Consórcio é um bom investimento? Descubra aqui

8 nov 2023
5min de leitura

Apesar de não ser um investimento tradicional, como ações ou títulos, o consórcio é uma ótima maneira de poupar para adquirir um bem e transformá-lo em investimento futuramente.

Por isso, ele tem se tornado uma das principais opções dos brasileiros para a compra de um novo imóvel ou veículo. Essa modalidade funciona de forma coletiva, sendo assim, uma maneira muito mais fácil de adquirir bens que necessitam de grandes investimentos.

Nesse formato, são criados grupos de compradores com o mesmo objetivo, como uma espécie de “poupança” para a compra de determinado bem. A administradora do consórcio contempla todos os meses um participante com o valor contratado até que todos recebam a quantia.

Isso deixa tudo mais simples, não acha? Então confira as principais vantagens do consórcio e descubra se ele é realmente um bom investimento para você. Continue a leitura!

1. Custo baixo para adquirir

Uma das maiores vantagens dos consórcios é o seu custo relativamente menor em relação a outros produtos, modalidades e formas de crédito. Não é necessário pagar um valor de entrada e também não há cobrança de juros, assim, os valores para começar a investir são bem mais acessíveis.

Além do valor das parcelas, existe apenas uma taxa de administração que deve ser paga à administradora do consórcio. E mesmo com essa taxa, o custo final da compra de um bem por meio do consórcio é menor do que em outros tipos de crédito.

2. Não é preciso comprovar renda

Um ponto muito importante é que não há necessidade de comprovar renda para iniciar um consórcio. Você precisa somente ter o dinheiro para pagar as parcelas em dia e a comprovação é realizada apenas no momento da contemplação. Isso facilita a entrada nesse forma de crédito, tornando o processo ainda menos burocrático.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Ajuda a melhorar o seu planejamento financeiro

Uma boa educação financeira e um planejamento adequado são essenciais para a aquisição de qualquer propriedade. O consórcio faz com que o consorciado destine valores mensais para uma poupança e se programe de maneira adequada para garantir o pagamento das parcelas.

Isso educa as pessoas a investirem mensalmente para conseguirem realizar os seus sonhos, tudo de forma segura e planejada. Então, o participante pode continuar investindo, comprando novos bens e planejando a sua vida financeira.

4. Parcelamento integral do valor do bem

Além da ausência de juros e valor de entrada, outra vantagem muito interessante do consórcio é o parcelamento integral do valor do bem adquirido.

No consórcio, o valor da propriedade que você deseja adquirir será dividido integralmente pelo número de parcelas escolhido. Com isso, você não precisa se preocupar com valores de entrada exorbitantes que, na maioria das vezes, são um dos maiores impeditivos para quem deseja comprar um novo bem.

5. Possibilidade de usar o FGTS

Nos consórcios, os consorciados podem usar o seu FGTS para pagar um saldo devedor, parcelas, lances ou, até mesmo, complementar a carta de crédito. Isso facilita ainda mais o processo de compra e torna possível a realização de diversos sonhos.

As operações usando o FGTS podem ser feitas diretamente com a administradora, porém, é possível também que ela indique alguma outra empresa para realizar o procedimento.

Vale lembrar que esse tipo de operação só é possível no segmento de consórcios de imóveis.

6. Garantia de valores atualizados ao final do consórcio

Mais uma das inúmeras vantagens de um consórcio é a garantia de receber valores atualizados ao terminar de pagar, ou seja, quando um dos participantes termina de quitar as suas parcelas e ainda não foi contemplado, ele recebe os valores investidos totalmente atualizados.

Com isso, a carta de crédito que o participante recebe no final do processo vai considerar as variações monetárias e a inflação no período.

7. Pagamento à vista, mas com parcelas

No consórcio, o pagamento de um imóvel, por exemplo, é feito como se fosse à vista. Isso acontece porque o cotista recebe o valor integral na carta de crédito, permitindo que ele realize a compra com um pagamento imediato.

No entanto, todo o pagamento até a contemplação foi feito de forma parcelada. Dessa forma, você tem muito menos burocracia no momento da compra e ainda garante uma negociação mais lucrativa para o seu lado.

8. Você pode dar lances e ser contemplado mais rápido

Outra vantagem é a possibilidade de fazer ofertas de lances no consórcio e conseguir ser contemplado antes mesmo do prazo previsto.

Você precisa somente ter o pagamento das parcelas em dia e, assim, pode usar o dinheiro guardado para dar um lance quando quiser. Os valores variam conforme as regras do contrato de cada consórcio, por isso, analise as regras do seu antes de tentar.

9. Crédito flexível para escolher o seu investimento

Existe também uma flexibilidade maior na hora de usar a sua carta de crédito. É possível escolher onde, quando e o que comprar com o crédito que foi dado a você, desde que a categoria do bem adquirido seja a mesma do consórcio escolhido.

O consórcio CashMe é um dos que possibilitam essa liberdade na hora de você adquirir o seu novo bem. Conheça mais detalhes e saiba como ele pode te ajudar a realizar os seus sonhos!

10. Você mantém o seu poder de compra

As administradoras costumam promover alguns ajustes nas parcelas durante o tempo de vigência do plano, porém, isso é previsto em contrato e ajuda a manter o seu poder de compra.

Essas alterações são fundamentais para que o valor total do consórcio tenha o mesmo valor real de quando foi iniciado, acompanhando as variações monetárias e a inflação com o passar do tempo.

11. Ajuda na formação do patrimônio

A aquisição de bens por meio do consórcio é mais simples e acessível, auxiliando na formação de um patrimônio sólido no futuro. Com esse formato, você investe na realização dos seus sonhos com contribuições mensais, facilitando e incentivando um investimento contínuo na sua formação de patrimônio.

São muitas vantagens que o consórcio pode te oferecer na hora de adquirir novos bens! E para te ajudar a começar nesse mundo, o consórcio CashMe é uma das melhores opções. Ele conta com parcelas reduzidas até o momento da contemplação e planos com até 216 meses.

Além disso, você ainda tem a facilidade e praticidade de poder contratar o seu consórcio sem sair de casa, fazendo tudo de forma online, prática e rápida.

Aproveite e conheça todos os tipos de consórcio existentes para encontrar o melhor modelo para você!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade