Empréstimo sem margem disponível: é possível fazer um?

8 jan 2024
4min de leitura

Você está precisando de um dinheiro extra ou um empréstimo para conseguir um determinado objetivo, mas não tem margem consignável disponível? Saiba que é possível conseguir um empréstimo sem margem com algumas alternativas importantes que existem no mercado atual.

Para entender mais sobre essas opções, continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto em nosso guia!

O que é um empréstimo consignado?

Antes de saber como fazer o seu empréstimo sem margem, é importante entender bem o que é um empréstimo consignado e como ele funciona. Basicamente, esse é um formato em que os valores das parcelas do empréstimo são descontados automaticamente na folha de pagamento de quem o contratou.

Os pensionistas e aposentados são o principal público desse tipo de crédito, já que com ele é possível conseguir taxas de juros mais baixas do que nas modalidades comuns. Isso acontece por conta da instituição financeira ter uma maior garantia em relação ao recebimento do empréstimo, afinal, as suas parcelas são descontadas de forma automática.

No entanto, existe um requisito para que o empréstimo consignado seja aprovado: que o solicitante tenha margem consignável disponível. Essa margem é uma espécie de limite que pode ser descontado da sua renda mensal, sem comprometer a vida financeira do indivíduo e colocá-lo em dívidas.

Leia também: Como usar empréstimo para quitar dívidas?

Margem consignável: o que é esse conceito?

A margem consignável é um conceito que existe para a proteção das instituições financeiras e dos próprios indivíduos que solicitam os empréstimos. Ela consiste em um limite ou porcentagem da renda mensal que pode ser descontada na folha de pagamento do solicitante.

É importante ter essa limitação para evitar que as pessoas contratem um empréstimo acima do que é permitido pela lei e que não entrem em dívidas que não sejam capazes de quitar. Dessa forma, tanto as financeiras quanto os solicitantes ficam mais protegidos, realizando transações seguras e vantajosas para ambas as partes.

Por isso, é muito importante analisar como está a sua margem consignável antes de solicitar um crédito desse tipo. Assim, você evita confusões desnecessárias na hora de contratar o seu empréstimo.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como consultar a margem consignável?

Para consultar a sua margem consignável, é só acessar o portal Meu INSS e consultar o seu extrato de empréstimo consignado. Confira um passo a passo de como fazer isso que vai te ajudar:

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Entre com o seu CPF e senha;
  3. Procure pela opção “Extrato de Empréstimo” e selecione-a;
  4. Se você tiver mais de um benefício, escolha o que você deseja verificar sobre empréstimo consignado;
  5. Depois, clique em “IMPRIMIR” para conseguir salvar o arquivo em PDF e verificar as informações.

No extrato do seu empréstimo consignado deve constar a margem para empréstimo e para cartão, além de uma série de outras informações sobre os seus contratos em andamento ou finalizados.

E se eu não tiver margem disponível?

Para as pessoas que não tiverem margem consignável disponível e precisam muito do crédito, é possível utilizar algumas alternativas. Você pode fazer um refinanciamento, portabilidade dos créditos consignados existentes ou usar a margem social. Confira a seguir como cada uma funciona:

Portabilidade do crédito consignado

Com a portabilidade, você pode transferir um empréstimo realizado em uma instituição com juros mais altos para outra, com juros mais baixos e melhores condições para quitar a dívida. Durante a transferência, é possível negociar a redução das parcelas ou receber troco com a portabilidade.

Aprenda a renegociar o seu empréstimo em nosso blog e confira como reduzir as suas parcelas, facilitando o pagamento da dívida e garantindo uma melhor saúde financeira!

Refinanciamento

O refinanciamento é semelhante à portabilidade, mas nesse caso, a troca do empréstimo é feita por um novo dentro da mesma instituição. Aqui, são negociadas novas condições que facilitem o pagamento da dívida.

No entanto, existe uma condição para esse tipo de refinanciamento. É necessário que uma parte das parcelas já tenha sido paga, sendo algo em torno de 15% a 30% das parcelas totais. Como esse número varia de uma financeira para outra, é importante consultar as políticas de crédito da sua.

Margem social

A margem social faz parte do Projeto de Lei 4732/20, que diz que os cidadãos podem contratar empréstimos de até R$ 20 mil com os mesmos benefícios do empréstimo consignado. Essa é uma ótima solução para quem não tem margem consignável disponível e precisa de um crédito rápido, com baixas taxas de juros.

Empréstimo com garantia de imóvel

Uma boa alternativa de crédito com juros baixos e longo prazo para pagamento é o empréstimo com garantia de imóvel. Com ele, você pode dar algum imóvel que esteja em seu nome como garantia ao banco ou financeira, que consegue ofertar um crédito com melhores condições de pagamento.

Aqui na CashMe, você tem taxas até 12x mais baratas que outros formatos de crédito, além de prazos com até 240 meses para pagar. São diversas vantagens para você conseguir dinheiro emprestado com as melhores condições do mercado.

Entendeu como é possível contornar a falta de margem consignável no seu empréstimo? Existem boas alternativas que podem ajudar quem precisa de um crédito rápido e com boas taxas de juros.

Aproveite para conferir como funciona o empréstimo com garantia de imóvel em nosso blog e descubra como essa modalidade pode te ajudar a conquistar seus maiores sonhos!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Um pensamento sobre “Empréstimo sem margem disponível: é possível fazer um?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade