Como financiar um imóvel usado: o que você precisa saber

16 nov 2023
4min de leitura

Comprar a casa própria ou algum outro tipo de imóvel é sempre um processo que costuma gerar algumas dúvidas, afinal, uma aquisição que exige um alto capital financeiro e, muitas vezes, o comprometimento com o pagamento de parcelas por anos deve ser bem pensado.

Uma das dúvidas mais comuns é a de como financiar um imóvel usado. Esse tipo de propriedade costuma ser uma opção mais acessível, porém é preciso tomar alguns cuidados para não cair em um mau negócio. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber para financiar um imóvel usado e realizar os seus sonhos!

Financiar um imóvel usado: é possível ou não?

Sim, é possível financiar uma propriedade dessas e até mesmo existem diversas linhas de crédito focadas nesse tipo de compra. A Caixa Econômica Federal permite financiamentos nesse formato pelo programa Minha Casa, Minha Vida, porém outras instituições financeiras também contam com essa possibilidade.

Por isso, é importante consultar o seu banco ou instituição em que deseja solicitar o financiamento sobre as regras que possui para esses casos. Dessa forma, você conhece quais são os documentos exigidos em cada um e verifica as chances de negociação.

A CashMe, por exemplo, oferece financiamentos imobiliários baseados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e permite a contratação dessa linha de crédito para imóveis usados. Você tem opções a partir de R$ 50 mil e até 240 meses para pagar, sendo uma ótima escolha para quem está pensando em financiar um imóvel.

Como financiar um imóvel usado: como é o processo?

Após decidir em qual instituição financeira irá realizar o seu financiamento, o primeiro passo é fazer a sua solicitação. A partir disso, inicia-se todo o processo até você conseguir a aprovação do seu pedido. Confira a seguir as principais etapas:

1. Pedido das documentações necessárias

Após a sua solicitação de financiamento, a instituição irá pedir alguns documentos necessários para a análise de crédito e verificar se você está apto ou não a recebê-lo. As documentações podem variar, mas as mais comuns são:

  • Comprovante de residência atualizado;
  • Documento de identificação (pode ser CPF, RG ou CNH);
  • Certidões negativas de protestos e ações de cobrança;
  • Certidão negativa de débitos de IPTU do imóvel que está sendo adquirido;
  • Certidão negativa de débitos do condomínio (quando existir);
  • Certidão negativa de ônus reais.

É possível que a empresa ainda solicite outros documentos, como a matrícula do imóvel negociado. Tudo isso serve para comprovar algumas situações de quem está financiando e até mesmo da própria propriedade.

2. Avaliação do imóvel

Depois de verificar todos os documentos e fazer a análise de crédito do seu perfil financeiro, a instituição financiadora realiza uma avaliação completa do imóvel. Geralmente, essa avaliação é feita por um profissional especializado contratado pela financeira, como um engenheiro ou um técnico da construção civil.

Ele avalia a localização, a estrutura e outras características físicas, como conservação e metragem, garantindo que o preço do imóvel seja equivalente ao seu valor de mercado.

Veja também: O que verificar antes de comprar um imóvel usado?

3. Avaliação do comprador

Por fim, a situação financeira atual do cliente é avaliada para verificar se ele possui capacidade para pagar o financiamento. Nesses casos, é solicitado um comprovante de renda. Isso ajuda as instituições a reduzirem os riscos de inadimplência e oferecerem as melhores condições para a transação.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são as vantagens de financiar um imóvel usado?

Os imóveis usados ainda possuem diversas vantagens na hora da compra em relação a imóveis que ainda estão na planta ou são totalmente novos. Confira a seguir algumas delas:

1. Preço mais baixo

Um dos maiores atrativos dessas propriedades é o seu valor menor do que os de imóveis novos. A precificação é feita de acordo com uma série de fatores, como localização, estado de conservação, oferta e demanda, entre outros. No geral, as casas e os apartamentos usados valem menos do que outros em condição de novos.

2. Entrada imediata

Outra grande vantagem desse tipo de aquisição é a possibilidade de se mudar para a nova propriedade de imediato, afinal, a casa ou o apartamento já está pronto e registrado.

Geralmente, isso acaba sendo um problema em imóveis novos que ainda não estão totalmente finalizados ou precisam de um acabamento.

3. Ótima oportunidade de investimento

Comprar imóveis costuma ser um bom investimento, pois eles possuem um ótimo potencial de valorização. Com isso, uma propriedade comprada por um preço pode ter o seu valor aumentado consideravelmente em alguns anos. Além disso, é possível alugá-los e ter uma renda mensal extra.

E agora que você sabe como financiar um imóvel usado, que tal investir em uma nova propriedade para o seu patrimônio? Aprenda outras formas de adquirir um bem, como o Home Equity, aqui em nosso blog e realize todos os seus sonhos!

4/5 - (2 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade