A amortização é a possibilidade de reduzir o seu financiamento, seja no valor das parcelas ou no prazo. Os bancos sabem dessa necessidade dos clientes, por isso, disponibilizam diferentes condições de pagamento e até calculadora de simulação.
Para te auxiliar, fizemos este conteúdo para te ensinar como amortizar financiamento Caixa e outras possibilidades que podem ser mais vantajosas para o seu bolso. Se deseja saber mais sobre o tema, confira o conteúdo abaixo!
Como funciona a amortização na Caixa Econômica Federal?
A amortização da Caixa serve para reduzir o valor das parcelas, o prazo de pagamento do seu empréstimo e até quitar o financiamento. A solicitação da amortização deve ser feita diretamente na agência, no site ou no aplicativo da instituição. Você também pode simular o seu contrato antes de amortizar o crédito.
Você pode gerar um boleto de amortização a cada três dias úteis ou utilizar o seu FGTS a cada dois anos. É importante saber que somente os contratos que estão com o pagamento em dia podem ser amortizados. Se houver prestações vencidas, este procedimento fica impedido.
Quais os documentos exigidos para solicitar a amortização?
Os documentos necessários para solicitar a amortização do financiamento da Caixa podem variar conforme o tipo de amortização e as condições contratuais do seu empréstimo. De modo geral, a Caixa Econômica Federal solicita os documentos abaixo:
- Documentos pessoais: RG, CPF, CNH ou passaporte;
- Comprovante de residência: conta de energia, telefone, água, entre outros;
- Contrato de financiamento: apresente o contrato original e, se tiver renegociações, apresentar estes documentos também;
- Comprovante de renda: holerites, declaração do imposto de renda, extrato bancário ou outros documentos que comprovem sua capacidade financeira.
Além disso, a instituição pode solicitar outros documentos, como o comprovante de pagamento das parcelas anteriores ou algum documento relacionado à garantia do empréstimo, como imóveis ou veículos. Por isso, antes de solicitar a amortização, entre em contato com a instituição financeira e verifique quais são os documentos exigidos.
Passo a passo para amortizar o financiamento com a Caixa
Avalie as condições, os custos e se há taxas e tarifas antes de amortizar o seu empréstimo. Verifique também se este procedimento vai resultar na redução do prazo total do financiamento ou na economia de juros. Confira o passo a passo abaixo para solicitar a amortização do seu crédito na Caixa:
- Vá pessoalmente até a agência da Caixa ou acesse o site ou aplicativo oficial;
- Confira as condições do seu empréstimo, com parcelas a vencer e o saldo devedor;
- Escolha o tipo de amortização que deseja realizar: a antecipação das parcelas ou amortização extraordinária;
- Caso seja necessário, preencha e assine os formulários exigidos pela instituição;
- Realize o pagamento da amortização conforme o acordo realizado;
- Guarde o comprovante de pagamento e acompanhe o saldo devedor.
Confira também: Repasse de financiamento: o que é e como funciona?
Quais são as vantagens de amortizar o financiamento?
Além de aprender como amortizar financiamento Caixa, é preciso conhecer as vantagens e avaliar se é benéfico realizar este procedimento. As principais vantagens são a redução dos encargos financeiros ao longo do tempo e as possíveis economias com juros.
Você pode fazer quantas simulações de amortização quiser pelo App Habitação Caixa e comparar com outras possibilidades, como pedir um empréstimo para amortizar esse valor ou investir e conseguir melhores rendimentos.
O que considerar antes de amortizar o financiamento?
Antes de solicitar a amortização, analise se esse valor poderia ser utilizado para outras finalidades, como investimentos que renderiam mais que o desconto oferecido pela amortização. Além disso, se você precisa amortizar o seu financiamento, avalie a possibilidade de pegar um empréstimo com juros baixos para amortizar ou até quitar o saldo. Isso pode ser mais vantajoso.
Alternativas à amortização
Selecionamos os empréstimos com juros baixos para você conhecer e analisar a possibilidade de contratar para aliviar as parcelas do seu financiamento.
Crédito Consignado INSS
O consignado é um dos empréstimos mais conhecidos do mercado. Ele geralmente é solicitado por funcionários públicos, pensionistas e aposentados do INSS ou funcionários de empresas privadas que têm parceria com a instituição financeira.
A principal característica desta modalidade é o desconto direto na fonte de renda do solicitante, seja na folha de pagamento, benefício ou aposentadoria. Dessa forma, esse desconto é uma garantia maior do pagamento, reduzindo o risco de inadimplência da transação, resultando em juros baixos.
Home Equity
O Home Equity, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, é uma modalidade que conta com juros até 12x mais baratos que outras linhas de crédito. Como existe uma garantia, as condições de pagamento são mais vantajosas, como os prazos que são de até 240 meses e o crédito é de até 60% do valor de avaliação do imóvel. Faça uma simulação na CashMe e conheça todas as vantagens disponíveis para você.
Portabilidade de financiamento imobiliário
Se deseja melhores condições de pagamento, você ainda pode fazer a portabilidade de financiamento imobiliário, ou seja, pode transferir o saldo devedor para outra instituição que ofereça melhores taxas de juros. Assim, você consegue novos prazos, taxas de juros e valor de parcela.
Agora que você sabe como amortizar financiamento Caixa, continue no nosso blog e aprenda como reduzir a parcela do financiamento. Até lá!
Esclarecedor…..