Um caminhão sendo dirigido por uma estrada

Como financiar um caminhão: o guia completo

6 fev 2024
4min de leitura

Comprar um caminhão envolve altos custos e, por isso, não é uma tarefa simples. Muitas empresas e pessoas recorrem às linhas de financiamento como uma solução para adquirir seus veículos.

Porém, financiar um caminhão possui suas particularidades, assim, é importante saber como recorrer a essa linha da maneira correta para evitar qualquer problema. Veja todas as nossas dicas a seguir!

O que é um financiamento de caminhão?

O financiamento de caminhão funciona como a maioria das linhas de crédito, ou seja, é uma saída para pessoas físicas e jurídicas comprarem seus veículos sem recorrer ao pagamento à vista.

Dessa maneira, é possível modernizar ou expandir a frota de caminhões, garantindo mais conforto aos caminhoneiros e aumentando a produtividade das empresas.

Como funciona o financiamento de caminhão?

Para financiar um caminhão, entre em contato com bancos e instituições financeiras que possuem essa linha de crédito.

A partir disso, o credor fará uma análise de crédito do seu perfil para determinar se há estrutura para você arcar com o empréstimo ou não, além de definir as condições de pagamento e taxas de juros. Com tudo aprovado e contrato assinado, você poderá comprar seu veículo.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Por quais motivos vale a pena financiar um caminhão?

Se você quer renovar sua frota de caminhões ou simplesmente deseja seu primeiro veículo para trabalhar, o financiamento pode ser uma ótima solução para evitar o pagamento à vista. Confira a seguir quando vale a pena financiar um caminhão:

Renovação da frota

Uma frota antiga de caminhões pode acabar reduzindo a produtividade da empresa, por isso, é essencial manter veículos novos e em bom estado para garantir a competitividade e eficiência das entregas.

Diversificação da frota

Se você pretende diversificar a sua frota para atender a novas necessidades do negócio, como maior capacidade de carga, o financiamento é a alternativa ideal.

Falta de capital

Caso você não tenha o capital disponível para realizar a compra à vista, financiar um caminhão é a melhor saída para realizar a compra do veículo e ir pagando a compra aos poucos em parcelas mensais.

Quais são as principais formas de adquirir um caminhão?

Existem várias maneiras diferentes de adquirir um caminhão aqui no Brasil. Conheça a seguir as principais delas e descubra qual é a melhor para você!

Empréstimo com garantia de imóvel

Se você tem um imóvel, é possível conseguir um empréstimo em até 60% do valor dele com o Home Equity. Essa é uma das modalidades de crédito com a menor taxa de juros do mercado e aqui na CashMe você ainda tem um prazo de até 240 meses para pagar.

Essa é uma ótima escolha para quem deseja adquirir o caminhão com poucas taxas e um prazo maior de pagamento, oferecendo muitos benefícios na hora de realizar a sua compra.

Leasing operacional

Esse é um formato semelhante a um aluguel de caminhões, com os clientes pagando um valor mensal para utilizar o veículo. Enquanto isso, a locadora fica responsável por fazer a manutenção dos veículos e o pagamento do seu seguro, além de outras despesas, como impostos.

Quando o período contratado acaba, é possível renovar o contrato e utilizar um caminhão mais novo ou devolvê-lo. Essa é uma das melhores escolhas para empresas que não querem ter que arcar com as manutenções e outras despesas da sua frota.

Leasing financeiro

O leasing financeiro funciona de forma parecida com o modelo anterior, com a locadora do caminhão ficando responsável pelo financiamento do caminhão para o cliente. Porém, nesse formato, o cliente é quem deve se responsabilizar por fazer as manutenções e arcar com outras despesas.

Ao final do contrato, ele pode escolher se deseja adquirir o caminhão por um valor residual ou devolvê-lo. Esse tipo de financiamento é ideal para empresas que desejam ter um maior controle sobre os veículos da sua frota.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O Crédito Direto ao Consumidor é uma das linhas de crédito mais conhecidas do país. Nele, a instituição financeira concede um empréstimo ao cliente para realizar a compra do modelo de caminhão que deseja.

Assim, o veículo fica no nome dele desde o início do processo. Por conta disso, essa modalidade é mais indicada para pessoas e empresas que desejam ter controle total do caminhão, sem a administração de terceiros.

Viu como financiar um caminhão é simples? Esse tipo de financiamento funciona de forma bem semelhante aos outros formatos de crédito, sendo uma boa alternativa para garantir um veículo novo e em perfeito estado.

Se você quer saber mais sobre financiamento de veículos e outros tipos de bens, continue navegando em nosso blog e confira o nosso post sobre como escolher um empréstimo com juros baixos! Porém, financiar um caminhão possui suas particularidades, assim, é importante saber como recorrer a essa linha da maneira correta para evitar qualquer problema.

Veja todas as nossas dicas em nosso post!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade