emprestimo para abrir empresa

Empréstimo para abrir empresa: modalidades, vantagens e documentos

5 abr 2023
5min de leitura

Deseja abrir uma empresa, mas não sabe se vale a pena solicitar uma linha de crédito? Os empréstimos podem abrir portas para uma empresa recém-fundada, como a aplicação do dinheiro como capital de giro do negócio

Neste post, trazemos as principais modalidades de crédito para abrir empresa, como o Home Equity, além dos documentos necessários para solicitar o empréstimo. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

O que preciso considerar ao contratar um empréstimo para abrir empresa

Para solicitar um empréstimo para abrir empresa, é preciso considerar alguns pontos, como a capacidade de arcar com os custos da empresa já aberta e a previsibilidade de lucro inicial. Além disso, verifique as modalidades de crédito disponíveis no mercado e qual pode ser a melhor opção.

Verifique se a parcela do empréstimo caberá no seu orçamento, se a taxa de juro alta é realmente necessária e o prazo para quitação do empréstimo.

Modalidades de empréstimo para abrir empresa

Existem algumas linhas de crédito para abrir uma empresa. Confira as principais.

  • Empréstimo pessoal — essa modalidade de crédito é voltada para pessoa física, porém o crédito pode ser utilizado para diversas finalidades, como quitar dívidas, reformar a casa, abrir uma empresa e mais. Geralmente, oferece taxas de juros altas e prazo curto de pagamento;
  • Cheque especial — essa opção é bem conhecida, mas, deve ser utilizada com muita cautela, pois a taxa de juros é a mais alta de todas as opções;
  • Microcrédito — essa linha de crédito é disponibilizada somente para micro, pequenas empresas, franquias e empreendedores individuais. As taxas de juros são mais baixas e as condições são facilitadas;
  • Empréstimo com garantia de imóvel — também conhecido como Home Equity, é uma ótima opção para quem precisa de alto valor de crédito, taxas de juros mais baixas e longo prazo de pagamento das parcelas. Você também pode usar o crédito não só para abrir uma empresa como para qualquer fim, como fazer uma reforma em casa ou até mesmo trocar uma dívida com juros mais altos para uma com taxas mais baixas.
Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Vantagens do empréstimo com garantia de imóvel para abrir empresa

O Home Equity oferece diversas vantagens e é uma excelente opção para quem deseja abrir o próprio negócio. Como existe uma garantia, o risco de inadimplência é baixo, por isso, a instituição financeira consegue praticar taxas de juros mais justas, oferecer valor de crédito alto e prazo longo para quitação do empréstimo.

Entenda mais sobre o Home Equity com Juliano Bello, fundador da CashMe, no vídeo abaixo:

Vale a pena pedir um empréstimo para abrir empresa?

Sim, vale a pena solicitar um empréstimo para abrir seu próprio negócio. Afinal, não são todas as pessoas que possuem dinheiro suficiente para abrir uma empresa, pagar todas as taxas, comprar materiais, maquinários, contratar funcionários e demais despesas. O empréstimo vai impulsioná-lo nos primeiros passos.

Ao abrir a sua própria empresa, sem sócios, você terá que arcar com as despesas sozinho, mas os lucros também serão seus. Além disso, um empréstimo demonstra aos seus fornecedores, investidores e clientes que está comprometido com o sucesso da empresa.

Documentos necessários para obter um empréstimo com garantia de imóvel

Para abrir uma empresa, alguns documentos são essenciais. Por isso, separamos um checklist completo para garantir que você tenha todos os documentos necessários em mãos.

  • Documentos pessoais — RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência;
  • Documentos do imóvel — matrícula atualizada do imóvel, IPTU, certidão negativa de ônus reais e, em alguns casos, o laudo de avaliação do imóvel também é solicitado;
  • Documentos da empresa — caso a empresa já esteja aberta e funcionando, os documentos que devem ser apresentados são: contrato social, CNPJ, inscrição estadual ou municipal, balanço patrimonial e demonstrativo de resultados;
  • Plano de negócios — algumas instituições financeiras podem solicitar um plano de negócios detalhado para avaliação. Nesse documento devem constar as informações da empresa, do mercado, das estratégias de marketing, das projeções e mais.

Como solicitar o empréstimo com garantia de imóvel?

Confira um passo a passo descomplicado de como solicitar o empréstimo:

1. Escolha a instituição financeira

Pesquise todas as informações das instituições financeiras, principalmente se são reguladas pelo Banco Central. A maioria das instituições financeiras, como a CashMe, também oferecem um simulador no qual você tem uma estimativa do CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo.

2. Separe os documentos exigidos

Separe os documentos com antecedência para agilizar o processo do empréstimo. Tenha em mãos todos os documentos necessários para enviá-los de uma vez.

3. Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é um documento essencial para mostrar que sua empresa é viável e tem potencial para crescer e dar certo. Quanto mais detalhado, melhor. Por isso, estude o mercado, a concorrência, estratégias de marketing, equipamentos, funcionário e mais.

4. Solicite o empréstimo

Entre em contato com a instituição financeira que deseja e solicite o empréstimo. Você terá que preencher uma ficha e apresentar os documentos. Algumas instituições fazem esse procedimento de modo presencial, outras fazem totalmente online, como a CashMe.

Confira também: Empréstimo no CNPJ: tudo o que você precisa saber

5. Avaliação do imóvel em garantia

Como o imóvel é o bem oferecido como garantia, é necessário que seja avaliado. Nesses casos, algumas instituições financeiras enviam um especialista até o imóvel para avaliar o bem.

Na CashMe, trabalhamos também com a autoavaliação do imóvel, ou seja, você é quem tira fotos e faz vídeos do imóvel e anexa na nossa plataforma. Nossos especialistas fazem a avaliação através dos dados que você enviou.

6. Aguarde a análise de crédito

A instituição financeira vai juntar todas as informações enviadas e analisar sua capacidade de pagamento. Pode acontecer de solicitar outros documentos ou até mesmo entrar em contato para conhecê-lo e entender melhor sua solicitação.

7. Receba o dinheiro

Se o seu pedido for aprovado, o crédito será depositado na sua conta bancária. Após isso, é só colocar em prática seu plano de negócios!

Agora que você já sabe que vale a pena solicitar empréstimo para abrir empresa, continue no nosso blog e leia também empréstimo para pequenas empresas: veja as principais linhas de crédito. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade