O que verificar antes de comprar um imóvel usado: 7 dicas valiosas

31 out 2023
6min de leitura

Comprar um imóvel usado é uma ótima oportunidade de morar em um bom lugar e investir um valor menor quando comparamos com novas construções. Ainda, é possível conhecer toda a infraestrutura do local e do bairro — que, geralmente, já estão estabelecidos, com supermercados, hospitais, escolas e mais.

Antes de comprar um imóvel usado, é preciso se atentar a detalhes importantes para se precaver e organizar seu orçamento. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo.

1. Condição do imóvel

Avalie as condições do imóvel, a conservação, a localização e a idade. Verifique possíveis infiltrações, mofo, pintura, estado do piso e outros detalhes que necessitam de reparos. Nesse caso, se você pretende se mudar rapidamente, é possível negociar um desconto com o vendedor para fazer esses ajustes após a mudança.

Se está procurando por um apartamento, analise as condições do espaço comum, as opções de lazer, como quadra de esportes, piscina, academia, espaço kids, dentre outros. Se estiverem em boas condições, você poderá utilizar e economizar a longo prazo.

Confira também: Como calcular o valor do imóvel para venda?

2. Documentação do imóvel

Comece analisando os documentos do imóvel para saber se está regular ou se possui algum impeditivo judicial.

  • Cadastro de Edificações do Município (CEDI): se você está comprando um imóvel usado diretamente com o vendedor, consulte o CEDI para saber se o local está regular;
  • Matrícula do imóvel atualizada: para se certificar de que o imóvel não possui hipoteca, usufruto, ações judiciais ou mais que impeçam a venda do imóvel;
  • Certidão negativa do imóvel: esse documento demonstra que o imóvel não possui dívidas ou ações judiciais;
  • Certidão de ônus reais de imóveis: certifica a veracidade dos dados do vendedor e da propriedade;
  • Certidão negativa de tributos: para verificar se há dívidas ou pendências relacionadas ao imóvel, como Imposto Predial Urbano (IPTU). Se o imóvel é um apartamento, consulte as taxas de condomínio com o síndico do prédio.

Confira também: Saiba como investir em imóveis: vantagens, mercado imobiliário e mais

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Infraestrutura

A infraestrutura do imóvel precisa ser avaliada com cuidado para ser ajustada antes da assinatura do contrato, assim, você não terá gastos com reformas posteriores. Verifique os serviços básicos de saneamento como esgoto e água, rede elétrica, disponibilidade de internet e mais.

Além disso, analise a localização e os serviços próximos ao imóvel, como comércio, escolas, hospitais, supermercados, transporte públicos, espaço para lazer, iluminação pública, segurança e limpeza pública. Se você gosta de lugares calmos e silenciosos, evite imóveis próximos a grandes avenidas e bares. Entenda se vale a pena fazer empréstimo para comprar um imóvel usado.

4. Valor de mercado

O valor de mercado é um importante fator a ser analisado para fazer uma oferta justa sobre a propriedade. Confira se ele possui móveis sob medida, como cozinha, armários, guarda-roupas, banheiro e mais. Além de facilitar sua rotina e mudança, agregam valor ao local, o que pode torná-lo mais caro.

Analise outros imóveis similares na mesma região e compare os valores. Ainda, consulte um corretor de imóveis para te auxiliar em todos os processos, como avaliar a casa, o valor de mercado, documentos e mais.

5. Custos adicionais

Além do valor do imóvel, é preciso considerar os custos adicionais, como mudança, novos móveis, instalações e impostos, como:

  • Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): que pode ser 2% ou 3% do valor do imóvel, geralmente, pago pelo comprador;
  • Registro do imóvel: esse documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis e comprova quem é o dono do imóvel. Por isso, após a compra da propriedade, é necessário registrá-lo no seu nome, e o custo pode variar conforme a localização do imóvel;
  • Escritura Pública: é o documento que confirma a transação de compra e venda do imóvel, e os valores são tabelados pelo Cartório Tabelionato de Notas de cada município;
  • Taxa de mudança: alguns condomínios cobram a taxa da mudança na entrada do imóvel, e o valor varia conforme cada local. Geralmente, é correspondente ao valor mensal do condomínio;
  • Reformas e instalações: caso seja necessário realizar reformas e instalar novos móveis e eletrônicos.

6. Vantagens de comprar um imóvel usado

Comprar um imóvel usado oferece diversas vantagens, começando pelo preço, pois o valor do metro quadrado é mais barato do que novas construções. Dessa forma, você pode morar em um bom lugar por um preço menor.

O imóvel já está pronto e você pode mudar rapidamente, além de contar com infraestrutura já estabelecida no bairro e nas proximidades. É possível investir em imóveis para alavancar suas finanças, como alugar o imóvel ou comprar um imóvel usado, reformar e vender por um preço maior.

7. Linhas de crédito para comprar um imóvel usado

Para comprar o seu imóvel dos sonhos, existem algumas linhas de crédito que podem facilitar e impulsionar seus objetivos. Conheça os principais:

Home Equity

O Home Equity (empréstimo com garantia de imóvel) é uma modalidade muito vantajosa. Como existe uma garantia para o pagamento das parcelas, a instituição financeira consegue praticar taxas de juros mais justas, além de oferecer prazo longo para pagamento e crédito, que pode chegar a até 60% do valor do imóvel.

Diferente das outras instituições financeiras, o Home Equity da CashMe conta com procedimentos totalmente online, desde a simulação do empréstimo, autovistoria, análise do crédito e depósito bancário, caso seu crédito seja aprovado.

Financiamento

O financiamento para imóvel usado é oferecido por bancos e instituições financeiras. Após a análise de crédito e a aprovação, a instituição financeira compra o imóvel que você escolheu e você paga esse valor em prestações acrescidas de juros.

Essa modalidade possui taxa de juros mais altas do que outras modalidades de crédito, porém oferece a possibilidade de amortização das parcelas.

Consórcio

O consórcio de imóveis é um autofinanciamento em grupo, reunindo pessoas com o mesmo objetivo, como a compra de um imóvel. É uma modalidade que não possui taxa de juros, apenas taxa administrativa e reajustes anuais da parcela.

Para conseguir a carta de crédito, você precisa ser sorteado, por isso, é uma ótima opção para quem não tem pressa em se mudar e prefere se organizar com calma. Ainda, é possível dar o lance no consórcio para aumentar suas chances de ser sorteado.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também mais sobre o que é e como funciona a alienação fiduciária. Até a próxima!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade