seu dinheiro na compra de um imóvel. Dessa forma, todos os compradores que participaram do processo possuem direitos sobre a propriedade.

Eles podem aproveitar o imóvel e exercer todos os privilégios que um proprietário tem direito. No entanto, as responsabilidades também são divididas para todos, com os compradores repartindo o pagamento de contas, taxas e impostos conforme a parte que cada um possui.

A compra conjunta é uma ótima opção para quem não tem dinheiro o suficiente para comprar o imóvel sozinho, afinal, com essa modalidade, é possível unir os rendimentos de cada comprador e garantir melhores condições de compra.

Como funciona a compra conjunta de imóvel?

Esse tipo de aquisição funciona por meio de um contrato que reúne todos os deveres e os direitos que devem ser cumpridos por cada proprietário. No caso da compra conjunta, o documento irá conter o nome de duas ou mais pessoas que participaram da compra, além do percentual de posse de cada uma.

O cálculo feito para a aprovação da compra considera alguns fatores, como:

  • Análise de crédito;
  • Soma dos rendimentos de cada comprador;
  • Comprovantes da capacidade de pagamento.

Existem alguns documentos que também são necessários no momento da compra, como a identidade, o comprovante de endereço e o CPF. Depois da aprovação e da assinatura do contrato, os novos donos recebem a escritura e a matrícula do imóvel.

Quando optar por uma compra conjunta?

A compra conjunta de imóvel é a modalidade ideal para pessoas que não têm rendimentos o suficiente para arcar com a compra sozinhas. Além disso, existem alguns outros casos que fazem desse tipo de aquisição uma boa escolha, como:

  • Familiares;
  • Pessoas que formalizaram uma união estável;
  • Casados ou casais que pretendem casar;
  • Sócios.

Quem está em alguma dessas situações pode acabar optando pela compra conjunta, principalmente por conta da facilidade em dividir os custos e as responsabilidades entre cada comprador.

Cada instituição tem determinadas condições de aprovação, algumas aceitam até três pessoas nessa modalidade, enquanto outras pedem um certo grau de parentesco. Por isso, analise as condições da instituição escolhida antes de prosseguir com a compra.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como realizar uma compra conjunta de imóvel?

Além do contrato com todos os deveres, direitos e percentuais de cada comprador, é preciso realizar algumas etapas importantes para concluir o processo e garantir o sucesso da aquisição conjunta.

Para te ajudar a entender tudo isso, confira a seguir um passo a passo de como realizar a sua compra conjunta de imóveis de modo seguro, tranquilo e ágil.

1. Estabeleça quem são os compradores

A primeira coisa a se fazer é definir quem serão os compradores do imóvel junto de você. Esse grupo pode ser composto por amigos, familiares e até parceiros de negócios, como os seus sócios.

Esse é um passo fundamental para dar andamento a todo o processo e garantir que todos os envolvidos tenham um objetivo em comum.

Veja também: É possível um imóvel ter mais de um proprietário?

2. Defina claramente quais são os objetivos e os critérios

Depois de definir os participantes do seu grupo de compra, é necessário deixar claro quais serão os objetivos com o imóvel adquirido. Definam se ele será de uso residencial, um investimento ou as duas coisas juntas.

Outro ponto importante é determinar critérios na hora da escolha do empreendimento, como preço, tamanho, formato, localização e outros.

3. Determine quais serão as contribuições de cada um

Cada comprador deve deixar determinado a sua contribuição na compra da propriedade, incluindo valores de entrada, parcelas, taxas e outros custos que podem aparecer. Isso é muito importante para a definição do percentual de posse que cada um terá em relação ao imóvel.

4. Busque o auxílio de um advogado

Uma das melhores formas de evitar erros durante o processo é consultar um advogado especializado em direito imobiliário. Esses profissionais podem auxiliar na preparação dos documentos necessários para a compra e ainda orientarem os compradores da melhor maneira.

5. Defina as responsabilidades de cada um

Deixe estabelecido quais são as responsabilidades de cada comprador durante o processo de aquisição do imóvel. Defina quem realizará o pagamento da entrada, taxas, parcelas, impostos, manutenções, entre outros. Dessa forma, é possível evitar uma confusão nos pagamentos e deveres dos participantes em relação à propriedade.

6. Planeje como será o compartilhamento do imóvel

Antes de dar início a todo o processo, é muito importante ter bem definido como será a divisão do empreendimento. Se ela será igualitária ou conforme a contribuição financeira de cada comprador.

Deixe planejado também como serão feitas as tomadas de decisão da propriedade: em conjunto ou por determinados proprietários.

7. Se for preciso, busque por um financiamento

Caso os proprietários decidam fazer um financiamento imobiliário, é fundamental procurar por propostas que sejam vantajosas para todos os participantes.

8. Realize a compra conjunta

Depois de concluir cada uma das etapas, você e os demais participantes podem dar continuidade a compra do imóvel. Vocês precisarão ainda da assinatura do contrato de compra e venda, pagamento da entrada, entre outros itens.

Quando a compra conjunta de imóvel pode ser negada?

Existem alguns fatores que podem levar a um impedimento na compra conjunta, como nome sujo, falta de comprovação de renda, comprometimento de rendimentos acima do limite e outros itens. Veja a seguir alguns dos impeditivos mais comuns:

Vida financeira instável e comprometida

No momento em que é levantado o histórico financeiro dos compradores, se for constatado que algum deles já possui 30% ou mais da renda comprometida, a compra pode ser negada.

Nome sujo

Caso alguma das pessoas que esteja participando do processo de compra tenha restrições em seu nome, isso também pesa contra na hora da aprovação da aquisição.

Informações incorretas

Outro problema que pode surgir no momento da compra e impedir a sua aprovação é o desencontro de informações. Caso os dados dos compradores estejam incorretos, é possível que a instituição financeira se negue a fazer a liberação do crédito imobiliário.

Agora que você conhece todas as informações necessárias sobre essa modalidade de compra de imóveis, veja como registrar o seu imóvel e garantir a proteção dos direitos da sua propriedade!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade