Reforma em casa de condomínio

Reforma em casa de condomínio: o que preciso para iniciar uma obra?

28 nov 2019
4min de leitura

Está a fim de iniciar uma reforma em seu imóvel, mas não sabe como conseguir autorização para reformar sua casa dentro de seu condomínio? Então continue aqui e veja como iniciar este processo e realizá-lo sem dores de cabeça.

Obras, sem sombra de dúvidas, são momentos muito esperados, porém cansativos. O barulho de paredes sendo quebradas, de pisos sendo cortados e de outros aspectos dentro de uma reforma faz que muitas pessoas desistam ou tenham problemas no meio do processo. 

Além disso, outro ponto que prejudica quem quer reformar é ter casa dentro de condomínio, seja este de casas ou até mesmo de apartamentos. As legislações para permitir uma obra são mais rígidas, além do processo ser mais difícil perante aos vizinhos mais próximos e o incômodo na certa. 

Por isso, fizemos aqui um compêndio explicando como iniciar uma reformar a casa que esteja dentro de um condomínio, que siga as regras ditadas ao lugar e que não incomode tanto aos moradores próximos. Continue aqui e entenda um pouco mais! 

Reformar e remodelar uma casa

O desejo de inúmeras pessoas é de reformar e remodelar a sua casa – quando dizemos casa, não significa este tipo de imóvel propriamente dito, mas o ambiente que você se sente aconchegado e acostumado. 

Contudo, iniciar uma obra é sempre dificultoso. Isso se deve principalmente aos barulhos que as máquinas fazem, como makitas, serradeiras e afins, além da sujeira por toda a casa. É comum que se desista de iniciar uma reforma devido a esses aspectos problemáticos.

Mas, todos sabem que, ao final de todo esse infortúnio, chega-se o paraíso. Quem não gosta de um ambiente novinho e com a sua cara? Ou seja, como diz o ditado popular, “para todos o males, vem o bem”. 

Vale a pena fazer obras em casa de condomínio?

A primeira pergunta que surge em quem deseja uma reforma e mora em condomínio é: vale a pena reformar meu imóvel neste tipo de lugar? Será que vou conseguir tudo que preciso para iniciar a minha obra? 

A primeira afirmação é “sim!”, vale a pena investir numa mudança na sua casa se você está com vontade. Contudo, é preciso ânimo e disposição para iniciar uma obra, visto que muitos aspectos são dificultosos no caminho.

Caso você more de aluguel, contate o dono do lugar para saber se é permitido esse tipo de reforma e se compensa gastar além do seu valor mensal de morar ali. Nesses quesitos, talvez seja melhor embargar qualquer tipo de obra e esperar para a sua casa própria no futuro. 

Quais autorizações preciso para iniciar a reforma?

Quando se deseja iniciar uma obra dentro de um condomínio, seja este em um conjunto de apartamentos ou até mesmo conjunto de casas, é preciso de uma série de autorizações, tendo em vista que a legislação é mais rigorosa.

Para que você não tenha problemas e precise pausar a sua reforma, fizemos uma pequena listinha mostrando a quem procurar e como fazer isso para dar início a sua obra. Atente-se e busque mais informações além dessas! Veja: 

Autorização do síndico

O primeiro “autorizador” de sua reforma é o síndico de seu condomínio. Aliás, todo conjunto de imóveis precisa ter esse profissional para cuidar das normas do ambiente e manter o convívio em harmonia. Dentro disso está a autorização para começar uma obra.

Busque o síndico de onde você mora e avise sobre a sua vontade de iniciar uma mudança em seu imóvel. Entenda os pontos dele e questione os seus para que a sua reforma seja aceita. Com isso, dê o start! 

Autorização da prefeitura 

Logo após temos o principal ponto desta lista, que é a autorização da prefeitura. Para iniciar uma mudança, principalmente se for de grande escalão, é necessário permissão de órgãos da prefeitura, tendo em vista legislações de segurança que existem para o município. 

Se você deseja, por exemplo, subir um segundo andar em sua casa de condomínio, vá à prefeitura de sua cidade e entenda quais são as normas regidas por eles para que haja a construção desse segundo pavimento. Esta não é uma burocracia qualquer, mas uma maneira de manter a estrutura da casa segura e sem problemas futuros. 

Aval do engenheiro civil 

Por último e também de suma importância é o aval de um engenheiro civil. Nunca inicie uma reforma sem consultar este profissional, pois ele que dirá se seu desejo está de acordo com as normas de segurança do imóvel e se não há riscos ou problemas futuros com a estrutura. 

Contrate um engenheiro civil para que ele faça o planejamento de sua obra e guie todos os passos a serem tomados. Sem ele pode haver até mesmo haver acidentes com graves danos. 

CashMe para investimento em obras

Ao fim, entende-se que a reforma em casa dentro de condomínio é um consenso entre o morador e os superiores a ele, sejam os síndicos, prefeituras e até mesmo engenheiros civis. Nunca deixe de contatá-los antes de iniciar uma reforma e tenha todas as autorizações em dia para a sua mudança. 

Caso preciso de capital para iniciar uma obra, a CashMe oferece linhas de crédito muito vantajosas. A exemplo do home equity, você conta com as taxas de juros mais baixas do mercado, um longo prazo de pagamento e carência nas parcelas.

Como realizar reformas na casa sem prejudicar as finanças pessoais?

Como financiar a reforma do seu imóvel sem se endividar?

Vale a pena comprar uma casa para reformar? Descubra!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

0 pensamentos sobre “Reforma em casa de condomínio: o que preciso para iniciar uma obra?

  1. Avatar
    Sidney Ferreira Alvarenga diz:

    Oi, pessoal! Apenas compartilhando: para reformar seu imóvel no condomínio será necessário a aprovação de três quartos dos moradores em assembleia específica para esse fim. A reforma deverá atender os padrões harmônicos que foram aprovados para os imóveis.

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade