Entenda como funciona o boa vista consumidor

Entenda como funciona o boa vista consumidor
ícone de calendario

Atualizado:
02/06/2021

ícone de calendario

Publicado:
02/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Boa Vista Consumidor nada mais é do que o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) que possui uma lista com nomes de pessoas negativadas – físicas ou jurídicas – e dados gerais de inadimplência, como dívidas e pagamentos em atraso.  

Assim como as outras entidades que oferecem o mesmo serviço, o Boa Vista Consumidor possui serviços gratuitos para que você possa consultar seu CPF a qualquer momento e checar se há pendências registradas em seu nome, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre a entidade, seus serviços e as diferenças entre os outros órgãos de crédito, está no lugar certo. Neste artigo separamos todas as informações importantes que você precisa saber.

Vamos começar?

O que é Boa Vista Consumidor

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a Boa Vista Consumidor tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é pioneira do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, o que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Além disso, a empresa também responde por iniciativas, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas.

Atualmente, é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Serviços do Boa Vista Consumidor

Para entender melhor o Boa Vista Consumidor e também para entender como o órgão funciona compreenda o que é e como utilizar cada um de seus serviços:

Consulta de CPF

Através do Boa Vista Consumidor Positivo é possível consultar gratuitamente seu CPF por smartphones, seja Android ou IOS, com o aplicativo que permite verificar a situação do CPF para saber se o usuário é bom pagador. Você também pode realizar essa consulta pelo site.

De forma prática, rápida e segura você tem acesso a informações importantes que podem ajudá-lo a se organizar financeiramente ou até descobrir se existem débitos em seu nome para negociar.

Cadastro Positivo

O cadastro positivo do Boa Vista Consumidor funciona como um boletim escolar. Através dele ficam registrados todos os pagamentos que você fez, como um histórico de crédito.

Com esse registro, o sistema do Boa Vista Consumidor transforma seu comportamento em uma pontuação que permite uma análise mais justa sobre sua capacidade de pagamento e pode ser utilizada na análise de crédito, caso você esteja em busca de um empréstimo, por exemplo.

Score Boa Vista

O Score pode parecer muito semelhante ao Cadastro Positivo, no entanto, não se trata de um histórico de pagamento de contas. Trata-se de uma pontuação de crédito, que geralmente vai de zero a mil, sendo dividida da seguinte forma:

  • até 300 pontos: há alto risco de inadimplência;
  • 300 a 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

Essa pontuação ajuda as empresas a analisarem o risco de uma venda

e decidirem se é um bom pagador.

Radar Pessoal

O Radar Pessoal do Boa Vista Consumidor é um serviço de monitoramento dos seus dados. Ele verifica se seu CPF foi consultado por alguma empresa recentemente, se você está negativado, se existem chances de você conseguir crédito, entre outras possibilidades.

Esses avisos do Radar Pessoal podem ser enviados para você por e-mail ou SMS, você seleciona a opção através do site.

SOS Cheques e Documentos

É um serviço para casos de perda, roubo ou extravio de cheques e documentos. Com ele, o Boa Vista Consumidor fica responsável por comunicar o mercado sobre essas situações e isso te protege de fraudes com seu CPF.

Ao optar por registrar seus documentos e cheques, você garante:

  • Proteção contra possíveis tentativas de fraudes.
  • Ao consultarem o banco de dados do Boa Vista Consumidor, os lojistas saberão do alerta;
  • O registro é simples e você pode cadastrar e descadastrar: RG, CPF, cheques e cartões perdidos ou roubados;
  • Impede a compra de bens e serviços, a abertura de contas e financiamentos de veículos e imóveis em seu nome.

Mas com todos esses serviços, talvez você esteja se perguntando:

Qual a diferença entre Serasa, SPC e Boa Vista Consumidor?

Como citamos acima, de forma bem resumida os três são órgãos de proteção de crédito. Ou seja, se você deixar de pagar suas dívidas e ficar inadimplente, pode ter seu nome incluído nessas entidades. 

Mas apesar de prestarem serviços semelhantes, eles apresentam algumas diferenças. Vamos entender um pouco melhor a diferença entre cada órgão: 

Serasa

Criada em 1968 por meio de uma parceria entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), a Serasa Experian é um banco de dados que reúne informações das pessoas que possuem dívidas com instituições financeiras.

É possível consultar o CPF pessoalmente nas agências da Serasa Experian ou gratuitamente pelo site da Serasa.

SPC

O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, existe desde 1955 e tem como objetivo concentrar os dados do comércio no Brasil. O serviço possui informações sobre cheques protestados (quando a empresa notifica na justiça que o pagamento de uma dívida não foi feito e o devedor fica com o “nome sujo“), roubados, sem fundo (quando o banco não aceita porque a conta corrente não tem dinheiro suficiente para o pagamento), entre outros cenários.

O SPC fornece dados sobre a saúde financeira dos consumidores para lojas e bancos, dando mais segurança às empresas e instituições financeiras que oferecem opções de venda a prazo, financiamentos ou empréstimos.

A pessoa que receber uma carta do serviço pode consultar, sem nenhum custo, a pendência no site do SPC após fazer o cadastro.

Boa Vista (ou SCPC)

Como falamos acima, o Boa Vista Consumidor, conhecido também como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) possui uma lista com nomes de pessoas negativadas – físicas ou jurídicas – e dados gerais de inadimplência, como dívidas e pagamentos em atraso.

Também é possível consultar gratuitamente o seu CPF a qualquer momento e checar se há pendências registradas em seu nome no SCPC.

Conclusão

Como você pode ver, o Boa Vista Consumidor é mais uma opção para você consultar e acompanhar sua situação financeira e até proteger seus documentos. De forma gratuita, rápida e simples, o órgão fornece para as empresas o seu histórico financeiro e sua pontuação como pagador.

Caso você tenha dívidas ou queira sempre acompanhar sua situação financeira, os serviços do Boa Vista Consumidor podem ajudá-lo.E se busca regularizar seu nome para ter acesso a crédito, conheça nosso empréstimo com garantia de imóvel e veja as melhores condições do mercado. 

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *