Par de mãos de uma mulher negra apoiadas em um papel, sobre uma mesa de tampo branca. A mão direita segura uma caneta com o tubo branco, enquanto escreve no papel. A mulher veste uma camisa de botões social branca sobreposta por um blazer azul marinho, ela encontra-se sentada e vemos apenas parte do seu torso

Crédito colateralizado: o que é, vantagens e se vale a pena

20 set 2023
5min de leitura

No mercado financeiro, existem diversas linhas de crédito, mas como saber qual a melhor opção para seu objetivo? Para te ajudar na escolha do melhor empréstimo para você, fizemos este post para apresentar o crédito colateralizado!

De modo geral, as modalidades de empréstimo com garantia oferecem menor risco de inadimplência, assim, a instituição financeira consegue oferecer melhores condições de juros, prazos e valores. Continue a leitura até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é crédito colateralizado?

O crédito colateralizado é uma modalidade de empréstimo com garantia. Nesse caso, a garantia pode ser real (imóvel) ou financeira (carteira de investimentos), dependendo do objetivo do empréstimo. Esse ativo financeiro pode ser chamado de “colateral”.

Esse modelo diminui a inadimplência do pagamento do empréstimo, pois, se não houver negociação e quitação da dívida, a instituição credora pode acionar a garantia.

Na prática, se você tem R$ 50 mil reais investidos em títulos de renda fixa e gostaria de obter parte desse valor para quitar uma dívida, é possível oferecê-los como garantia e solicitar um empréstimo. Assim, você não retira dinheiro dos seus investimentos que podem continuar rendendo juros.

Leia também: Como fazer empréstimo com FGTS de garantia?

Quais as vantagens desse tipo de crédito?

Solicitar essa modalidade de empréstimos possui diversas vantagens, confira abaixo as principais:

Taxa de juros mais baixa

Como a instituição financeira tem uma garantia, o risco de inadimplência é menor, assim, consegue praticar juros menores.O risco baixo de inadimplência é vantajoso para todos, inclusive para o cliente, já que consegue um CET (custo efetivo total) bem menor do que em outras modalidades de empréstimos.

Se ainda tem dúvidas sobre as taxas de juros, confira quais são as taxas de um empréstimo antes de finalizar qualquer contrato.

Versatilidade de uso do crédito

Essa modalidade de empréstimo pode ser solicitada por pessoa física ou pessoa jurídica e não possui vínculo para o empréstimo, ou seja, o crédito pode ser utilizado para quitar dívidas, investir no próprio negócio, reformar a casa, no fluxo de caixa e mais.

Se você pretende colocar o seu imóvel como garantia, entenda como o cálculo do valor do imóvel é realizado pela instituição financeira com a explicação de Magally Aleixo, diretora comercial da CashMe, no vídeo abaixo:

Possibilidade de lucro

Caso a garantia oferecida pelo empréstimo seja de ativos financeiros, há a possibilidade desses investimentos renderem juros maiores do que as do empréstimo. Nesse caso, após a quitação total do empréstimo, pode ser que você receba os juros dos investimentos.

É uma possibilidade que depende do mercado financeiro, então, é importante acompanhar os seus investimentos mesmo que estejam bloqueados pelo empréstimo.

Obtenção de liquidez para a carteira

Esse tipo de empréstimo é uma forma de obter mais liquidez na sua carteira de investimentos sem precisar se desfazer dos títulos. Afinal, algumas antecipações de resgate podem prejudicar seu lucro.

Além disso, como dissemos anteriormente, mesmo em garantia, seus investimentos continuam a render normalmente, o que pode ser benéfico após a quitação das parcelas do empréstimo.

Saiba mais: Taxa de juros: como funciona e quais tipos existem?

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

O que pode ser usado como garantia?

Há alguns itens que podem ser utilizados como garantia, confira as opções mais comuns:

  • Imóveis: o imóvel é uma das garantias mais conhecidas nas linhas de crédito, as principais são: a alienação fiduciária e a hipoteca, confira as diferenças abaixo:

— Alienação fiduciária: o contrato de alienação fiduciária ocorre na modalidade home equity, quando o cliente transfere uma propriedade ao credor como garantia do empréstimo, mas pode continuar utilizando o imóvel normalmente. Inclusive pode obter lucros de possíveis aluguéis sobre o bem;

— Hipoteca: o bem entra como garantia do pagamento, nesse caso, a transação é registrada em cartório e consta na averbação da escritura do imóvel. Nessa modalidade o cliente continua utilizando o imóvel, mas em caso de inadimplência, o credor precisa entrar com uma ação judicial para conseguir o imóvel da garantia.

  • Folha de pagamentos: o crédito consignado é uma ótima alternativa para pensionistas, aposentados do INSS e funcionários públicos, já que existe a garantia do empréstimo ser descontado diretamente na folha de pagamento;
  • Carro: é uma possibilidade colocar automóveis como garantia, o que não garante as melhores taxas do mercado;
  • Crédito colateralizado: utiliza-se a carteira de investimentos como garantia, oferecem baixas taxas de juros na solicitação do empréstimo.

Home Equity – empréstimo com garantia de imóvel

Dentre todas as linhas de crédito disponíveis no mercado o Home Equity, conhecido como empréstimo com garantia de imóvel é uma ótima opção. Como existe uma garantia, os juros são mais baixos que outras modalidades de empréstimos e o prazo para pagamento é mais longo, o que te oferece fôlego financeiro para se organizar.

O valor do crédito pode chegar até 60% do imóvel oferecido como garantia. Diferente do financiamento, no Home equity o empréstimo não fica atrelado a um objetivo, assim você pode utilizar o crédito para diversas finalidades como quitar dívidas, investir no seu negócios e mais.

O contrato de alienação fiduciária é uma garantia para o credor. Mas, o imóvel fica com você para utilizá-lo normalmente seja para morar ou alugar.

Como acessar essa solução financeira?

Se você gostou do crédito colateralizado e vale a pena para você, comece procurando uma instituição financeira que seja regulada pelo Banco Central, para não cair em nenhum tipo de golpe.

Faça simulações em todas as instituições e anote o CET (custo efetivo total) do empréstimo — nesse valor, já estão inclusas todas as taxas de juros e tarifas. Confira a simulação de empréstimo da CashMe online, sem burocracia e gratuita.

Trace seu planejamento financeiro para saber se os valores dos empréstimos estão dentro do seu orçamento para não contrair uma dívida ao invés de crédito para impulsionar suas finanças.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade