Dinheiro emprestado: 7 formas de conseguir, vantagens e desvantagens

10 out 2023
5min de leitura

Dinheiro emprestado pode ser uma solução para diversas situações, como quitar dívidas, emergências, investir e mais. Apesar de parecer algo simples, é necessário analisar com calma, pois será necessário devolvê-lo com juros.

Fizemos este post para te apresentar 7 formas de conseguir dinheiro emprestado, quais são as vantagens e desvantagens de cada modalidade e os cuidados que deve tomar para não cair em golpes ou ter surpresas depois da assinatura do contrato. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo!

7 formas de conseguir dinheiro emprestado

Existem algumas formas seguras de pedir dinheiro emprestado, mas verifique as taxas de juros e veja se o valor das parcelas cabem no seu bolso. Confira dicas de empréstimo confiável, faça simulações e compare antes de solicitar:

1. Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é destinado a servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Nessa modalidade, o valor da parcela é descontado diretamente na folha de pagamento.

A principal vantagem do consignado é a taxa de juros mais baixa que as outras linhas de crédito. Como as parcelas já são descontadas na folha de pagamento, o risco de inadimplência é menor. Dessa forma, o credor consegue praticar taxas de juros mais baixas.

2. Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é oferecido apenas às pessoas físicas, geralmente solicitado em valores menores para quitação rápida. Uma das vantagens dessa linha de crédito é não estar associada a um objetivo, ou seja, não é preciso informar o uso do valor solicitado. Então pode ser utilizado para quitar dívidas, reformar a casa e mais.

Esse tipo de empréstimo não possui muitas exigências, por isso, as taxas de juros são mais altas e os trâmites para análise de crédito são mais rápidos em comparação a outras linhas de crédito.

3. Empréstimo com garantia

Uma das linhas de crédito mais vantajosas do mercado, o empréstimo com garantia possui taxa de juros mais baixas e oferece prazo de pagamento mais longo. Esse tipo de empréstimo exige uma garantia, que pode ser em imóveis, carteira de investimentos, veículos, joias e mais. Depende do tipo de contrato estabelecido pela instituição financeira.

Home Equity

A modalidade Home Equity é conhecida como empréstimo com garantia de imóvel, além de oferecer taxa de juros mais baixas, prazo longo para pagamento das parcelas, ainda disponibiliza crédito de até 60% do valor de avaliação do imóvel da garantia.

O Home Equity possui o contrato de alienação fiduciária, em que você transfere o bem para o credor, mas continua com o direito de uso para morar ou alugar. Mas, não pode vender o imóvel até quitar todas as parcelas da dívida. Entenda melhor o que é o contrato de alienação fiduciária com Marina D’Aulísio, gerente comercial da CashMe, no vídeo abaixo:

É uma das modalidades vantajosas também para quem está negativado, com o imóvel em garantia as chances de inadimplência são menores o que diminui os riscos da negociação. Nesses casos, há uma flexibilização na análise do crédito que pode ser positiva.

4. Antecipação do 13º salário

É possível antecipar o 13º salário, porém há alguns detalhes importantes a serem considerados. Para solicitar essa antecipação nas instituições financeiras, o valor do crédito será de até 80% do seu 13º. A diferença dos 20% serão os juros cobrados na transação.

Essa é uma linha de crédito ideal para emergências e deve ser solicitada com cautela, afinal, no final do ano você não poderá contar com esse dinheiro para as compras e contas de dezembro.

Confira também: Décimo terceiro para aposentados em 2023: tire suas principais dúvidas

5. Antecipação do imposto de renda

Existe a possibilidade de solicitar a antecipação do imposto de renda. Geralmente, esse crédito é utilizado por quem deseja trocar de dívida com juros altos por outra com juros baixos, como se livrar do cheque especial.

Nesse tipo de empréstimo, o valor é debitado automaticamente pelo banco quando a restituição entra na sua conta-corrente. Caso não tenha saldo suficiente, pode gerar outra dívida. Veja quem precisa declarar o imposto de renda e como funciona a restituição do IR.

6. Amigos ou familiares

Pedir dinheiro emprestado para amigos ou familiares pode ser uma opção mais rápida para emergências. Geralmente, não há taxa de juros, nem contrato. Mas, é preciso levar em consideração a convivência de vocês. Para evitar possíveis constrangimentos, o ideal é formalizar um contrato e pagar o empréstimo conforme o combinado.

7. Cheque especial

O cheque especial é uma opção rápida e fácil de conseguir, já que ela está disponível na conta-corrente. Apesar da facilidade, a taxa de juros está entre as mais altas do mercado e, caso não pague o empréstimo, a sua dívida pode dobrar rapidamente. Solicite somente em último caso. Entenda como funciona o cheque especial e quando vale a pena utilizá-lo.

Quando pedir dinheiro emprestado é a solução

Pedir dinheiro emprestado, em alguns casos, pode ser a única opção. Antes de solicitar o crédito, organize-se financeiramente e analise o valor que necessita e qual o valor da parcela que cabe no seu orçamento. Os principais motivos que as pessoas pedem dinheiro emprestado são: emergências, quitar dívidas, sonhos, projetos pessoais, aproveitar uma ótima negociação de acordo de dívida.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Cuidados ao pedir dinheiro emprestado

Existem alguns cuidados que você deve tomar antes de pedir dinheiro emprestado para não ter surpresas ou cair em golpes.

  • Saiba sua real necessidade — pegue o empréstimo somente em casos de necessidade real, pois, lembre-se que você terá que devolvê-lo com juros;
  • Se prepare para a análise de crédito — as instituições financeiras fazem uma análise dos riscos do empréstimo. Quanto maior o risco de inadimplência, mais altos são os juros e mais curto o prazo de pagamento. Os fatores de análise são: renda, score, idade, região em que você mora, entre outros;
  • Analise suas opções com cuidado — a maioria das instituições financeiras, como a CashMe, possui seu próprio simulador. Faça uma simulação e conheça as taxas de juros e condições de pagamentos;
  • Fique atento a golpes — cuidado com propostas que oferecem dinheiro fácil, juros irreais e condições incompatíveis com a realidade do mercado. Geralmente, os golpistas seguem esse caminho para atrair vítimas;
  • Fique atento a tudo que é cobrado — além do valor do crédito que precisa ser devolvido, analise as taxas de juros, taxas de seguros, custos administrativos, taxa de inclusão, entre outras. Solicite o CET (custo efetivo total) do empréstimo

Agora que você já sabe como pedir dinheiro emprestado, continue no nosso blog e veja como solicitar um empréstimo de R$100 mil. Até a próxima!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

6 pensamentos sobre “Dinheiro emprestado: 7 formas de conseguir, vantagens e desvantagens

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade